Ansiedade pode ser causa de tiques nervosos?

4 respostas
Ansiedade pode ser causa de tiques nervosos?
A etiologia dos tiques ainda não está bem estabelecida. Porém, há situações onde, na presença de grande ansiedade, atitudes compulsivas podem se assemelhar a tiques. Os sintomas deverão ser melhor avaliados com uma história clínica e exame médico apropriados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Realmente a ansiedade faz com que surja tiques nervosos. Pode ser piscar os olhos em demasia, ranger dentes, faca movimentos com a cabeça, ombros ou pescoço. Quando acontece de formas repetidas e involuntárias caracteriza-se como tiques e são decorrentes de angustia, ansiedade, estresse e são incontrolaveis. Por ser um distúrbio motor pode envolver qualquer músculo do corpo, desde o simples estalar dos dedos. A meu ver os tiques são transitórios e fazem bem pois diminuem a ansiedade. Seria importante tratar da causa com Terapia.
Tiques nervosos resultam de conflitos internos, são respostas insconscientes cuja finalidade é a de reduzir a intensa ansiedade ali presente. À medida que a pessoa é conduzida a seu reequilíbrio e autoconhecimento através de uma terapia, os tiques vão perdendo sua razão de ser e tendem a desaparecer.
Sim, existem varios disturbios que um nivel alto de ansiedade pode acarretar; Não se deve descartar a possibilidade de uma avaliação neurologica. Poder falar sobre o que angustia e causa ansiedade é sempre util em escuta feita por um psicanalista.

Especialistas

Tatiana Rocha

Tatiana Rocha

Psicólogo

São Caetano do Sul

Mariana Miguel

Mariana Miguel

Psicólogo

Campinas

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 389 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.