Ao digitar tenho o habito de trocar as letras da palavra, como por exemplo, a palavra "tem", "mesmo"

23 respostas
Ao digitar tenho o habito de trocar as letras da palavra, como por exemplo, a palavra "tem", "mesmo" normalmente escrevo "tme" ou "memso" e assim são várias palavras que saem trocadas, as vezes, preciso reescrever várias vezes porque repetidamente saem erradas mesmo eu tentando acertar. Na escrita a mão isso não ocorre, apenas na digitação. Existe algum tipo de doença relacionada?
Pode ser dislexia, teria que procurar algum especialista para diagnosticar. Isto te afeta ou atrapalha no dia a dia?

O fato de vc digitar e escrever errado, mas na escrita cursiva não, gera duvidas se não poderia ser uma desatenção, problemas de visão, não estar acostumado com o teclado ou com o computador que trabalha, além de ser preciso saber se vc escuta bem as palavras ditas e as reproduz corretamente como foi escutado. Se te incomoda procure um de nós para uma avaliação mais criteriosa.
Pode ser apenas uma dificuldade com teclado. É difícil de avaliar com esta informação. Sugiro uma avaliação completa para entender a causa e trabalhar essa questão com detalhes. Você já está no caminho certo na busca de uma informação sobre essa dificuldade.
Olá!
Sendo somente observado durante a digitação, não dev ser distúrbio ou algo comprometedor de inteligência. O teclado que usamos tem uma apresentação relacionado às máquinas de escrever iniciais e eram assim para que o mecanismo não se emaranhasse. Assim, não é muito fácil a sua memorização!
Olá! Se isso acontecesse também na manuscrita, acho que sim poderia ser uma questão a ser avaliada, mas acontecendo somente na escrita mecânica, provavelmente é uma questão de velocidade entre suas mãos e seu cérebro processarem as palavras mais rápido que a resposta do teclado... Tente exercícios de foco e concentração. Pode ser um caminho!
Boa sorte!
Ola! A pressa, a afobação para digitar rápido e as vezes a digital (seu dedo) e o próprio teclado pode te levar a digitar errado. Como você relata que na escrita cursiva isso não acontece, não vejo nenhuma doença nisso. Psicologicamente falando, sempre existe algo que pode ser melhorado na vida mental e se sentes essa necessidade, procure por um profissional na área para te ajuda.
Pode ser a questão apenas de se acostumar com o teclado da maquina que esta usando, observe se vc fala rápido demais as vezes vc pode apresentar períodos de ansiedade e devido aos pensamentos se atropelarem vc acaba por digitar rápido demais pulando as letras, tente observar se no digitar vc não tem esses processos de pensamentos rápidos demais... se vc observar ou apresentar outras situações em que parece ser muito ansiosa(a) procure uma ajuda profissional ! me deixo a disposição:)
Olá! Existem algumas variáveis, o que dificulta chegar a uma conclusão. No seu caso, é necessário uma investigação para realmente entender e iniciar um tratamento específico. Ao entender que é apenas na digitação a troca de letras, não me parece ser dislexia. Pode ser algo ligado a ansiedade da escrita e movimentos/aceleração da digitação. Para tirar sua dúvida e cuidar efetivamente do caso, indico que procure um psicólogo.
Penso que nada tem a ver com a dislexia, pelo menos, analisando com as informações que passou. Talvez o dedo viciado ao digitar, batendo sempre na tecla errada. A princípio, acompanhe somente, e caso piore, procure ajude profissional.
Abraço!
Olá. Seu relato é muito breve para fechar um diagnóstico disso ou daquilo. É necessário passar por uma avaliação de um especialista, como um neuropsicólogo, por exemplo. Atenciosamente.
Oi!!
Procure um profissional para uma avaliação mais precisa, se for.uma coisa que o.incomode. Seu relato está vago, pode ser apenas uma dificuldade para digitação onde um treino melhoraria a sua performance ao digitar.
Olá,
A sua dificuldade relatada apenas apresenta troca na ordem das letras, no qual podemos considerar um erro comum de digitação. Porém, é necessário observar qual a frequência que isso ocorre e quanto de prejuízo você tem com isso.
Podemos pensar em desatenção, coordenação visuomotora, ansiedade ao digitar.
Se é algo que tem uma frequência elevada e te incomoda, uma avaliação neuropsicológica pode te ajudar, realizando um levantamento das suas funções cognitivas preservadas ou com dificuldade.
Do contrário, memorizar o posicionamento das letras no teclado e treinar coordenação visuomotora e velocidade, podem te ajudar muito nessa questão.
Espero ter ajudado.
Como já foi dito, é importante observar se esses erros acontecem somente em digitações ou se você tem escrito com essas trocas normalmente, de forma cursiva. Fica difícil afirmar o que pode ser sem uma avaliação mais aprofundada, como a Avaliação Neuropsicológica onde é possível identificar as potencialidades e dificuldades do paciente e o mais importante, planejar uma intervenção. O tratamento pode ser multidisciplinar em alguns casos como ter acompanhamento com Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogo, etc. No seu caso realmente é necessário uma avaliação para ver a dimensão da sua queixa.
Ola pode ser apenas ansiedade. Tente digitar com mais atenção aos movimentos dos seus dedos e fique atenta pra ver se vai melhorar. Caso persista, procure um especialista, neuropsicóloga seria ideal.
Olá! Pelo que está retratando, sugiro que você marque uma consulta com um especialista para entender o motivo disso estar ocorrendo, pois de alguma maneira está prejudicando sua vida e consequentemente sua autoestima pelo fato de você sentir-se com dificuldade na escrita. Uma consulta com um psicólogo seria necessário para avaliar cuidadosamente o motivo deste comportamento e pensar em resoluções para este casa. Espero ter ajudado!
Olá , pelo que você descreveu ,parece tratar -se de dislexia ,mas sera importante avaliar com profissional .Estou a disposição
Necessita passar por uma avaliação criteriosa, pois já que na escrita a mão não acontece, pode ser apenas um vício no teclado, ou que não tenha hábito em usá-lo, ou uma desatenção. Existem muitas variáveis.
Boa noite, se na escrita cursiva isso não acontece, pode ser apenas uma desatenção, para um melhor diagnóstico, sugiro uma avaliação psicológica.
Mas que insistência dessas palavras, não? Dizer disso como doença talvez não seja o caso, mas parece haver algo aí que de fato insiste no erro, repetidamente, como você disse. Onde será que esse "tem mesmo" que tropeça nos ajuda a entender o acerto que nao acontece?
Isso acontece apenas quando digita textos ou quando escreve a mão também acontece? Caso aconteça é possível que seja dislexia. Caso não ocorra pode ser uma falta de atenção ou agir no automático. Procure um especialista. Espero ter ajudado.
Observar o quanto isto que afeta/ atrapalha, se é somente em digitação e não em escrita à mão, se te incomoda procurar um especialista, tem algum similaridade com dislexia, mas necessário investigar.
Olá, o seu relato é breve, por isso não tem como ser assertiva, principalmente por ocorrer apenas na digitação. Procure um especialista para avaliar o seu caso. Um abraço, Letícia de Paulo
Trocar letras na escrita é relativamente comum e pode ocorrer por diversos motivos. Algumas pessoas podem ter dificuldades relacionadas a dislexia, um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na leitura, escrita e soletração. Além disso, a disortografia, um distúrbio específico da aprendizagem, também pode estar relacionada com erros na escrita, como trocar letras ou invertê-las.

Outras condições médicas, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) também podem estar associadas a dificuldades na escrita e na atenção, levando a erros desse tipo. Além disso, a ansiedade pode influenciar na velocidade da escrita, gerando pressa e erros.

Caso esses sintomas estejam afetando a sua vida de alguma forma, recomendo que você procure um profissional da área da saúde e faça uma avaliação. O tratamento pode incluir intervenções que ajudem a melhorar a atenção e a concentração, além de terapia para lidar com emoções como a ansiedade.