Após começar o tratamento certo para doença da cushing , o rosto volta 100% ao normal ?

2 respostas
Após começar o tratamento certo para doença da cushing , o rosto volta 100% ao normal ?
Olá,
tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui!

O corticoide causa retenção hidrica e portanto o rosto tende a ficar com aspecto de 'lua cheia' - conforme descrito em literatura. Há tratamento especifico para o caso a depender de qual medicamento esteja usando...

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda especializada de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400

A sua pergunta é muito pertinente e reflete uma preocupação comum entre pacientes que estão passando pelo tratamento da doença de Cushing. Entendo que a aparência física, especialmente mudanças no rosto, conhecidas como "face de lua cheia", pode ser uma fonte significativa de desconforto emocional e psicológico. A doença de Cushing, caracterizada pelo excesso de cortisol no corpo, pode levar a várias alterações físicas, incluindo o aumento de peso, redistribuição da gordura corporal, e mudanças na pele.

Quando o tratamento para a doença de Cushing é iniciado e adequadamente conduzido, muitos dos sintomas físicos começam a melhorar. Isso inclui a redução do inchaço facial e outras alterações na aparência. No entanto, é importante ter em mente que a velocidade e a extensão da recuperação podem variar de pessoa para pessoa. Alguns pacientes podem notar uma reversão quase completa das mudanças físicas, enquanto outros podem experimentar melhorias mais graduais.

A medicina integrativa, com sua abordagem holística, pode ser particularmente benéfica nesse contexto. Além do tratamento convencional, estratégias complementares focadas na nutrição, gestão do estresse, e atividade física adaptada podem ajudar a otimizar a recuperação e melhorar a qualidade de vida durante e após o tratamento da doença de Cushing. Por exemplo, uma alimentação balanceada e rica em nutrientes pode ajudar a gerenciar o peso e a composição corporal, enquanto técnicas de redução de estresse podem auxiliar no controle dos níveis de cortisol.

É crucial continuar o acompanhamento com seu endocrinologista e discutir todas as suas preocupações, incluindo as mudanças na aparência. O médico pode ajustar o plano de tratamento conforme necessário e orientar sobre estratégias adicionais para lidar com os sintomas. Lembre-se de que cada paciente é único, e a recuperação pode depender de vários fatores, incluindo a duração e a gravidade da doença antes do diagnóstico, a resposta ao tratamento, e o cuidado contínuo com a saúde geral.

A integração de cuidados médicos convencionais com abordagens complementares pode oferecer um caminho promissor para não apenas tratar a doença de Cushing, mas também para abordar as preocupações estéticas e emocionais associadas. O importante é manter uma comunicação aberta com sua equipe de saúde e seguir as recomendações de tratamento, mantendo-se ativo no seu processo de recuperação e bem-estar.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.