Aprender a tocar instrumentos musicais pode ajudar no combate da depressão e ansiedade?

15 respostas
Aprender a tocar instrumentos musicais pode ajudar no combate da depressão e ansiedade?
Claro que sim! Tudo que nos mobiliza de forma criativa é um bálsamo para nós seres humanos.

Entretanto, isso tem que ser natural e não imposto por alguém de fora. Pois é justamente nesses momentos mais críticos - depressão e ansiedade - que nos afastamos e não queremos fazer nada.

Bom dia, um dos sintomas da depressão é o afastamento do convívio social, portanto buscar atividades coletivas e que sejam prazerosas sempre é uma boa estratégia. E para que esta atividade não se torne um agravante da ansiedade, busque praticar de forma leve, sem exigência e cobranças; apesar apreciando o presente. Desta forma você poderá observar grandes avanços. Caso veja necessidade busque psicólogo para te auxiliar. Espero ter ajudado, abraços...
Sim! Diferentes formas de arte têm demonstrado grande potencial até mesmo como técnicas terapêuticas, sendo extremamente importante você poder escolher algo que você realmente goste e que te relaxe, caso contrário a cobrança de fazê-lo com fins de ajudar no tratamento pode acabar causando maior ansiedade. É importante lembrar que este fator terá maior efetividade se combinado com um acompanhamento terapêutico, para que você possa praticar mais plenamente consciente.
Olá. Concordo com as opiniões das colegas. Toda atividade que você tenha interesse ou perceba que possa te trazer algum alívio neste momento é sempre bem vinda. Entretanto é importante observar que depressão e ansiedade são sintomas psíquicos que requerem tratamento, até mesmo para que você possa exercer suas atividades - como tocar um instrumento - de uma forma mais agradável. Abraço, Helton Guerra.
Primeiro se responda se a musica é algo que vc gosta de verdade, se for vai e tome gosto do aprendizado, se é algo difícil para vc e requer muito esforço repense a escolha. Veja o que é que pode te dar prazer de verdade e encara da forma mais espontânea possível. Porem se o nível da depressão está avançado procure um medico ou um psicólogo/a na tua cidade e se faça ajudar, sozinho pode ser mais difícil superar a depressão.
Olá! A música pode ser extremamente terapêutica sim. Inclusive sentir ânimo para aprender algo novo é algo super positivo para quem tem depressão ou transtorno de ansiedade. Mas cuidado, pois somente a música pode não substituir o tratamento psicoterápico e/ou psiquiátrico. Caso você perceba que somente praticar este hobby não esteja sendo o suficiente, procure ajuda profissional.
Olá!! Com certeza pode te ajudar sim. Não só aprender instrumentos musicais como outras atividades também. Busque por atividades que gerem prazer sem cobranças. E em paralelo busque auxílio psicológico
Olá!
Em alguns casos de depressão, mesmo que a pessoa goste de tocar instrumentos musicais, pode ser que ela não conseguirá aproveitar (ao menos inicialmente) essa experiência, sem ter trabalhado a depressão até um certo ponto.
Já em outros casos, pode ser um elemento importante da rotina da pessoa em questão, onde outros elementos devem ser unidos, para fazer frente a depressão e a ansiedade.
Entre esses elementos, destaca-se a psicoterapia, onde a depressão e a ansiedade poderão ser compreendidas e as dinâmicas que sustentam elas poderão ser transformadas, superando o sofrimento.
Fico a disposição caso deseje conversar mais a respeito.
Sim. Com toda certeza. Sou Psicólogo e Músico. Logo, percebo a importância do aprendizado de instrumentos musicais aliados com um processo terapêutico eficaz.
Sem dúvidas. Assim como exercício físico regular, alimentação equilibrada e momentos de lazer são essenciais no auxílio do tratamento. Em alguns casos, principalmente os mais graves, medicações são necessárias.
Prezada(o), boa noite. No processo de autocuidado a nível da psique humana, não se poderia afirmar que aprender a usar um instrumento vai ajudar, de forma causal, a combater a depressão, mas como você mesmo pontuou, pode ajudar no processo de cuidado desta e da ansiedade. Vale ressaltar que as literaturas cientificas demostram que não apenas o tocar, mas o escutar e ter contato com a arte em geral, ocasiona estímulos neurocognitivos importantes que favorecem o processo. A musicalidade, o tom, as notas, favorecem uma conexão libidinal do sujeito com aquilo que está sendo expresso. Essas emoções despertadas, direcionadas a um espaço de psicoterapia, são muitas vezes potentes e não apenas placebos momentâneos, mas uma experiência rica e potente que podem ser trabalhada em um campo de cuidado apropriado.
A música tanto alegra quanto acalma. Ocupar a mente com algo prazeroso ajuda a se desprender dos motivos que leva à tristeza, mas o fundamental é entender o que fundamenta essa tristeza. Busque um psicólogo para entender e transformar a base dessa tristeza e de preferência que também possa lhe ajudar em uma musicoterapia.
Excelente para o seu cérebro como um todo, o aprendizado de um instrumento musical pode promover novas conexões neurais, como a música também possui um poder terapeutico fantástico. Pesquisas com a musicoterapia identificam os ganhos junto ao tratamento da depressão e diminuição da ansiedade. Só faço a ressalva que não abra mão do acompanhamento médico/psiquiatra e da psicoterapia/psicólogo. Desejo sucesso no seu novo aprendizado!
Toda e qualquer atividade que seja prazerosa para pessoa, pode auxiliar no processo. Observe o que te faz bem, o que te tranquiliza e faça. Vá testando as atividades ao longo do tempo, você encontrará algo que lhe traga mais serenidade e felicidade.
Prezado(a)!
Primeiramente precisaríamos saber se este diagnóstico foi lhe passado por um psiquiatra, penso ser importante analisarmos isso, pois nos dias de hoje e avaliando esses fenômenos ganhando destaque no senso comum há quase uma necessidade das configurações das psicopatologias contemporâneas, precisamos estar atentos aos fenômenos e levarmos em conta que tristeza, sofrimento, frustração e ansiedade podem ser estruturantes para a psique humana.
Qualquer atividade e aí incluiremos a aquisição de conhecimentos musicais podem sim serem extremamente benéficos a sua caminhada de autoconhecimento.
Somos sujeitos da linguagem e a psicologia através do seu espaço de fala poderá ajuda-lo(a) no sentido de resignificar suas demandas e possivelmente gerar novos sentidos na interpretação das mesmas.
Abraço e muito boa sorte!