Apresento um possível quadro de "Disfunção Sexual Após Antidepressivo" que já persiste por 4 anos

5 respostas
Apresento um possível quadro de "Disfunção Sexual Após Antidepressivo" que já persiste por 4 anos após utilizar os medicamentos gapabentina e clomipramina. Vi recentemente na internet que o medicamento MIANSERINA pode ser usado para reverter esta disfunção. Esta informação procede ?
Olá. Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico. Evite a auto-medicação.
Existem alterações hormonais que provocam alteração da libido como disfunções da tireoide, hiperprolactinemia e menopausa.
Existem problemas de saúde como diabetes e depressão podem que prejudicam a sua libido.
Existem medicações como anticoncepcionais e psicotrópicas que alteram a sua libido.
Os problemas conjugais, alterações psicológicas, estresses físicos e emocionais podem alterar a sua libido.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu diagnóstico e tratamento corretos.

Acredito que o Dr. Heitor já lhe deu um panorama dos riscos relacionados ao uso do medicamento que você propõe. Acrescento que um processo medicamentoso deve sempre ser seguido com o acompanhamento de um médico qualificado para tal. As informações obtidas na internet podem nos ajudar a encontrar um norte quando estamos angustiados com os sintomas, mas podem também alimentar a angústia e a preocupação diante de exemplos de gravidade de um quadro sintomatológico diferente do seu. Além disso, cada um de nós possui diferenças hormonais e biológicas de modo geral, o que também precisa ser levado em conta quando do uso de um medicamento. Nesse sentido, apenas um acompanhamento com um profissional irá encontrar a solução adequada ao seu organismo. Não tenha medo de procurar ajuda. Em caso de dificuldades relacionadas a falar quanto aos sintomas um atendimento psicólogo pode lhe ajudar. Espero ter ajudado.
Quatro anos com disfunção erétil não deve ser mais apenas por efeito do antidepressivos, no geral o efeito colateral destes medicamentos são transitórios. Talvez voce tenha desenvolvido uma disfunção erétil psicológica após o uso do antidepressivos. Primeiro passo é investigar como está sua parte hormonal, se tiver tudo ok procurar um psicólogo pra tratar a parte emocional.
Deve-se avaliar problemas hormonais, assim como medicamentos para pressão alta e diabetes. Também é importante avaliar se, mesmo após o término do antidepressivo, a depressão entrou em remissão. Lembrando que a depressão muda toda a vida do paciente enquanto não é totalmente controlada.
Além de uma avaliação médica, sugiro procurar um psicólogo apto para tratar transtornos sexuais.
Olá!
O ideal seria você procurar um acompanhamento médico antes de qualquer pre-diagnóstico ou automedicação. Quando você deixou de fazer uso regular das medicações que citou, foi por recomendações médicas? Foi aos poucos? Por termos diferentes reação as medicações, existem pessoas que tomam remédios e não apresentam alterações em relação a libido. Nesse primeiro momento, um acompanhamento médico é imprescindível, para verificar suas taxas, e caso não seja encontrada nenhuma alteração que justifique a perda da libido, é indicado que procure a ajuda de um psicólogo. Os problemas emocionais são os principais causadores de perda de libido e muitos outros problemas que também podem causar tal quadro.

Mauricio Cardoso