As vezes a obsessão não é ruim Mais me sinto obrigada a fazer. O pensamento não e tão grave ..

5 respostas
As vezes a obsessão não é ruim
Mais me sinto obrigada a fazer.
O pensamento não e tão grave .. mais me obrigada a realizar.
Isso é Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)?
 Natalia Marques Antunes
Psicólogo
São Paulo
Recomendo consultar um médico Psiquiatra para um diagnóstico mais preciso e buscar também um Psicólogo.
A psicoterapia para autoconhecimento pode auxiliar a entender os motivos que esses pensamentos lhe obrigam a determinadas ações.
Assim pode ter maior c ontrole e equilíbrio.
Abraços

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Tadeu Felipe Pires
Psiquiatra
Ribeirão Preto
Bom dia. Pensamentos que se repetem mesmo quando não queremos os ter , de maneira obsessiva, compulsões que não queremos ter mas somos "obrigados"a fazer senão coisas ruins acontecem ou nos sentimos muito mal são definições para os pensamentos obsessivos e os comportamentos compulsivos do TOC , mas existem outros quadros que podem ter sintomas parecidos , por este motivo é caso seja para já iniciar o tratamento seria interessante você procurar um bom psiquiatra para fazer o diagnóstico , te orientar dele é iniciar o tratamento para lhe ajudar . Grande abraço
 Matheus Schreiner
Psicólogo
Florianópolis
O relato é insuficiente para responder sua pergunta, pois há necessidade de avaliação de outros aspectos, como outras manifestações, intensidade e prejuízos e tempo de ocorrência. Recomendo avaliação com profissional de saúde mental psiquiatra ou psicólogo cognitivo comportamental.
O TOC é caracterizado por ideias, pensamentos, imagens, entre outros repetitivos e intrusivos. Um sintoma clássico é a necessidade de realizar rituais repetitivos, como conferir a porta várias vezes ao sair de casa. Ao realizar aquele ritual há um alívio da ansiedade. Seu tratamento deve envolver o psiquiatra e o psicólogo.
Pelo seu relato, há sinais de pensamentos característicos desse transtorno, contudo, você necessita ir a um profissional de saúde mental para realizar o diagnóstico e tratamento.
 Mayra Kruse de Morais
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
Bom dia. O pensamento obsessivo e essa necessidade relatada de se sentir obrigada a realiza-lo, é um dos traços/sintomas do Transtorno Obsessivo-compulsivo. Como já foi dito, é preciso uma avaliação mais completa para determinar se é o transtorno ou apenas algum sintoma. Porém, se essa questão é percebida por você como um sofrimento, ou coml algo que incomoda ou atrapalha o seu dia-a-dia, há espaço para buscar entender melhor e tentar alterar esse incômodo. Busque uma avaliação de psicólogo e psiquiatra para um diagnóstico mais preciso! Um abraço.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.