As vezes sinto um sentimento de estranheza/enjoo em relação a vida, como se quisesse viver em um uni

14 respostas
As vezes sinto um sentimento de estranheza/enjoo em relação a vida, como se quisesse viver em um universo paralelo e não mais esse, como se tivesse desacostumado com essa vida, como se estivesse farto de tudo. É algo involuntário, por mais que eu queira que pare ele não vai embora. Isso poderia ser classificado como um sentimento de vazio?
O sentimento de vazio é caracterizado pela ausência de sentido na vida, como se não existisse lugar para onde você ir, pessoas com as quais possa conversar, atividades que possa fazer que aliviariam esse sentimento. Uma apatia em relação ao que vive, o que costuma gerar muita angústia.
E você de fato gostaria de não viver a vida que vive hoje? Você está bem ou satisfeito(a) com sua vida atual? Essa sensação vem acontecendo a muito tempo? Se pergunte isso e se conecte com o que você sente, caso não consiga sozinho(a), procure ajuda profissional.

Olá. Imagino que deva ser dificil se sentir assim. Me parece algo muito presente e incômodo na sua vida neste momento. Acredito que existam algumas circunstâncias ocorrendo em sua vida que podem estar ocasionando essa sensação. Geralmente quando passamos muito tempo no piloto automático, sem entrar em contato com coisas que são reforçadoras e importantes para nós podemos nos sentir perdidos, desesperançados, como se a forma com que temos vivido a nossa vida não fizesse mais muito sentido para nós. O que será que seria importante para você nesse momento? Como você poderia se aproximar de uma vida que estivesse mais de acordo com o que você gostaria de viver? Seria muito importante procurar psicoterapia para lhe auxiliar a entender esse sentimento e lhe aproximar do que é importante para você. Abraços.
Olá, boa tarde! No seu relato quando você fala de "sentimento de estranheza/enjoo da vida", de que sente que esta "farto de tudo" e que é "como se estivesse desacostumado com essa vida", entendi que você sente que a vida que você vive hoje e situações que eram cotidianas e que preenchiam o seu dia, não preenchem mais, não fazem mais sentido. Seria isso? O esvaziamento de sentido pode levar a um sentimento de vazio. Se esse for o caso e/ou se esses sintomas persistirem e/ou ficarem difíceis de lidar, afetando a sua vida negativamente, aconselho você a procurar a ajuda de um profissional da área da saúde mental como um Psicólogo e um Psiquiatra para uma avaliação e acompanhamento. Espero ter conseguido te ajudar.
O que você está descrevendo pode estar relacionado a fenômenos como desrealização ou despersonalização, onde há uma sensação de desconexão do mundo ao seu redor ou de si mesmo. Essas experiências podem ser sintomas de ansiedade ou de outros transtornos de saúde mental. É importante conversar com um profissional de saúde mental, que pode avaliar adequadamente suas experiências e fornecer o suporte necessário. Não hesite em buscar ajuda; você não está sozinho nisso.
O que você está descrevendo parece ser uma sensação de despersonalização ou desrealização, que são sintomas que algumas pessoas relatam quando estão passando por momentos de ansiedade, estresse ou tristeza profunda. Essas sensações podem envolver uma desconexão com a realidade, sentimentos de estranheza em relação à vida ou ao próprio eu e podem ser classificados como sintomas de vazio emocional. Sugiro que considere iniciar a psicoterapia para ajudar a lidar com esses sentimentos e recuperar o bem-estar emocional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
É importante construir novos caminhos para acessar o ânimo de maneira sustentável, através do autocontrole emocional. Isso se alcança a partir do autoconhecimento junto com uma psicoterapia voltada para o seu caso. Meu trabalho é contribuir com recursos para reduzir a duração e a frequência do sofrimento psíquico. Se isso fez sentido pra você, curte, compartilha e vem falar comigo no WhatsApp.
Amigo, muitas pessoas sofrem por conta de não verem um sentido na vida. Em circunstâncias como essas é bom nos indagarmos acerca de nossas motivações ou quais são as forças que nos impelem a agir e existir no mundo . Em que vc acredita ? De qualquer forma o que vc sente pode ser trabalhado na terapia com ajuda de um bom profissional.
Esse sentimento de estranheza em relação à vida pode ser entendido como desrealização (se for em relação ao ambiente) ou, despersonalização (se for em relação a si mesmo). Mas você traz também uma vontade de viver em "um universo paralelo", "farto de tudo", o que me faz pensar em desesperança em relação ao seu próprio futuro. Podemos, então, pensar na possibilidade de ansiedade, de depressão... mas seria necessário entender mais sobre a sua situação atual e sobre a sua história de vida. Seria muito importante você procurar ajuda profissional. Fazendo isso, aos poucos, tudo vai melhorando e esses sentimentos vão desaparecendo. Espero ter ajudado. Se precisar de mais esclarecimentos, fico à disposição.
Seria bom iniciar um processo terapêutico para entender como esse sintoma surgiu. Acredito que você possa melhorar muito e viver uma vida feliz.

Essa sua fala pode ser mais reveladora do que parece. Perceba que você tem um desejo de viver outra realidade que não a sua e aí pode ter muito sofrimento envolvido. E outra questão são os pensamentos que ficam te incomodando, e podem gerar um ciclo de sofrimento. Pois além do sofrimento que já existe passa a sofrer o incomodo dos pensamentos involuntários. Realmente penso que deve buscar a Psicoterapia com urgência para evitar danos futuros.
Olá! Espero que esteja tudo bem com você! Imagino que seja difícil passar pelo momento que você relatou. Penso que pode ter algumas questões na sua vida que possa influenciar esses sentimentos que você descreveu. É interessante refletir sobre o que faz sentido na sua vida hoje, em que momentos essa sensação surgem e etc. No processo de psicoterapia você poderá ampliar essas reflexões e ter uma maior compreensão sobre essa sensação. Você não precisa passar por isso sozinho (a), procure uma ajuda profissional. Espero te ter ajudado! Abraços :)
Olá! Apoiados nas diferentes conjunturas, podemos ter a sensação de maior afinidade ou, ao contrário, de maior estranheza em relação ao nosso contexto. O incômodo funcionaria como indício de que alguns fatores em nosso mundo circundante não se desdobraram da forma como gostaríamos ou esperávamos. Essa ponderação em si e a busca por escapar, de um papel ou lugar que já não nos cabe, não precisam ser compreendidas como algo negativo, pois através delas se abre a possibilidade transformação. Desse modo, isso não precisa necessariamente ser cessado, mas compreendido mais profundamente. Indignar-se pode ser um primeiro passo em relação à ruptura de padrões que repetimos, sejam eles nos relacionamentos, nos pensamentos, nos comportamentos. Contudo, talvez, uma ajuda profissional lhe ajudasse nessa trajetória reflexiva. Te convido a entender um pouco mais do meu trabalho através do @minha.psicologa. Espero ter ajudado!
Olá! espero que esteja bem. Pelo seu relato percebo um desconforto em relação a esses sentimentos que você vem tendo. Seria interessante você procurar ajuda de um profissional que possa te auxiliar no entendimento da origem desses sentimentos, de como você se percebe em relação a sua vida atual e de qual o seu propósito de vida.
Sua estória chama muito a atenção. Querer mudar seus sentimentos é uma queixa comum, porém o incômodo serve de incentivo à reavaliação e mudança. Não se pode especificar se o sentimento é o problema, nesse caso. No processo terapêutico, essa insatisfação é um ponto inicial, e após um acolhimento e direcionamento é possível trilhar uma história mais satisfatória. Aproveite o momento de estranhamento para mudar. Se reconhecer. Espero ter ajudado!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!