Boa noite gostaria de saber como consigo fazer exames para confirmar se minha filha tem TDAH.

10 respostas
Boa noite gostaria de saber como consigo fazer exames para confirmar se minha filha tem TDAH.
O diagnóstico de TDAH é realizado clinicamente. Para isso, são necessárias entrevistas detalhadas, a fim de obter dados objetivos da vida, desenvolvimento, comportamento e possíveis sinais e sintomas da doença. A avaliação neuropsicológica, por sua vez, ao realizar testagem detalhada do funcionamento cognitivo do paciente, pode auxiliar no entendimento dos comportamentos apresentados pela criança/adolescente e, assim, no diagnóstico e consequente tratamento dos mesmos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A questão fundamental é ouvir a história do paciente. Supondo que sua filha seja uma criança, o tratamento inicial será à partir do que os pais narram a respeito dela. A avaliação clínica tem importância vital na direção do tratamento, portanto o grau de precisão de um exame não cura o paciente. O importante é saber do sofrimento psíquico.
Procure um psicólogo que faça psicodiagnostico, pois ele usara importantes instrumentos para o diagnóstico correto. Em seguida, procure um psiquiatra para avaliar a necessidade de medicação.
Para melhor realizar um diagnóstico de TDAH busque um neurologista ou psiquiatra e um neuropsicólogo. Este profissional vai dar suporte e auxiliar na realização de um diagnóstico diferencial. Busque profissionais criteriosos e especializados.
Gostaria de complementar.
O diagnóstico de TDAH é clínico, baseado na história de sinais e sintomas passados e ainda presentes, e do prejuízo que eles causas ao paciente.
Para avaliar esses dados podem ser usadas entrevistas padronizadas, escalas de sintomas, questionários, mas nenhum deles tem poder diagnóstico isolado.
Além disso, também podemos lançar mão de diversos exames complementares para descartar outros problemas que também podem apresentar sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade.
Dentre estes exames complementares, temos: Avaliação Neuropsicológica, Avaliação Fonoaudiológica, Eletroencefalograma, Ressonância Nuclear Magnética e até mesmo exames de sangue.
Ainda assim a decisão por solicitar quaisquer destes exames deve ser baseada nas queixas e sintomas do paciente.
Na minha experiência, todos estes aspectos são melhor avaliados quando o paciente é avaliado em uma Equipe Multidisciplinar.
Não existe nenhum exame para avaliar se a criança em TDAH, o diagnóstico é realizado mediante os relatos da família e da escola, além de existir um questionário SNAP4 que aponta para possíveis sintomas de desatenção e hiperatividade. O ideal é passar com um psicólogo que possa avaliar a queixa familiar e escolar, de forma a descartar fatores ambientais, familiar, emocional e escolar que possam contribuir para a criança se apresentar em alguns momentos desatenta ou hiperativa.
Se o profissional constatar que esses comportamentos estão causando prejuízos significativos na vida do paciente, então deverá ser encaminhado ao psiquiatra, que dará o suporte ao atendimento do psicólogo.
Como a pergunta da usuária é: "Como consigo fazer exames para confirmar se minha filha tem TDAH".
A resposta é bem simples: Procure no seu Plano de Saúde um Neuropsicólogo, pois só estes especialistas são habilitados e podem realizar os testes específicos para esse diagnóstico, ao contrário do que o Dr. Hugo Leonardo comentou. A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que nos últimos anos vem realizando, através de seus instrumentos, os diagnósticos diferenciais referentes aos Transtornos e Lesões Cerebrais e de patologias degenerativas como o Mal de Alzheimer, por exemplo. Além dos diagnósticos, os neuropsicólogos realizam, também, o processo de reabilitação dos pacientes. Desejo-lhe boa sorte!
O diagnostico e a inserção de medicação, se for o caso, é feito por um psiquiatra. No caso de diagnostico positivo, é de grande importância que a criança seja inserida em um processo de psicoterapia.
Procure um Neuropsicólogo e ele avaliará o quadro de sua filha.
Um neuropsicólogo poderá te ajudar com uma avaliação detalhada, através de uma anamnese clinica e a aplicação de alguns testes. E muito importante que o sujeito tenha um acompanhamento multidisciplinar, para um melhor desenvolvimento em todas as áreas. TDHA traz um sofrimento enorme para quem o tem, pois, as vezes e muito confundido com a famosa "preguiça", e com isso o sujeito muitas vezes se isola, por se achar incapacitado. Uma avaliação e primordial para que ajude o mesmo a lidar com suas dificuldades, e lhe dar um suporte para aliviar o sofrimento.

Especialistas

Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 423 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.