Boa noite! Mordo lingua e estou preocupada pois não consigo controlar. O que devo fazer?

9 respostas
Boa noite! Mordo lingua e estou preocupada pois não consigo controlar. O que devo fazer?
Este comportamento pode ter várias causas psicológicas e pode ter, também, um componente anatômico, como problemas de oclusão ou têmporo-mandibulares. Você deve consultar um psiquiatra e também um especialista buco-maxilar.

Bom dia!Parece que estás com sintomas de ansiedade,sendo o ato de morder a língua uma compulsão que você desenvolveu em uma tentativa inconsciente de aliviar estes sintomas.Sugiro que procures um médico psiquiatra para uma avaliação.
Esse sintoma é similar ao bruxismo que é o ato de bater os dentes ou apertar a mordida enquanto dorme! É normalmente um sintoma de grande ansiedade! Reflexo de dificuldades nas quais a pessoa se sente impotente, como por exemplo dívidas, conflitos conjugais, e muitas vezes também aparece mediante ao stress! Você deve buscar ajuda psicológica urgentemente, pois isso é uma somatização, ou seja você está jogando no corpo um problema emocional e isso pode se ampliar, quando não resolvido, podendo ter problemas de pressão, problemas de pele, queda de cabelo...ou até algo mais grave como ataque cardíaco... procure um profissional! Hoje a psicoterapia pode ser feita até on line, eliminando desculpas de falta de tempo ou dificuldades para se deslocar....
Complicado dar um diagnóstico com sem entender mais o que está acontecendo sugiro que procure um psiquiatra pois pode ser um TOC, mas o mesmo pode avaliar e dar o encaminhamento adequado, caso realmente seja um ToC necessita de tratamento psicológico para tratar o transtorno de preferência com uma abordagem da Gestalt-terapia que trata estes casos muito vem . Abraços
Olá! Pela descrição é possível que seja um problema de transtorno de ansiedade. Porém você deve verificar se tem algum problema anatômico buscando um especialista na área da ortodontia. Então deverá ser avaliada por um psiquiatra, e se confirmada a hipótese, iniciar o tratamento psiquiátrico juntamente com a psicoterapia.
Olá, considero importante procurar um psicólogo para fazer uma avaliação mais detalhada. Caso seja um sintoma de ansiedade, é indicado a terapia cognitiva comportamental.
De qualquer forma agende uma consulta com um dentista para avaliar possibilidade de bruxismo ou outros sintomas.
Como citado anteriormente pelos colegas, é importante que você busque um psiquiatra para uma avaliação mais criteriosa. E caso seja necessário, o mesmo irá indicar a terapêutica adequada. Um dos tratamentos geralmente propostos é a terapia cognitivo-comportamental cuja abordagem possui amplas evidências científicas favoráveis para o tratamento nesses casos.
Buscar fazer psicotearpia, é o mais indicado para tratar problemas que podem estar relacionado às emoções, no seu caso, a ansiedade. Alguns dos sintomas podem aparecer em forma de tics, que são comportamentos repetitivos ou compulsivos onde o paciente pensa que esta sentindo um alivio momentâneo de sua ansiedade. Como disse a colega, atualmente esta liberado pelo conselho de Psicologia fazer atendimentos à distancia , facilitando e viabilizando o tratamento psicoterápico.
Boa noite!!
Como citado à cima por vários profissionais, essa mordida constante na língua pode ser algum tipo de transtorno e precisa ser avaliado por um profissional capacitado: psiquiatra, buco- maxilar, Psicologo ... devendo ser avaliado por você, que tipo de incômodo isso está trazendo para sua vida cotidiana e social. Para decisão urgente ou não.