Eu não tenho problema de falar com as pessoas, mas tenho problema de olhar nos olhos quando não esto

23 respostas
Eu não tenho problema de falar com as pessoas, mas tenho problema de olhar nos olhos quando não estou falando com elas....eu não sei o que fazer, isso ta me travando aos poucos, não consigo agir naturalmente na frente de estranhos....e nem olhar para os outros...tenho medo de ser mal interpretada....o que eu faço ????
Olá! Assim como a fala, o contato visual também é uma forma de linguagem, mas é corporal; e a partir deste contato as pessoas aumentam a conexão entre si. Seria importante você pensar sobre o que tem medo. É de que a outra pessoa faça perguntas que você não gostaria de responder, ou talvez não conseguir em decorrência desta trava? Todos têm algum tipo de medo e o importante é tentar relaxar diante de outras pessoas, nivelando as mesmas com você. Caso não consiga sozinha busque ajuda de um profissional de psicologia. Sou especialista em Saúde Mental e fico à disposição. Abraço

Olá, esta é uma característica muito comum na sociedade. A gente pode pensar em medo de sustentar o olho no olho, de manter este contato visual por alguma insegurança ou timidez. Qualquer uma destas formas podem ser tratadas na psicoterapia. O que está por trás disso? Reflita mais sobre estas questões e veja se não faz necessário entrar no processo terapêutico. Qq coisa estou à disposição! Abs
Olá!
Se isso está te causando desconforto, te indico marcar uma consulta com psicólogo para conseguir entender o que de fato está por trás disso tudo.
O olhar é uma das portas de contato do interior para o exterior (e vice-versa), e há muito pano para manga para trabalhá-lo em terapia.
É só a ponta do iceberg.

Espero ter ajudado.
Olá! Seria importante conhecer essa queixa, quando ela começou, se algo aconteceu que te levou a isso. Geralmente o pouco contato visual está ligado a timidez, insegurança e autojulgamento. O melhor a se fazer seria marcar uma consulta (sessão) com um profissional, para trabalhar autoconhecimento e se entender melhor em situações cotidianas como essa!
Olá! A pessoa que você é e expressa ser é o resultado das suas experiências de vida , seu conjunto de crenças com relação a você mesma. Se enfrentar o olho no olho pra você é difícil, muito provavelmente existem medos, inseguranças e a maneira como você se vê não são suficientemente boas para te dar a segurança que você necessita e encarar as pessoas e talvez até a vida de frente. Buscar as causas disso é enriquecedor e muito libertador. Um bom profissional da área da Psicologia pode te ajudar muito! Confie mais em você e se aproprie das suas qualidades e valores! Um abraço
Pq você acha que ocorre isso, com você ?
Desde quando você tem essa dificuldade ?
Como era a comunicação com seus pais ?

Essas resposta poderão lhes conduzir se não a solução de sua dificuldade, mas, pelos menos o de saber por onde iniciar …
Afetuoso abraço!
Acredito que é importante entender e analisar as causas desse comportamento. Isso é possível através da psicoterapia. Vejo que isso está te causando preocupação e perdas nos relacionamentos, sugiro agendares uma consulta para trabalhar essas questões. Estou a disposição.
Boa Tarde! Tanto a fala quanto o contato visual são formas de expressões para nos comunicarmos com outras pessoas. Evitar contato visual pode indicar culpa, vergonha, ansiedade social, baixa autoestima, timidez ou engano. Seria bom você investigar o que vem acontecendo com você, já que esse comportamento aparenta estar te prejudicando nas suas relações pessoais e te causando preocupação. A terapia vai te ajudar, procure ajuda! Espero ter ajudado!
Olá. É preciso entender se isso começou agora ou já tem algum tempo e o porque está acontecendo. O contato visual é uma forma importante dentro da comunicação onde você deve se sentir segura consigo mesma. É necessário um espaço para trabalhar essa e talvez outras questões. Abraços
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 130
Faça Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), que lhe ajudará com treinamento de habilidades socias.
Olá! Fazer contato visual é também uma forma que nosso corpo usa para se comunicar. Se isso incomoda você e está atrapalhando sua forma de se relacionar com as pessoas, sugiro iniciar psicoterapia. O tratamento vai lhe oferecer um espaço de fala e ajuda com relação a essa e outras questões. Fique bem! Um abraço!
Ola.. isso pode ser apenas pq aconteceu uma vez e voce ficou com vergonha... porem nesse dia, sua sensação foi to intensa que fez com que voce comecasse a observar esse comportamento seu.. e quanto mais voce fica incabulada com isso, mais intenso fica esse sintoma... Caso tb nao seja por essa questao, o melhor seria voce buscar uma ajuda psicologica, pois podemos buscar os trilhos e entender melhor o que pode ter acontecido para voce estar com esses sentimentos.
Olá! É compreensível que haja um certo desconforto durante essa situação, não é à toa que essa queixa é comum entre as pessoas, somos pouco estimulados a olhar nos olhos das outras pessoas enquanto conversamos. Mas que bom que você reconhece essa dificuldade, isso facilita entender as causas, por exemplo: se é vergonha, medo, hábito... O que poderia te ajudar, é buscar por conteúdos que abordassem sobre oratória, comunicação e por habilidades interpessoal. A psicoterapia também poderia te auxiliar nesse processo. Fico à disposição!
Olá. Será importante consultar profissional de psicologia para compreender sobre as raízes dessa dificuldade e auxiliar você a lidar.
Olá, o contato visual também é uma forma de comunicação e talvez a mais difícil, por estar encarando outra pessoa. Se sustentar apenas por palavras torna a comunicação mais fácil, porém você demonstra uma certa angústia em não conseguir encarar as pessoas no olhar, e isso deve ser averiguado em um processo psicanalítico, pois deve ter muita coisa inconsciente por trás desse medo que você demonstra ter. Me coloco à disposição!
Olá. Acredito ser interessante fazer uma psicoterapia para entender melhor o que acontece, pois você conversa com as pessoas mas não está conseguindo olhar nos olhos dela. A psicoterapia pode te ajudar a se autoconhecer e encontrar mecanismos saudáveis para lidar com o que acontece com você. Você deve estar se cobrando muito por um comportamento adequado e isso vai criando mais barreiras. Pensa nisso. Estou à disposição.
Olá! É importante fazer uma terapia para compreender melhor essa questão. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar a compreender de maneira mais profunda suas questões. Procure ajuda de um Psicólogo para trabalhar essas questões. Fica posto meu convite. Abraço!

Você já percebe sua dificuldade, no entanto precisa compreender melhor quais os mecanismos emocionais ativados no contato visual com outras pessoas, sentimentos, medos, sensações corporais, expectativas, traumas ou gatilhos de situações que a estão acentuando neste momento. Acredito que uma ajuda profissional possa te ajudar a compreender e promover mudanças internas que favoreçam o enfrentamento e superação desta dificuldade.
Olá,
Com base no que escreveu acima, acredito que seja essencial você analisar o que sente e o que pensa quando está perto de pessoas estranhas, com base nisso pode começar a perceber o que pode ser o gatilho deste comportamento. Uma ajuda profissional te auxiliaria a ficar mais seguro perto de pessoas estranhas e não se preocupar com o pensamento alheio a seu respeito. Todos somos seres humanos diferentes, com qualidades e defeitos. Estou à disposição se precisar.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 160
Olá, eu entendo que esteja passando por um momento difícil. A dificuldade de manter contato visual pode estar relacionada a diversas questões psicológicas, e por isso é importante abordar esse problema de forma profunda e individualizada.

Primeiro, gostaria de dizer que seu desconforto é completamente válido e você não está sozinha nisso. Muitas pessoas sentem-se desconfortáveis mantendo contato visual, especialmente com pessoas que não conhecem muito bem.

A partir de uma perspectiva psicanalítica, pode ser útil explorar o que esses sentimentos de desconforto significam para você. A psicanálise costuma enfocar a importância dos processos inconscientes e das experiências passadas na formação do comportamento atual.

Nesse sentido, você pode querer explorar as razões subjacentes para esse desconforto. Por exemplo, você pode ter aprendido em algum momento que manter contato visual é uma forma de confronto, ou você pode associar o contato visual a experiências passadas de julgamento ou crítica.

Compreender melhor essas associações inconscientes pode ajudá-la a começar a mudar seu comportamento. Pode ser útil trabalhar com um terapeuta psicanalítico para explorar essas questões em um ambiente seguro e de apoio.

Também pode ser útil praticar o contato visual em situações de baixo risco, como com amigos ou familiares em quem você confia. Você pode tentar manter o contato visual por períodos curtos e aumentar gradualmente o tempo conforme se sentir mais confortável.

Lembre-se, é importante procurar apoio profissional para ajudá-la a navegar por esses sentimentos e aprender a se sentir mais confortável em situações sociais. Estou aqui para oferecer suporte.
Trabalhe seu medo de ser mal interpretada e talvez habilidades sociais também. Psicoterapia ajuda nesse processo. Abraço
Existem muitos pensamentos automáticos que surgem na nossa mente sem a nossa articulação consciente e esses pensamentos surgem de um montante de crenças que desenvolvemos ao longo da vida e isso pode afetar nossos comportamentos e emoções. Portanto, seria muito importante vc realizar um trabalho de autoconhecimento para poder lidar com o que provavelmente está lhe causando desconforto emocional.
Olá, como vai?
Seria importante buscar ajuda com profissional para avaliar com detalhes esse seu comportamento, que aparentemente parece ser uma questão de ansiedade social. A Terapia Cognitivo Comportamental pode te ajudar a desenvolver as habilidades que necessita e a trabalhar as suas maiores dificuldades. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Conversa inicial - acolhimento - R$ 130