Boa noite! O comportamento agressivo após uso de drogas é considerado transtorno mental?

8 respostas
Boa noite! O comportamento agressivo após uso de drogas é considerado transtorno mental?
O comportamento agressivo, não só após o uso de drogas, mas de forma geral, deve ser sim, observado com atenção tendo em vista que é um comportamento fora dos padrões desejados.

Complementando a resposta já dada, o comportamento agressivo por si só, independente de uso de drogas, pode ser considerado como um dos sintomas de transtornos mentais. Mas pode ser tb considerado como uma reação "normal" de defesa em determinada situação. Havendo um transtorno mental, as drogas piorariam o que já existe - ou por assim dizer "trariam à tona", este comportamento que outrora estaria velado, pela "desinibição" que determinada droga poderia causar.Portanto, a meu ver, se aquela pessoa se torna agressiva SOMENTE quando usa droga, tem um transtorno "oculto", não visto não tratado, Deve ser investigado melhor. Pois outras pessoas usando a mesma droga que essa pessoa usou, nem por isso vão se apresentar agressivas...Como tem aquele ditado que "onde tem fumaça tem fogo", raciocino da mesma forma: se ela se torna agressiva, ou com pensamentos suicidas, ou com atitudes perversas de matar, etc...é altamente suspeito de um transtorno "oculto" não identificado, não tratado.
Independentemente de ser ou não um transtorno mental, fisiológico, social, etc. o comportamento agressivo (contra si próprio ou contra os outros) deve ser visto como algo que inspira cuidados.
Como já foi muito bem explicado, o comportamento agressivo em sí não é o transtorno mental, mas pode ser um sintoma que aponte para algum transtorno.
O que fazer?
Procurar ajuda médica e psicológica afim de se obter um diagnóstico e o tratamento mais adequado.
Embora, a agressividade seja comum em usuários de drogas, a mudança de comportamento pode ser também resultado do momento de vida pelo qual o sujeito está passando.
Com o uso de drogas, o individuo começa a evitar o sofrimento, ou seja, vai ficando cada vez mais distante de seus problemas. Dessa forma, as drogas irão cada vez mais atuar como uma nova forma de responder ao sofrimento. Daí, o individuo pode agir de modo mais agressivo, pois o uso de substancias tóxicas pode estar ajudando a agravar as crises.
O manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais mundialmente aceito (DSM 5) conseidera que os sintomas que se apresentam somente durante o uso de substâncias não devem ser utilizados para compor um diagnóstico de outro transtorno mental. Por isso tudo deve ser interpretado no contexto dessa pessoa. Em geral, o abuso de substância vem acompanhado de outros transtornos mentais, como humor bipolar, depressão, transtornos de personalidade, déficit de atenção. A dependência química sim é um transtorno mental e deve ter grande atenção e necessita de tratamento quando causa prejuízo, como por exemplo nesse caso onde a pessoa pode ser agressiva consigo e com os outros. Espero ter esclarecido!
O comportamento agressivo pode sim ser acentuado com indução química, ficando complicado dar uma resposta genérica quando a questão é extremamente individual, levando em consideração a história de cada indivíduo, que precisa ser avaliada por um profissional da área de saúde mental.
Ola, Bom dia.
O uso de substancias psicoativas, podem trazer inúmeros sintomas e dentre eles até mesmo uma euforia ou descarga de energia vindo a causar desde um torpor a agressividade e importante ainda observar esses quadros principalmente após um tempo sem uso, o qual classifica como abstinência que importante observar após cessar o uso. E acima de tudo buscar ajuda, por vezes não é possível caminhar sozinho por vezes necessita se de ajuda profissional.
Esperto ter contribuído para suas dúvidas.
A disposição para outras caso tenha.
teria que realizar uma avaliação com um profissional qualificado. são Varias as possibilidades. Reação da substancia, síndrome de abstinência, comorbidades etc.