Boa tarde! Confio muito nesse site! Tenho uma dúvida, não sou intolerante a lactose, mas gostaria de

8 respostas
Boa tarde! Confio muito nesse site! Tenho uma dúvida, não sou intolerante a lactose, mas gostaria de ingerir produtos "zero lactose" (tais como leite, iorgutes) me fariam mal? Já que não sou intolerante. A enzima acrescentada nesses produtos poderiam me trazer problemas futuros? E tenho outra dúvida, mesmo utilizando o leite "zero lactose" eu poderia consumir produtos que contém a lactose? (Chocolate, por exemplo) obrigada! Aguardo resposta.
 Débora Cioffi
Nutricionista
São Paulo
Olá,
Nosso organismo produz a enzima lactase e sua função é digerir a lactose (carboidrato do leite que é formado por 2 moléculas de açúcar: glicose + galactose). Pessoas que têm intolerância à lactose podem não ter produção da enzima lactase ou ter produção insuficiente, dessa forma, esse carboidrato não é digerido pelo intestino, é fermentado por bactérias ocasionando dor abdominal, inchaço, flatulência, diarréia. Ou seja, as enzimas adicionadas aos alimentos não ocasionam nenhum malefício à saúde, pois a única função é digerir o carboidrato.
Já a exclusão da lactose da alimentação por pessoas que não tenham intolerância, podem alterar a produção endógena dessa enzima, pode ficar diminuída já que não precisa ser utilizada, mas como cada individuo é diferente, tem pessoas que podem desenvolver intolerância com o tempo e em outras não mudar em nada. Também, nos produtos zero lactose, a absorção da glicose acaba sendo mais rápida, mas considerando uma porção de alimento, essa diferença não será tão significativa. Caso seu consumo seja muito elevado nesse tipo de alimento, é sempre válido conversar com um profissional que poderá entender melhor seus motivos e te orientar da melhor forma.
Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Wiliam Regis
Nutricionista
Fortaleza
Olá, adicinalmente ao risco de ter a produção da enzima reduzida pela falta do estímulo existem diferente níveis genéticos de intolerância e algumas pessoas podem ter uma predisposição ainda não manifesta e detectada clinicamete o que pode ser acentuado pelo mecanismo descrito. Embora a lactose em outros produtos mantenha parte deste estimulo sugiro que procure um profissional especializado para avaliar o seu próprio metabolismo no âmbito da sua individualidade genética para lhe orientar de forma segura.
Cordialmente,
Dra. Michelle Melo Diniz
Nutricionista
Aracaju
Olá, tudo bem? Não recomendo que você faça uso de produtos específicos aos intolerantes, tendo em vista que você não apresenta a intolerância especificamente. O que poderá acontecer é a redução da enzima lactase em seu organismo e como consequência disso: você poderá apresentar intolerância. Entretanto, sugiro que procure um profissional para te auxiliar e te avaliar conforme a sua individualidade. Espero ter ajudado!
Dra. Bárbara Mallagutti
Nutricionista
Campinas
Olá, tudo bem ??

Não há um consenso que realmente fale que se você parar de comer produtos sem lactose, você vá ter realmente uma intolerância no futuro. MAS, há grandes chances do seu corpo desenvolver uma sensibilidade a lactose no futuro caso você pare totalmente de comer. Então, o indicado é não parar totalmente, caso não seja intolerante...
Olá! Não recomendo, você poderá induzir uma intolerância à lactose já que seu corpo não terá que produzir a enzima lactase. É importante manter contato com a lactose sempre. Entretanto, é importante lembrar que cada caso deve ser analisado individualmente.
 Iuliane Guerra
Nutricionista
Samambaia
Você deve consumir produtos com lactose, ate para que seu corpo continue produzindo a lactase. E também pode optar por usar produtos sem lactose diminuindo o aporte de açúcar das refeições.
 Alana Oliveira
Nutricionista
São Paulo
Olá! Que bom saber que você confia nas informações daqui! Vamos lá:

Consumir produtos zero lactose, mesmo sem ter intolerância, não costuma fazer mal. Esses produtos apenas têm a enzima lactase adicionada, que quebra a lactose antes da digestão, facilitando o processo para quem tem dificuldade de digeri-la. Essa enzima não gera efeitos adversos para quem digere lactose normalmente.

Por outro lado, é importante saber que, se você reduz drasticamente o consumo de alimentos com lactose por longos períodos, o seu corpo pode diminuir a produção natural da enzima lactase — afinal, ele entende que não precisa mais dela. Com o tempo, isso pode levar a desconfortos quando você volta a consumir leite ou derivados com lactose, mesmo que antes não tivesse intolerância.

Ou seja, se você digere bem a lactose, não há necessidade de evitar esses alimentos. Mas, se prefere os produtos zero lactose por gosto ou digestão mais leve, tudo bem usá-los com equilíbrio. E sim, você pode continuar consumindo alimentos com lactose normalmente, como chocolates ou queijos, desde que não tenha sintomas ao fazer isso.

Se quiser conversar mais sobre o que se encaixa melhor na sua rotina e saúde digestiva, é só me chamar!
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.

Especialistas

Júnior Lima bezerra

Júnior Lima bezerra

Nutrólogo

Dourados

Giovanna Mainardi

Giovanna Mainardi

Nutrólogo, Generalista

Barueri

Camilla de Almeida Martins

Camilla de Almeida Martins

Gastroenterologista, Internista

São Paulo

Bruno Margotti

Bruno Margotti

Gastroenterologista

Feira de Santana

Maysa Carvalho

Maysa Carvalho

Gastroenterologista pediátrico

Macapá

Juliana Couto Guimarães

Juliana Couto Guimarães

Nutrólogo

Montes Claros

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 461 perguntas sobre Intolerância a lactose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.