Boa tarde, gostaria de saber se primeiro eu procuro um neurologista ou um psicólogo para diagnosticar

23 respostas
Boa tarde, gostaria de saber se primeiro eu procuro um neurologista ou um psicólogo para diagnosticar a dislexia em minha filha de 12 anos?
Bom dia! A dislexia é um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica. Normalmente resulta de um déficit no componente fonológico da linguagem. Psicólogo não dá diagnóstico, dá apenas uma hipótese. O neuro fará toda a investigação precisa para confirmar ou descartar essa hipótese, tanto com uma boa anamnese quanto com materiais de testagem, além do encaminhamento para um fono, e caso esse diagnóstico se confirme, para um psicopedagogo para melhor desenvolvimento dessa pré-adolescente.

O diagnostico precisa ser feito com uma equipe multidisciplinar. Precisaria levar a sua filha em um neuropsicologo, fonoaudiologo e neurologista.
Primeiramente, você precisa consultar um neurologista, pois há exames que devem ser feitos para ratificar o diagnóstico. Feito este, o tratamento é feito por psicólogo ou psicopedagoga e fonoaudiólogo.
Como disse a colega, equipe disciplinar.
O importante é que você busque logo uma ajuda.
Boa sorte!
A dislexia é um transtorno de aprendizagem específico da leitura e é diagnosticado por equipe multidisciplinar pelos seguintes motivos : o psicólogo irá realizar avaliação psicológica ou Neuropsicológica para descartar déficit intelectual que é um dos critérios para diagnóstico. O fonoaudiólogo irá realizar avaliar a consciência fonológica que é um dos problemas da dislexia, dentre outros problemas que possa vir a detectar. O Psicopedagogo irá avaliar para identificar se existem outros problemas de aprendizagem, observar se existiram dificuldades passadas que possam explicar as dificuldades como falta de oportunidades escolares, metodologia inadequada, má alfabetização, dentre outros. O neurologista irá solicitar exames para descartar outros problemas. Porém é importante você saber que os bons neurologistas se beneficiam quando é feita uma avaliação Neuropsicológica prévia pois ajuda muito no diagnóstico final. Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida. Estou à disposição.
Olá! Acredito que vc deveria procurar uma avaliação com um psicopedagogo. Com certeza, após a avaliação positiva ela encaminharia sua filha para um psicólogo ou neuropsicólogo se houver necessidade.
Olá! Após diagnóstico realizado pelos especialistas indicados, como psicopedagogo e fonoaudiólogo por exemplo. É fundamental levar seu filho ao psicólogo, em função à demanda gerada pela dificuldade de aprendizagem. Ao que, normalmente, nesta idade já se apresenta uma exigência social, uma preocupação com sua imagem, ao que se refere a autoestima. Na própria escola a exigência se faz presente diariamente, e mesmo com o diagnóstico, se cria um estigma de um aluno que necessita de atenção especial, e com os colegas de classe pode haver dificuldades de socialização, que pode partir do seu próprio filho ou de maneira externa. E é importante saber lidar com essas questões. E mesmo se o diagnóstico não for dislexia, por se tratar de uma dificuldade na aprendizagem, além do psicopedagogo, é fundamental um acompanhamento psicológico para seu filho, pois as razões podem ser também relacionadas a questões emocionais.
Conforme meus colegas apontaram, é um diagnóstico feito em conjunto, por vários profissionais. Caso você não saiba por onde começar, ou nesse momento só possa arcar com a consulta de um profissional, indico psicopedagogo. Boa sorte!
O neurologista é o profissional mais indicado para diagnosticar o problema e, inclusive, através de exames poderá para descartar outras hipóteses.
Caso este diagnóstico seja confirmado, o paciente pode passar por uma avaliação psicopedagógica ou outros encaminhamentos que forem necessários, dependendo de cada caso (ex: fonoaudiólogo, pedagogo, etc...)
Olá!
Procure um Neurologista, que fará os exames necessários para o diagnóstico. Psicólogos e Psicopedagogos não dão diagnósticos, apenas a hipótese. Tendo o diagnóstico confirmado o Neuro pode realizar encaminhamentos para Fonoaudiólogo, Psicólogo ou Psicopedagogo, conforme a necessidade.
A Equipe Multidisciplinar é composta por Fonoaudiólogas, Psicopedagogas e Neuropsicólogas para atender crianças, adolescentes e adultos que apresentam Dislexia e/ou outros Transtornos de Aprendizagem. Em geral, a Equipe Multidisciplinar é solicitada quando há a necessidade de um laudo para auxiliar educadores, terapeutas e pais de pessoas com Dislexia e/outros Transtornos de Aprendizagem. O trabalho da Equipe Multidisciplinar se inicia quando há o acolhimento dos pacientes adultos ou dos pais dos pacientes menores de 18 anos numa Primeira Entrevista, que é a ocasião em que a Psicóloga/Neuropsicóloga vai ouvir as queixas, os problemas do paciente, o seu histórico de vida, as situações em que se apresentam e, assim, vai verificar se o caso apresentado é passível de avaliação. Quando a avaliação se aplica ao caso, são marcadas consultas com a Psicóloga/Neuropsicóloga e com a Fonoaudióloga/Psicopedagoga. Nessas consultas, são aplicados testes específicos a cada área e idade, Quando os exames complementares estiverem à disposição da equipe, há uma reunião das especialistas onde serão expostos para cada parte os resultados obtidos durante a Avaliação Multidisciplinar. É neste encontro que se estabelecem o resultado e os encaminhamentos, isto é, estabelece-se qual o distúrbio que o paciente apresenta e quais as intervenções necessárias para o mesmo.
espero que tenha contundido e desejando estou a disposição.

Importante avaliação de um Fonoaudiólogo e Neurologista. Com essas avaliações, o Psicologo poderá entrar com suporte nas questões comportamentais do paciente e da família. Abs
Recomendo primeiramente passar pela avaliação clínica do neuropediatra e na sequência buscar uma avaliação neuropsicologica com a neuropsicologia.
Nessa idade o diagnóstico não é tão complicado, mas este não é um distúrbio psicológico. Contudo, se isto estiver provocando problemas sociais e comportamentais na criança, aí sim cabe um psicólogo.
Na realidade todas as informações acima são importantes. Procurar uma equipe multiprofissional especialista no caso, com certeza seu filho terá um diagnóstico mais preciso. Sugiro Iniciar de imediato, um acompanhamento psicopedagógico, para que os resultados surjam a médio prazo.
Olá! O ideal seria levar sua filha para uma avaliação com um especialista em neuropsicologia. Caso seja necessário, ela será encaminhada para outros especialistas. Boa sorte e muita luz em 2020!
Bom dia. Neste caso. equipe multidisciplinar. seria intereasamte uma terapia com um psicologo na area da sexualidade , para esclarecimentos desta nova fase. Fique bem. Abraços
Boa tarde! Para o diagnóstico, é necessário que procure um neurologista, provavelmente solicitará exames clínicos e também encaminhará seu filho ao psicólogo para avaliação psicológica, serão aplicados alguns testes, somente após essas etapas é que terá um resultado. Aconselho que procure um psicólogo para acompanhamento após o diagnóstico, essa medida irá ajudar seu filho entender melhor o que tem enfrentado, importante que procure qualidade de vida. Sou psicóloga e terapeuta Brainspotting. Fico à disposição. Abraço!
Profissionais da área da saúde, neurologista, psicólogo escolar, neuropsicólogos ou fonoaudiólogos podem fazer diagnóstico de dislexia.
Olá. Procure um neuropsicólogo para uma avaliação, a partir dele haverá ou não encaminhamento para outros profissionais. Atenciosamente.
Primeiro o neuropsicólogo, que certamente vai te orientar a passar por outras avaliações antes de ir pra o neuropediatra. Se você chega lá com todas as avaliações, já adianta o processo. No entanto, no fim das contas, vai precisar de uma equipe, independentemente da ordem.
Bom dia, geralmente o diagnóstico realizado através de uma equipe multidisciplinar. Primeiro passo procurar neuropediatra que fará avaliação clínica e encaminhar para realização exames quando necessário. No caso de suspeita de dislexia, que faz parte de um grupo maior chamando Transtorno de aprendizagem que se subdivide deficiências em cálculos, leitura e escrita. O neuro fará indicação teste audiometria para avaliar a audição e um neuropsicólogo para avaliar outros possíveis prejuízos cognitivos que possam estar interferindo no processo aprendizagem e assim auxiliar neurologista a propor tratamento. Espero ter ajudado e boa sorte. OBS.: realizo avalição neuropsicológica
Recomenda-se ao neurologista da faixa etária do paciente. Depois são estabelecidas as áreas que complementarão a sequência do tratamento de acordo com as prioridades e condições do paciente.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110
Olá. Minha orientação é iniciar com neurologista. Abraço.