Boa tarde minha filha tem 15 anos e foi diagnosticada com transtorno bipolar e começou a tomar Carbamazepina.

2 respostas
Boa tarde minha filha tem 15 anos e foi diagnosticada com transtorno bipolar e começou a tomar Carbamazepina. Ela está acima do peso, comprei um composto 100% natural para ela emagrecer, o nome dele é: WOMAX. Tem alguma contra indicação fazer o uso do Womax e a Carbamazepina? Mim ajudem por favor
A bula do Womax* dá como seus componentes beringela, agar-agar, espirulina, Psyllium e colágeno. Primeiramente, é necessário acabar com o mito de que algo "100% natural" é isento de efeitos colaterais. Se assim fosse, não haveria cogumelos venenosos e o tabaco (100% natural) seriam seguros. Já houve, no passado, o uso, como remédios, de derivados de plantas que, melhor estudados, mostraram ser tóxicos como, por exemplo, o confrei, muito em moda na década de oitenta. Outra planta, a erva-de-são-joão, usada no tratamento de depressão, também mostrou ter uma série de efeitos colaterais e interações. Dito isto, os componentes do Womax* têm sido estudados cientificamente e, realmente, há evidências de que o uso de cada uma delas poderia trazer benefícios no sentido de controle de peso e melhoras no metabolismo. Entretanto, a comprovação científica ainda é insuficiente para que seu uso seja aprovado. Além disto, como as plantas possuem muitos compostos diferentes dentro delas, é provável que só alguns deles sejam benéficos. Por exemplo, se a berinjela traz benefícios, é possível que seja devido a apenas um dos componentes e ela pode ter outros componentes que não tragam nenhum benefício ou mesmo alguns que sejam prejudiciais. Também, apesar de haver indícios de que cada um dos componentes do Womax* possa ser útil, o uso combinado de todos eles não foi cientificamente testado. Ou seja, novamente, é possível que cada um deles seja útil e continuem sendo úteis quando usados ao mesmo tempo (como na composição do Womax*), mas pode ser que um deles diminua o efeito do outro ou até mesmo haja alguma combinação tóxica entre eles. Assim, apesar de ser possível que o Womax* seja útil e inofensivo, isto não está comprovado e o fato de algumas pessoas, no anúncio falarem de seus benefícios, não comprova nada, porque as pessoas que talvez não se beneficiaram ou que tiveram efeitos colaterais NÃO aparecem na propaganda. Aparecem somente aquelas que gostaram dos efeitos. Finalmente, por não se ter clareza nestes aspectos que mencionei acima, fica impossível de dizer se a combinação do Womax* com a carbamazepina é segura. Se sua filha aumentou de peso com a carbamazepina, pode-se perguntar ao médico se é o caso de usar alguma medicação cientificamente comprovada para o controle de seu peso (se o aumento de peso for muito grande) e, sobretudo, dieta adequada e exercícios podem ajudar a controlar o peso sem necessidade de medicações, "naturais" ou não. Em alguns casos, é também possível substituir a carbamazepina por estabilizadores de humor que não tenham tanta tendência a aumentar o peso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo sua preocupação em auxiliar sua filha de 15 anos, diagnosticada com transtorno bipolar e em uso de carbamazepina, no controle do peso. No entanto, é essencial ter cautela ao introduzir qualquer suplemento, mesmo que rotulado como "100% natural", devido ao potencial de interações medicamentosas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 417 perguntas sobre Carbamazepina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.