Boa tarde. Tenho 37 anos e tenho uma mania de puxar arrancar meu cabelo gostaria de saber como fazer

13 respostas
Boa tarde. Tenho 37 anos e tenho uma mania de puxar arrancar meu cabelo gostaria de saber como fazer para parar com essa mania, porque não consigo, todos os dias eu pego no cabelo e arranco. Tem15 anos que tenho esse problema..
Olá, 15 anos convivendo com isto pode ser motivo de perturbação mesmo! No entanto, vejo que você pode combater os sintomas desta mania e também encontrar as causas dela... na terapia isto é possível e recomendado. Pode ser que o psicólogo te encaminhe para um psiquiatra, se achar necessário. Independente disso, não se preocupe pois estará sendo acompanhado por um profissional que olhará para esta e outras questões que poderão surgir no processo terapêutico. Não deixe de iniciar esta caminhada! Abraço

Olá. O nome desse transtorno é tricotilomania e faz parte dos transtornos de ansiedade. Busque ajuda psicológica, só assim poderá ter um tratamento eficaz.

Boa tarde! Já faz muito tempo que você passando por essa dificuldade, que deve se tratar de um transtorno denominado tricotilomania. De fato, pode ser bem complicado conseguir se libertar da situação sem ajuda psicológica, pois muitos fatores da sua trajetória de vida devem ter influenciado o início do sintoma. Dessa forma, não há como delimitar uma solução específica. É fundamental que você converse com um profissional da Psicologia a fim de compreender melhor o que está acontecendo e como construir formas de melhoria. Espero ter ajudado e fico à disposição!
Ola... Esse transtorno psiquiátrico, chamado tricotilomania, precisa ser cuidado através de especialistas, como psicologo e psiquiatra. É como se o paciente sentisse uma vontade súbita e impulsiva de arrancar o pelo, e na maioria das vezes, é impossível de controlar. É sentido uma pressão para arrancar e, quando o faz, sente-se alívio e recompensa por ter feito esse ato. Por isso, a tricotilomania é considerada uma doença relacionada ao transtorno do controle do impulso.
Não existe uma causa específica para a tricotilomania e os médicos entendem que esse é um transtorno psiquiátrico que pode englobar diferentes fatores, que vão desde a parte genética e hereditária do paciente até outros componentes neurobiológicos ou comportamentais.
É importante observar que a tricotilomania pode estar associada a outras condições psíquicas, como distúrbios emocionais, transtorno de ansiedade generalizada (TAG), depressão, transtornos de controle do impulso e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Por isso é de grande importancia que vc busque auxilio psiquiátrico, para voce ver se é necessario entrar com medicamento ou se apenas a terapia poderá lhe auxiliar. Não deixe de olhar para esse sintoma... seu corpo está tentando lhe mostrar (dizer) algo. Todo sintoma, tem causa... ache a causa e vc vai melhorar sua qualidade de vida.
Boa noite
Se você já fez avaliação psiquiátrica, já fez uso de medicação e isso não resolveu, talvez o jeito seja fazer terapia para te ajudar a conviver com esse sintoma sem muito sofrimento, pois talvez não tenha solução mesmo. Falar a respeito, apontar quais são seus pensamentos, fantasias, sonhos a respeito pode ajudar a minorar o problema, mas não necessariamente resolvê-lo. Abraços
Olá, boa noite.

O importante é começar um acompanhamento tanto com psiquiatria quanto com psicologia. Um tratamento multi pode ajudar muito.
Imagino como deve ser difícil conviver a tantos anos com essa mania. Como já foi falado acima pelos colegas, se chama tricotilomania e está ligado aos transtornos de ansiedade. Pra que você consiga controlar essa vontade será necessário buscar atendimento psicológico, e possivelmente será encaminhada ao psiquiatra, para que seja feito um tratamento paralelo à psicoterapiia. Espero que consiga encontrar equilíbrio nas suas emoções e possivelmente alívio para tais sintomas.
Oi! Você descreveu um transtorno que se chama "tricotilomania" (transtorno de arrancar o cabelo), que aparece geralmente dentro de um quadro de ansiedade. O principal afeto da ansiedade é o medo. Acontece uma compulsão (um comportamento repetitivo, excessivo, muitas vezes sem sentido consciente), que vem como tentativa de lidar com o medo e o controle (ou a não aceitação da falta dele) das situações, buscando um alívio para preocupações e previsões distorcidas (como um pensamento mágico). Você terá mais chances de "parar com essa mania" (como você disse), ou de pelo menos diminuir o sofrimento que ela te causa, quando conseguir abrir um espaço de questionamento acerca das questões do seu medo, de seu desejo de controle, de como você administra situações desconhecidas, de quais são as estratégias que você utiliza para lidar com tudo isso, etc... Esse processo pode ser orientado por um bom profissional psicólogo, muitas vezes com bons resultados.
Bom dia
Chama-se: tricotilomania. Faz parte do espectro do transtorno obsessivo compulsivo.
A indicação para tratamento é terapia cognitivo comportamental com auxílio de medicação específica para ansiedade.
Olá segundo seu relato você pode esta apresentando sinais, sintomas de ansiedade/tricotilomania, é muito importante buscar ajuda profissional psicólogo/psiquiatra para te ajudar.
Olá, esse sintoma é comum em casos de transtornos de ansiedade. Pelo que você falou, parece semelhante à tricotilomania, que é um transtorno de ansiedade caracterizado por compulsão de arrancar cabelos, geralmente do couro cabeludo, sobrancelhas ou cílios. O tratamento geralmente inclui psicoterapia e tratamento psiquiátrico. A terapia comportamental e a cognitivo comportamental tem eficácia grande no tratamento desse transtorno.
Compreendo que a compulsão de puxar ou arrancar os cabelos, conhecida como tricotilomania, pode ser uma preocupação angustiante. É importante abordar esse comportamento de forma sensível e estruturada para buscar estratégias eficazes para interromper essa compulsão.

Avaliação Detalhada: O primeiro passo seria uma avaliação mais detalhada para entender a natureza e a intensidade da tricotilomania, identificando fatores desencadeantes e padrões específicos associados a esse comportamento.

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC tem sido eficaz no tratamento da tricotilomania. Este tipo de terapia ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento negativos e a desenvolver estratégias para controlar impulsos. Técnicas específicas, como a Reversão do Hábito, podem ser úteis.

Acompanhamento Profissional Regular: O tratamento deve ser contínuo, com sessões regulares para monitorar o progresso, ajustar estratégias conforme necessário e fornecer apoio contínuo.

É crucial ressaltar que superar a tricotilomania pode ser um processo gradual, e a paciência e a consistência no tratamento são essenciais. Recomendo que procure a ajuda de um profissional de saúde mental para um apoio mais personalizado e eficaz.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 120
Como já é um comportamento que dura anos e se enquadra em um transtorno( tricotilomania), o ideal é que você busque acompanhamento psicológico e, se necessário, psiquiátrico. É perceptível pela sua fala o quanto isso te incomoda. Se cuide!!