Boa tarde! Tenho osteopenia de -2,2 de T-score na L1 e preciso bastante ter um bom aproveitamento do

9 respostas
Boa tarde! Tenho osteopenia de -2,2 de T-score na L1 e preciso bastante ter um bom aproveitamento do consumo de cálcio. Pensando nos antinutrientes que prejudicam a absorção do cálcio, eu pergunto: uma vitamina de leite batido com abacate, banana verde crua e goiaba é uma boa combinação? Posso acrescentar um pedaço pequeno de coco ou farinha de coco? Muito obrigado.
Bom dia, sim, sem problemas! Mas a osteopenia pode ser revertida também com a prática de exercícios de força como a musculação, e suplementação de vitamina D3 com K2 dependendo de sua necessidade. Espero que já esteja fazendo isso que irá te auxiliar muito! Boas Festas e espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Maria Fernanda Neves
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá, tudo bem?
Ótima vitamina para absorção do cálcio, podendo completar ainda com chia e gergelim (fontes de cálcio). Pode fazer uma outra vitamina com leite de amêndoas, farelo de aveia, banana e gergelim.
Evite tomar excesso de café e bebidas que possuem cafeína, principalmente junto dos momentos de ingestão de alimentos que possuem cálcio.
Olá bom dia! Tudo bem??

Precisamos avaliar você por completo, desde exames bioquímicos, dietético e físico
A combinação de leite com frutas como abacate, banana verde e goiaba é, sim, uma boa opção e não prejudica a absorção do cálcio quando feita de forma equilibrada.
Para melhorar ainda mais o aproveitamento do cálcio, é importante garantir níveis adequados de vitamina D, magnésio e vitamina K, além de evitar excessos de fibras exatamente no mesmo momento.
Pode acrescentar pequenas quantidades de coco ou farinha de coco sem problema, desde que dentro de um contexto alimentar bem ajustado.
A vitamina é boa, nutritiva e funcional

Se a intenção for otimizar a absorção de cálcio, o ponto mais “limitante” é a banana verde crua

Sugestão de ajuste (opcional):

Trocar a banana verde por banana madura, mamão ou manga

Ou manter a banana verde em outro horário do dia, longe das principais fontes de cálcio
 Andréia Silva
Nutricionista
Araraquara
Olá, tudo bem?
É uma combinação possível, mas não a ideal para maximizar a absorção de cálcio. A banana verde crua, a goiaba e o coco têm fibras e antinutrientes que podem reduzir um pouco esse aproveitamento. Para quem tem osteopenia, o ideal é consumir o cálcio separado de grandes quantidades desses alimentos ou usar frutas com menor impacto (ex: mamão, manga).

Pequenas quantidades de coco não são um problema, mas o foco deve ser regularidade, vitamina D adequada e estratégia ao longo do dia, não só uma refeição.
Dra. Vânia Da Silva Donato
Nutricionista
Santo Antônio Da Patrulha
Olá.Para maximizar a absorção do cálcio do leite no contexto de osteopenia, a combinação de banana verde crua não é adequada pois é rica em fitatos e amido resistente, e do excesso de fibras que podem reduzir a biodisponibilidade do mineral; o abacate é uma boa escolha, a goiaba pode ser usada com moderação, o coco fresco em pequeno pedaço é permitido, mas a farinha de coco não é ideal nessa vitamina; para melhor aproveitamento, prefira banana madura ou banana verde cozida, evite adicionar farinhas fibrosas e mantenha alimentos ricos em antinutrientes em outras refeições.
Dr. Paulo Sérgio Rodrtigues Sales
Nutricionista
Juazeiro Do Norte
Excelente pergunta, porque aqui entra estratégia, não só “comer saudável”.

Leite é fonte de cálcio, ok.
Porém, banana verde crua é rica em fitatos, que reduzem a absorção de minerais, incluindo cálcio.
A goiaba tem fibras e compostos benéficos, mas também pode competir na absorção quando usada junto em excesso.
 Raísa Morais
Nutricionista
Belém do Pará
Pode realizar a essa combinação de vitamina sim. O ideal é fazer 4 porções de leites e derivados ao dia para ter um suporte bom de cálcio e nunca realizar fonte de cálcio junto com de ferro.

Especialistas

Gustavo Padilha

Gustavo Padilha

Médico clínico geral

Arcoverde

Luan Valença

Luan Valença

Generalista

Aracaju

Gabriela Calanca

Gabriela Calanca

Médico clínico geral

São Paulo

Camila Caro Furlan

Camila Caro Furlan

Endocrinologista

São Paulo

Rafael Cappello Garzella

Rafael Cappello Garzella

Médico clínico geral

Santa Bárbara D'Oeste

Vanessa Sbrussi Rasmussem

Vanessa Sbrussi Rasmussem

Médico clínico geral

Paranavaí

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1 perguntas sobre Osteopenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.