Bom(a) Dia/Tarde/Noite. Eu sou um adolescente de 14 anos bom... Recentemente aprox. "1 mês" eu parei
20
respostas
Bom(a) Dia/Tarde/Noite. Eu sou um adolescente de 14 anos bom... Recentemente aprox. "1 mês" eu parei de "me tocar", (porque acredito que isso seja errado...) e também, parece que comecei a ficar mais irritado, Abusado, estranho... Gostaria de saber se é por causa que eu fiquei sem me tocar... sinceramente estou preocupado comigo mesmo, estou com medo, de isso afetar o meu relacionamento com as outras pessoas, se vocês puderem me ajudar eu agradeço.
Olá! O site analítico é um ótimo local pra você falar sobre sua angústia, é comum esse sofrimento frente ao desconhecido, seu corpo esta passando por mudanças naturais. Segundo Freud a masturbação é uma das manifestações universais da sexualidade infantil e que seus eventuais aspectos prejudiciais não decorrem dela em si e sim do contexto mais amplo da vida sexual. Toda atividade sexual, incluindo a masturbação, auxilia na manutenção da musculatura do assoalho pélvico por causar contrações musculares nesta região, necessárias para a ejaculação, e que pode reduzir a perda de tônus muscular comum com a idade, Alguns estudos indicam que se masturbar constantemente aumenta a produção de anticorpos, o que tende a turbinar sua imunidade. Há uma produção maior de anticorpos, da mesma forma que a eliminação do sêmen pelas vias ejaculadoras impede a proliferação de bactérias oportunistas no pênis. Ou seja, se masturbação não é problema, não há o que ser resolvido. Na terapia você conseguirá as respostas frente as questões peculiares como medo, irritabilidade, e outras inquietações, para que se sinta melhor diante de um mundo novo, conheça te, tudo caminha para o melhor.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A fase da adolescência é um pouco complicada, muitos hormônios e descobertas. Muito bom você ter consciência desses comportamentos, já é um passo para mudar o que te incomoda.
Procure um Psicólogo, faça terapia para se autoconhecer e conseguir lidar com essas questões, será a melhor coisa que vai fazer por si. Fico à disposição!
Procure um Psicólogo, faça terapia para se autoconhecer e conseguir lidar com essas questões, será a melhor coisa que vai fazer por si. Fico à disposição!
Olá, a adolescência está repleta de descobertas, novo corpo físico, novas emoções, uma grande carga de hormônios influenciando mentalmente e fisicamente e concomitantemente a despedida da infância com novas cobranças sociais. Então, apesar de todas essas mudanças para dar conta, possui alguns atravessamentos culturais que atrapalham muito a passagem por essa etapa do desenvolvimento. Parece esse ser o seu caso, por isso aconselho procurar um psicólogo que possa ajudar a passar por esse período sem tanto sofrimento e ajudando a se descobrir como indivíduo, longe de julgamentos e influências socioculturais. Espero ter ajudado. ;)
Boa tarde! Ser adolescente não é fácil! Mudanças no corpo, confusão sentimental, desajuste na convivência, baixa aceitação pessoal, distorção da própria imagem, hormônios, descobertas. Vejo que certos comportamentos lhe causam alguns incômodos, sugiro que converse com um Psicólogo para te ajudar nessas questões.
A sexualidade está em pleno desenvolvimento em função do aparecimento dos hormônios sexuais, que despertam o desejo da satisfação sexual na adolescência. Tocar-se não é errado, e talvez você fique mais irritado, evitando esse tipo de comportamento, porque o desejo existe. Se você tiver oportunidade de conversar com um psicólogo, talvez resolva algumas dúvidas a respeito do seu comportamento e de sua sexualidade.
Olá, cada fase da vida nos trás sentimentos muito peculiares, intensos, novos. A adolescência não escapa disso! Nosso corpo muda, sem nosso controle, emoções surgem, sentimentos. Nossa visão sobre a sociedade, amigos, familiares e nós mesmos, pode mudar. É como descobrir um outro em nós. Isso não é fácil, por isso não se cobre passar por esse momento sozinho. Um psicólogo, pode te ajudar a compreender melhor essa nova trajetória.
Seria interessante a psicoterapia, com um profissional trazer algumas questões referentes ao que anda acontecendo e sentindo com relação a isso. Entender quais os contextos, a frequência, e as formas que lida com isso, seria importante avaliar. Há várias questões que podem ser discutidas, a terapia seria interessante pois além do acompanhamento de um profissional você teria privacidade e segurança de falar essas questões com uma escuta sem julgamentos. Questões como, desde quando isso acontece, se existe algum fator ou acontecimento que iniciou esses comportamentos, quais outras estratégias que usa para lidar com suas emoções ou situações aversivas. E junto com um profissional tatear essas emoções e construir uma forma mais flexível de lidar com as experiências. Espero ter ajudado, estarei a disposição para qualquer dúvida.
Olá adolescente de 14 anos! Vc certamente já ouviu falar sobre esta etapa que é a adolescência. Ao mesmo tempo em que acontecem sensações diferentes no seu corpo, vc está tentando aprender a lidar com elas, o seu emocional também sofre a influência desses hormônios, o que às vezes pode te deixar irritado, triste e desanimado. A adolescência é um período de experimentações e de mudanças internas e externas. Vc está deixando para trás um corpo infantil e um modo de agir até então conhecido para se lançar em novas experiências e sensações. É desta forma que vc vai amadurecendo e se preparando para a principal tarefa da adolescência que é a construção de uma identidade adulta e a definição de quem vc quer ser! A psicoterapia é um suporte excelente para que vc se conheça melhor e percorra este caminho com tranquilidade e segurança.
Olá, o ato de “se tocar” de fato traz uma satisfação ao corpo, o que pode melhorar, momentaneamente, seu estado de humor, ainda assim, é importante verificar sua frequência, pois pode causar dependência. Muito provavelmente, esses sentimentos de irritabilidade que você está percebendo é de uma causa anterior que somado com o ato de “se tocar”, no qual você parou, aumenta os comportamentos que descreveu. Estou à disposição.
Bom dia, nos dois sexos, a puberdade surge acompanhada de novas sensações e sentimentos sexuais originados pelo aumento da produção hormonal que faz com que os/as adolescentes passem a sentir mais intensamente desejo e excitação sexual.
Se tocar e muito natural, não existe nada de errado.
Sugiro que procure um psicoterapeuta para te acompanhar nesse momento.
Se tocar e muito natural, não existe nada de errado.
Sugiro que procure um psicoterapeuta para te acompanhar nesse momento.
Olá, tudo bem?
Indico que inicies em uma psicoterapia, parece que você está com algumas ideias que estão te limitando. Por exemplo essa de que é errado você se tocar, o corpo é seu, desde que você não constranja ninguém e faça isso no privado está tudo bem. Tocar-se é um recurso importante até para entender o que te da prazer e o que você não gosta. E respondendo a sua pergunta, é sim possível que ao evitar de se aliviar dessa forma (masturbação) você acabe ficando mais irritado...
Caso você tenha interesse em compreender profundamente essas coisas em psicanálise, me coloco a disposição. Grande abraço!
Indico que inicies em uma psicoterapia, parece que você está com algumas ideias que estão te limitando. Por exemplo essa de que é errado você se tocar, o corpo é seu, desde que você não constranja ninguém e faça isso no privado está tudo bem. Tocar-se é um recurso importante até para entender o que te da prazer e o que você não gosta. E respondendo a sua pergunta, é sim possível que ao evitar de se aliviar dessa forma (masturbação) você acabe ficando mais irritado...
Caso você tenha interesse em compreender profundamente essas coisas em psicanálise, me coloco a disposição. Grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, o recomendado é que possas procurar um processo de psicoterapia para avaliar qual o grau de intensidade com o qual isso vinha acontecendo. Sem dúvidas, dependendo dessa realidade, pode sim mexer bastante com a relação de humor da pessoa, mas também investigar um pouco mais a fundo a necessidade que persiste dentro desse sintoma.
Olá, o seu problema parece-me que não é masturbar ou não masturbar, mas achar isto errado. "Se tocar" é comum. Até muitos adultos, inclusive casados "se tocam" regularmente, pois lhes dá um alívio diferente da relação sexual. Mas não se fala disso. O seu desafio parece.-me ser o de aprender a separar, na sua mente e na sua fala, a sua própria intimidade, de um lado, e a sua convivência com outras pessoas, do outro, onde o assunto se evita, simplesmente. É uma tarefa moral que pode pesar bastante, mas faz parte do crescer.
Olá. É natural se sentir confuso ou preocupado com mudanças em seu comportamento, especialmente durante a adolescência. Não é incomum experimentar diferentes emoções e descobertas que nos despertem sensações inquietantes. É importante lembrar que se sentir irritado ou estranho pode ser uma reação temporária à mudança, masturbar-se é normal, mas sabemos que ainda possam existir tabus e preconceitos. No entanto, pode ser útil conversar com um adulto de confiança, como seus pais para orientação. Se isso não for possível, peça para fazer uma consulta com um(a) psicólogo(a) Lembre-se de que é normal ter dúvidas e, buscar ajuda, é um passo corajoso para cuidar de si mesmo. Sempre à disposição. Sempre à disposição.
Olá, se você acha errado a masturbação, é porque alguém falou isso com você. Mas para a Psicologia e outras áreas da saúde isso não é verdade. Se tocar faz parte da sexualidade, e na sua idade, é muito normal. A psicoterapia seria importante para ajudá-lo a tirar essa culpa e viver sua vida sexual e as relações em geral de maneira saudável.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Primeiramente, é importante reconhecer que a adolescência é uma fase de grandes mudanças físicas, emocionais e hormonais, o que pode influenciar seu comportamento e sentimentos. A decisão de parar de se tocar pode estar relacionada à sua percepção de certo e errado, o que é natural nesse período de autodescoberta. No entanto, mudanças no comportamento, como irritação e sentimentos estranhos, podem ser reflexos de muitas coisas, incluindo estresse, pressões internas ou até o processo de amadurecimento emocional.
A psicoterapia pode ser um ótimo apoio nesse momento, ajudando você a compreender melhor essas mudanças, suas emoções e suas atitudes. Ela pode também oferecer ferramentas para lidar com esses sentimentos de forma saudável e positiva, sem que eles prejudiquem seu relacionamento com os outros. É importante lembrar que suas experiências são válidas, e buscar ajuda pode ser um passo importante para se entender melhor.
A psicoterapia pode ser um ótimo apoio nesse momento, ajudando você a compreender melhor essas mudanças, suas emoções e suas atitudes. Ela pode também oferecer ferramentas para lidar com esses sentimentos de forma saudável e positiva, sem que eles prejudiquem seu relacionamento com os outros. É importante lembrar que suas experiências são válidas, e buscar ajuda pode ser um passo importante para se entender melhor.
Olá, tudo bem?
O que você está sentindo é algo muito comum durante a adolescência, uma fase cheia de mudanças físicas, emocionais e hormonais. A irritação e o desconforto que você mencionou podem ter várias causas, incluindo as transformações naturais do seu corpo e as emoções intensas que são típicas dessa fase. Parar de "se tocar", ou seja, parar de se masturbar, pode ser um dos fatores que contribuem para essa irritação, mas é importante entender o contexto maior.
A masturbação, especialmente na adolescência, é uma forma natural de explorar o corpo e aliviar a tensão sexual, além de ser algo saudável para o desenvolvimento. Quando você interrompe algo que fazia parte da sua rotina, pode haver um acúmulo de energia sexual e emocional, que, se não for liberada, pode gerar irritabilidade e sensação de "estranheza". Isso não significa que você está fazendo algo "errado" ou que precisa voltar a se masturbar, mas sim que seu corpo está reagindo a uma mudança.
Além disso, pode ser útil refletir sobre por que você acredita que "se tocar" seja errado. Muitas vezes, essas crenças vêm de influências externas, como cultura, religião ou ideias que ouvimos de outras pessoas. No entanto, é importante lembrar que a masturbação não é algo errado ou prejudicial. Ela é uma parte normal da sexualidade humana e, quando feita de forma equilibrada, não traz malefícios físicos ou emocionais. O que importa é como você se sente em relação a isso e se está em paz com suas escolhas.
Se decidir continuar evitando a masturbação, pode ser útil encontrar outras formas saudáveis de liberar a tensão e lidar com as emoções intensas, como praticar exercícios físicos, meditação ou até mesmo encontrar um hobby que ajude a canalizar sua energia. Também é importante prestar atenção em como você se sente ao longo do tempo. Se a irritação ou as mudanças de humor continuarem ou começarem a afetar seus relacionamentos, pode ser útil conversar com um psicólogo ou um adulto de confiança sobre isso.
Você está em um momento de autodescoberta, e é normal ter dúvidas e preocupações sobre o que é "certo" ou "errado". O mais importante é cuidar de si mesmo, respeitar seus sentimentos e buscar formas de viver essa fase com equilíbrio. Se precisar conversar mais ou quiser explorar outras questões, estarei aqui para ajudar!
O que você está sentindo é algo muito comum durante a adolescência, uma fase cheia de mudanças físicas, emocionais e hormonais. A irritação e o desconforto que você mencionou podem ter várias causas, incluindo as transformações naturais do seu corpo e as emoções intensas que são típicas dessa fase. Parar de "se tocar", ou seja, parar de se masturbar, pode ser um dos fatores que contribuem para essa irritação, mas é importante entender o contexto maior.
A masturbação, especialmente na adolescência, é uma forma natural de explorar o corpo e aliviar a tensão sexual, além de ser algo saudável para o desenvolvimento. Quando você interrompe algo que fazia parte da sua rotina, pode haver um acúmulo de energia sexual e emocional, que, se não for liberada, pode gerar irritabilidade e sensação de "estranheza". Isso não significa que você está fazendo algo "errado" ou que precisa voltar a se masturbar, mas sim que seu corpo está reagindo a uma mudança.
Além disso, pode ser útil refletir sobre por que você acredita que "se tocar" seja errado. Muitas vezes, essas crenças vêm de influências externas, como cultura, religião ou ideias que ouvimos de outras pessoas. No entanto, é importante lembrar que a masturbação não é algo errado ou prejudicial. Ela é uma parte normal da sexualidade humana e, quando feita de forma equilibrada, não traz malefícios físicos ou emocionais. O que importa é como você se sente em relação a isso e se está em paz com suas escolhas.
Se decidir continuar evitando a masturbação, pode ser útil encontrar outras formas saudáveis de liberar a tensão e lidar com as emoções intensas, como praticar exercícios físicos, meditação ou até mesmo encontrar um hobby que ajude a canalizar sua energia. Também é importante prestar atenção em como você se sente ao longo do tempo. Se a irritação ou as mudanças de humor continuarem ou começarem a afetar seus relacionamentos, pode ser útil conversar com um psicólogo ou um adulto de confiança sobre isso.
Você está em um momento de autodescoberta, e é normal ter dúvidas e preocupações sobre o que é "certo" ou "errado". O mais importante é cuidar de si mesmo, respeitar seus sentimentos e buscar formas de viver essa fase com equilíbrio. Se precisar conversar mais ou quiser explorar outras questões, estarei aqui para ajudar!
Olá! É importante questionar essa ideia de que "se tocar" é algo errado. Na verdade, é completamente saudável e normal explorar a própria sexualidade, especialmente na adolescência, uma fase de autoconhecimento e mudanças. A masturbação é uma forma natural de lidar com a própria sexualidade e pode ser uma maneira de relaxar e reduzir o estresse. O fato de você ter interrompido esse comportamento e estar se sentindo irritado e estranho pode ser mais um reflexo das tensões internas que surgem ao tentar reprimir algo natural do que de qualquer outro motivo.
Se você está se sentindo incomodado com seus sentimentos ou com a ideia de se tocar, pode ser interessante refletir mais profundamente sobre o que essa repressão está gerando em você. Um abraço, Vinícius.
Se você está se sentindo incomodado com seus sentimentos ou com a ideia de se tocar, pode ser interessante refletir mais profundamente sobre o que essa repressão está gerando em você. Um abraço, Vinícius.
Olá! Primeiro, quero te parabenizar pela sua coragem em falar sobre isso. É muito importante poder conversar sobre o que a gente sente, especialmente em fases de tantas mudanças como a adolescência.
O que você está vivendo é mais comum do que parece. Durante a adolescência, o corpo passa por transformações físicas, hormonais e emocionais muito intensas — e é natural que, em alguns momentos, você se sinta confuso, irritado ou até mesmo "estranho". Isso não significa que há algo de errado com você.
A masturbação, por si só, não é algo errado. É uma prática comum, que pode fazer parte do autoconhecimento do corpo e das emoções. Algumas pessoas escolhem parar por motivos pessoais ou religiosos — e tudo bem — mas o importante é compreender que deixar de se masturbar não deve causar culpa, medo ou sofrimento emocional. Se isso está te deixando mais irritado ou ansioso, talvez o que esteja afetando seu bem-estar não seja a prática em si, mas a forma como você está se sentindo em relação a ela.
Na Gestalt Terapia, valorizamos muito o autoconhecimento e o contato com as emoções. Quando você se permite sentir, questionar e procurar ajuda, como está fazendo agora, já está dando um passo muito importante para se cuidar.
Você não precisa enfrentar isso sozinho. Conversar com um psicólogo pode te ajudar a entender melhor esses sentimentos, sem julgamentos. Também é importante que, se possível, você compartilhe com um adulto de confiança o que está sentindo — alguém que possa te apoiar na busca por esse cuidado.
Você está se preocupando com seu bem-estar e com seus relacionamentos. Isso mostra maturidade. Continue se cuidando e buscando compreender seus sentimentos. Com apoio e escuta adequada, tudo pode se tornar mais leve.
O que você está vivendo é mais comum do que parece. Durante a adolescência, o corpo passa por transformações físicas, hormonais e emocionais muito intensas — e é natural que, em alguns momentos, você se sinta confuso, irritado ou até mesmo "estranho". Isso não significa que há algo de errado com você.
A masturbação, por si só, não é algo errado. É uma prática comum, que pode fazer parte do autoconhecimento do corpo e das emoções. Algumas pessoas escolhem parar por motivos pessoais ou religiosos — e tudo bem — mas o importante é compreender que deixar de se masturbar não deve causar culpa, medo ou sofrimento emocional. Se isso está te deixando mais irritado ou ansioso, talvez o que esteja afetando seu bem-estar não seja a prática em si, mas a forma como você está se sentindo em relação a ela.
Na Gestalt Terapia, valorizamos muito o autoconhecimento e o contato com as emoções. Quando você se permite sentir, questionar e procurar ajuda, como está fazendo agora, já está dando um passo muito importante para se cuidar.
Você não precisa enfrentar isso sozinho. Conversar com um psicólogo pode te ajudar a entender melhor esses sentimentos, sem julgamentos. Também é importante que, se possível, você compartilhe com um adulto de confiança o que está sentindo — alguém que possa te apoiar na busca por esse cuidado.
Você está se preocupando com seu bem-estar e com seus relacionamentos. Isso mostra maturidade. Continue se cuidando e buscando compreender seus sentimentos. Com apoio e escuta adequada, tudo pode se tornar mais leve.
Ei..
- Interessante o seu caso. O que posso recomendar nesse momento é que procure seus cuidadores e tente se abrir um pouco com eles/elas.
- Tente identificar em que momentos você tem manifestado esses sintomas e quais seriam alternativas que te deixariam melhor. Por exemplo, você foi abusado em uma determinada situação, mas quais poderiam ser outros comportamentos seus?
- Caso queira nos mandar mais detalhes e perguntas, ficarei feliz em responder.
Abraços
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.