Bom dia! Autista com síndrome de Asperger leve pode ser piloto de aviação civil?

17 respostas
Bom dia! Autista com síndrome de Asperger leve pode ser piloto de aviação civil?
A síndrome de Asperger é um transtorno do espectro autista (TEA) caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social, bem como interesses restritos e comportamentos repetitivos. Em geral, as pessoas com Asperger têm habilidades intelectuais normais ou acima da média.

Existem pessoas com Asperger que conseguem seguir carreiras profissionais, incluindo a aviação civil. No entanto, é importante lembrar que as necessidades de cada indivíduo são únicas e que existem desafios específicos que podem surgir para alguém com Asperger que deseja seguir essa carreira.

Conforme as regulamentações da aviação civil, as pessoas com condições médicas, incluindo o autismo, são avaliadas individualmente para determinar se conseguem cumprir os requisitos necessários para serem pilotos de aviação civil. As pessoas com autismo, incluindo Asperger, são avaliadas, sendo individualmente verificado se há algum tipo de condição que possa impedir ou prejudicar o desempenho do piloto. Além disso, as regulamentações da aviação civil também exigem que os pilotos consigam lidar com situações de estresse e pressão, que possam comunicar-se eficazmente com outros membros da tripulação e os controladores de tráfego aéreo.

Em resumo, uma pessoa com síndrome de Asperger leve pode ser piloto de aviação civil, mas é importante que sejam realizadas avaliações individuais e que sejam consideradas as necessidades e desafios específicos dessa pessoa. Além disso, é necessário cumprir todos os requisitos regulamentares para ser um piloto de aviação civil.

Oi. Se ele tiver atenção e hiper foco para tal, após uma análise do departamento. De qq forma, existem muitas habilidades que não são inatas e que podem ser ensinadas, mesmo para quem tem o espectro autista. Desta forma, não se sinta sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 125
Se ele for capaz de demonstrar competência e habilidade naquilo que é proposto, sim. Mas cabe analisar se tal diagnóstico foi dado por algum profissional ou foi "carimbado" por informações de internet.
Prezado, uma pessoa com síndrome de Asperger leve pode ser piloto de aviação civil, mas é importante que sejam realizadas avaliações individuais e que sejam consideradas as necessidades e desafios específicos dessa pessoa. Isso depende muito do enquadramento da síndrome Leve, moderada ou grave, mas em geral é possível sim. Será necessário uma adaptação à função como em qualquer outra profissão mas como a síndrome mantém preservada a questão cognitiva é possível. Tudo caminha para o melhor, forte abraço!
Olá
O treinamento para piloto de aviação civil ou militar é sempre muito exigente. Se a pessoa em questão deseja muito fazer isso, a primeira providência é uma boa psicoterapia com enfoque no autoconhecimento a fim de desenvolver o autocontrole, empatia (no nível possível) e outras habilidades que garantam uma boa preparação na profissão. Boa sorte!
Olá! Fico feliz em ver você sonhando! É possível sim participar do treinamento, porém se prepare emocionalmente para isso. Além do seu médico responsável te acompanhando, é necessário também um psicólogo nesse processo. Estou a disposição! Boa sorte!
É possível Sim! É preciso uma avaliação psicológica para melhorar o aprofundamento.
Olá ! O termo Síndrome de Asperger foi substituído por nível 1 do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nível 1 significa que é um quadro mais leve e funcional do espectro, sem necessidade de apoio para realizações de tarefas do dia-a-dia, a necessidade de suporte está mais para atividades sociais (a qual podem ser desenvolvidas com terapia cognitiva ou comportamental). Tal condição não afeta o desempenho de atividades laborais, a não ser talvez no caso, que possua um Transtorno de Processamento Sensorial (TPS) de hipersensibilidade auditiva, que poderia tornar a atividade dolorosa visto que o avião faz muito barulho (mas mesmo assim, se a pessoa gostar muito, pode encontrar alternativas como abafadores auditivos). E se tal profissão for um hiperfoco, há grandes chances de ser um piloto incrível.
De qualquer maneira é importante avaliação com psicólogo e psiquiatra que domine o assunto para auxiliar em qualquer dificuldade. Lembrando que o TEA é um espectro e não manifesta igual para todo mundo.
Qualquer coisa estou à disposição.
Bom dia! Tudo bem?

Apesar de os Transtornos referentes ao Espectro Autista impactarem em diversos âmbitos na vida do paciente, principalmente em questões sociais, é, sim, possível que a pessoa diagnosticada siga quaisquer carreiras e profissões. Mas acima de tudo, é importante que as dificuldades relacionadas com o transtorno sejam sejam acompanhadas por profissionais especialistas, como os psicólogos, que trabalham com comportamentos, emoções e as dificuldades adaptativas a diversas situações.
Então, sim, com acompanhamento do transtorno e dedicação, é sim, possível ser não apenas piloto de aeronaves, assim como quaisquer outras profissões.

Espero ter ajudado, estou à disposição.

Abraço!
Bom dia, tudo bem?

Uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista leve, tem condições de ser piloto de avião, desde que ele tenha habilidades na fase adulta para exercer a profissão e tenha recebido as estimulações especializadas e necessárias na infância /adolescência. A estimulação precoce qualificada, minimizam e muito, as dificuldades de interação social, comunicação, comportamento e autonomia na fase adulta, preparando o indivíduo para o mercado de trabalho e para viver em sociedade.
Qualquer dúvida, estou a disposição!!
Autista PODE SER O QUE ELE QUISER, antes de ser AUTISTA vc é uma pessoa com limitações e qualidades, se vai ser fácil ou não já é uma outra questão... se vc tem habilidades ligadas a área pretendida e consegue se relacionar SOCIALMENTE bem o suficiente para passar por todo o processo de qualificação e estudos, vá em frente... as dificuldades podem exigir acompanhamento médico, psicológico e emocional (familiares principalmente), mas se esse é seu sonho, tente !!!
Olá! Contribuindo aqui com os colegas que já responderam sua pergunta, É importante ressaltar que as habilidades e capacidades de cada indivíduo são únicas e podem variar amplamente. Quanto a seguir a carreira de piloto de aviação civil, há requisitos específicos estabelecidos pelas autoridades aeronáuticas que incluem critérios de avaliação médicos e psicológicos rigorosos. É recomendável verificar diretamente com as autoridades ligadas à essa atividade profissional, para determinar se há quaisquer restrições ou requisitos adicionais para pessoas com autismo e síndrome de Asperger. Em qualquer caso, é sempre importante buscar apoio profissional e aconselhamento para ajudar a avaliar as opções de carreira e tomar decisões que vão atender seus desejos profissionais e de vida.
Claro que pode; O TEA não é impedimento para nenhuma profissão.
Sim, autistas com síndrome de Asperger leve podem ser pilotos de aviação civil. No entanto, eles devem cumprir os mesmos requisitos de qualificação e habilidades que qualquer outro piloto. Além disso, eles devem passar por um exame médico para certificar que estão aptos para pilotar.
Olá, tem sim. O objetivo do diagnóstico é te dar uma resposta para você entender seus comportamentos, mas não tem como foco vedar suas necessidades e vontades. Sugiro você trabalhar em Psicoterapia sobre isso e caso haja alguma habilidade que seja necessário trabalhar, que você procure por desenvolver essas habilidades, assim como qualquer pessoa. Abraço!
Isso depende das regulamentações locais e das habilidades individuais do candidato. Algumas jurisdições estão revisando políticas para considerar habilidades individuais, mas é essencial que o piloto possua habilidades de comunicação, gerenciamento de estresse e tomada de decisões, além de atender aos requisitos de segurança. A avaliação individualizada é crucial para determinar a adequação de cada pessoa para essa carreira. Atenciosamente. Ana Garcia. Psicóloga.
Olá,
O desejo de uma pessoa por uma certa profissão é o que vai impulsioná-la a desenvolver recursos e habilidades para tal. No caso da pessoa com diagnóstico de Asperger, serão avaliadas as comorbidades que possa ter, neste diagnóstico, assim como as características singulares que sejam pré-requisitos para a profissão. É sempre bom acompanhar as mudanças na legislação, pois elas podem ser norteadoras, neste processo.
Psicanalista e Psicóloga Marcia Schaly