Bom dia. Meu nome é Marcos e gostaria de saber se Produtos 0% lactose podem provocar o câncer?

8 respostas
Bom dia. Meu nome é Marcos e gostaria de saber se
Produtos 0% lactose podem provocar o câncer?
 Carlos Raiol
Nutricionista
Brasília
De forma alguma, Marcos. Não há diferenças da versão tradicional do produto, além da inclusão da enzima lactase para a quebra da lactose, que é a dificuldade para as pessoas que são intolerantes. Não há nada que possa aumentar o risco de câncer presente nesses alimentos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Vanessa Giglio
Nutricionista
São Paulo
Boa tarde, esses produtos não provocam câncer, são feitos para os intolerantes à lactose.
Dra. Priscila Decarli
Nutricionista
Cachoeirinha
Olá! Não há nenhuma comprovação cientifica em relação a isso.
 Aline Lima
Nutricionista
Rio de Janeiro
Olá! A versão sem lactose de produtos derivados do leite é a segura, não causam nenhuma deficiência ou prejuízos ao paciente. A única substância retirada é a lactose. Como quem tem intolerância não absorve a lactose e os produtos sem lactose não carecem de outras fontes de açúcares, então não há, de fato, problema algum em consumi-los. Além disso, as marcas de laticínios precisam levar à risca o processo de produção, prezando sempre pela segurança e saúde dos usuários. É importante frisar que o nível de restrição alimentar varia de acordo com intensidade de cada caso, e portanto, é fundamental a avaliação de um profissional capacitado. Abraços!
Dra. Bárbara Mallagutti
Nutricionista
Campinas
Olá! Não há comprovações sobre isso.
 Heloisa Cabreira
Nutricionista
Rio de Janeiro
Bom dia, Marcos! Produtos 0% lactose não provocam câncer. Eles são formulados para atender pessoas com intolerância à lactose, contendo a enzima lactase ou removendo a lactose, o açúcar natural do leite. Até o momento, não há evidências científicas que associem esses alimentos ao desenvolvimento de câncer. Por outro lado, é importante manter uma alimentação equilibrada e evitar o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, que podem estar relacionados ao aumento de riscos de doenças, incluindo o câncer. Se tiver mais dúvidas ou preocupações sobre sua alimentação, estou à disposição para ajudar!
Dr. Gabriel Ferreira
Nutricionista
Rio de Janeiro
Produtos zero lactose não oferecem risco algum, pois apenas contêm a enzima lactase, que auxilia na digestão do açúcar do leite. Sua dúvida pode ter sido outra: Muitas pessoas se preocupam com a relação entre adoçantes artificiais (como o aspartame) em produtos zero calorias e o câncer. No entanto, é importante entender os fatos antes de tirar conclusões precipitadas. Produtos zero calorias, que utilizam adoçantes artificiais, são frequentemente estudados por possíveis impactos na saúde. O aspartame é composto por ácido aspártico, fenilalanina e metanol. Quando ingerido, ele se decompõe em pequenas quantidades de metanol que no fígado pode se transformar em formaldeído, uma substância considerada potencialmente cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso gera preocupações, principalmente com o consumo frequente e em grandes quantidades. Em 2023, a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC), ligada à OMS, classificou o aspartame como "possivelmente cancerígeno para humanos" (Grupo 2B), o que significa que há algumas evidências, mas ainda não são conclusivas o suficiente para que o adoçante seja proibido. Testes em animais indicam que o consumo excessivo de adoçantes pode aumentar o risco de câncer em certos órgãos, mas ainda faltam provas definitivas em humanos. Por outro lado, existem hábitos muito mais comprovadamente prejudiciais à saúde, como o consumo frequente de frituras e carne vermelha em excesso, rotinas de sono ruins ou trabalhos noturnos que afetam o equilíbrio hormonal, além do tabagismo, consumo excessivo de álcool e sedentarismo. Portanto, embora o aspartame ainda gere dúvidas, ele não foi comprovadamente cancerígeno, mas é recomendável evitar o consumo excessivo e dar preferência a alimentos naturais. Se necessário, pode-se optar por adoçantes considerados mais seguros, como stevia, xilitol ou eritritol. No fim das contas, manter uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis é muito mais relevante para a saúde do que focar em um único ingrediente isolado.
 Rachel Franco
Nutricionista
Rio de Janeiro
Busque atendimento nutricional adequado e tratado com individualidade. Estou disponível para agendamento de consulta.

Especialistas

Kelton Silva Sena

Kelton Silva Sena

Generalista

Taubaté

Mariana Scarlatelli

Mariana Scarlatelli

Gastroenterologista

Vitória

Juliana Rosseto

Juliana Rosseto

Gastroenterologista

Boa Vista

Alessandro Theisen Fischer

Alessandro Theisen Fischer

Gastroenterologista

Santa Maria

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Andre Luiz Neto Fontoura

Andre Luiz Neto Fontoura

Endocrinologista, Médico clínico geral, Pediatra

Cabo Frio

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 462 perguntas sobre Intolerância a lactose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.