Bom dia ! Tenho 01 filho de 09 anos ( filho único ), ultimamente tenho notado ele muito ansioso e

15 respostas
Bom dia !

Tenho 01 filho de 09 anos ( filho único ), ultimamente tenho notado ele muito ansioso e nervoso, fica nervoso a toa, que especialista devo procurar?
Esses sintomas que vc relata mãe,as vezes enquanto mãe de filho único toma uma proporção maior do que realmente é, pelo fato de que toda nossa atenção está nesse filho único.
Mas leve seu filho para um bom psicólogo experiente,é esse fará uma avaliação.Se for o caso de encaminhamento tbm para outro profissional,o pscologo fará com certeza.

Num primeiro momento tente conversar com o pediatra sobre os seus relatos e deixe que ele, como médico, observe e realize exames necessários.
Pelo seu relato me parece que talvez você esteja um pouco ansiosa, afinal ele é um bebê e filho único, ser mãe é realmente uma experiência difícil.Não tenha pressa com seu filho e entenda como é medonho ser responsável por um ser tão pequeno. Quem sabe você possa buscar um bom psicólogo para acalmar sua ansiedade.
Busque ajuda para ambos, mas tente se identificar com seu filho, entender os motivos dele, sentimentos, medos e angústias.
Acho que você poderia procurar um bom psicologo(a). Que poderá fazer uma avaliação sobre essa ansiedade, como também poderá lhe ajudar a tirar suas dúvidas sobre o próprio processo de desenvolvimento da criança.
A procura de um psicólogo realmente lhe ajudará a entender o porquê dessa ansiedade, e diagnosticar se realmente ela existe e em quais momentos fica mais evidente, às vezes pode ser algo pontual e fácil ser resolvido. Um bom profissional trabalhará em conjunto com a família nesse caso.
Procure um psicólogo! Pode estar acontecendo algo com ele que ele não sabe como dizer, tem vergonha e etc. Esse psicólogo, através de técnicas próprias da psicologia, pode acessar esse mundo subjetivo da criança para entender o que está acontecendo, e a partir disso, trabalhar com a criança e com os pais para que a criança possa se sentir melhor.
Olá nesses casos é fundamental procurar um psicólogo que poderá fazer uma avaliação e orientação familiar.
Atente-se também a idade e as fases de maturidade de seu filho. Conversar com os professores e coordenadores da escola podem complementar o seu parecer. Questione a mudança de comportamento em outros ambientes também.
Até mais.
Olá! Procure um/a psicólogo/a, esse profissional fará uma entrevista inicial com os pais e com a criança (junto com a criança ou não, depende da maneira de atuação do profissional) e dará continuidade, se for o caso, com alguns atendimentos para realizar o psicodiagnóstico. Ao final dará uma devolutiva à família, juntamente com as orientações necessárias e irá encaminhar, se for o caso, para ludoterapia, que também é realizada pelo/a psicólogo/a. Há casos em que a necessidade é de orientação aos pais/família, não sendo preciso a ludoterapia.
Espero ter ajudado. Abraço!
Qualquer problema começa com um detalhe que não valorizamos e deixamos passar. Buscar esclarecimento é o melhor recurso. Se você já conversou com seu filho sobre o que percebe nele, se já verificou na escola como está o comportamento/rendimento, e não ficou satisfeita, o melhor é informar seu filho que você ainda quer saber o que está acontecendo para cuidar mais dele e que gosta de fazer isso por ele. Perguntar-lhe se pode te ajudar nisso, pois ele precisa saber o que você está pensando e que precisa de ajuda. Observar a reação dele, o que ele fala. Procurar um psicólogo para realizar uma avaliação e receber orientação.
Você deveria procurar um psicólogo (a) de sua confiança, para que seu filho seja avaliado e diagnosticado.
Estas sessões serão com a criança e algumas sessões com os pais para que haja uma orientação falar.
A primeira sessão será com a família e com ou sem a criança (depende do profissional).
Ao final das sessões demarcadas pelo psicólogo será dado uma devolutiva aos pais sobre a avaliação e o diagnóstico.
Abraço.
Olá,
acho que num primeiro momento você poderia estar conversando com o seu filho para tentar entender a situação. Mas também é muito importante procurar ajuda de um psicólogo, que fará uma avaliação com a criança e seus familiares. Dessa forma, o profissional poderá estar dando um diagnóstico e orientação aos pais, em relação ao comportamento apresentado pelo filho.
Att,
Juliana Cozzolino.
Olá!!
Toda mudança no comportamento pode ser bem relevante, em qualquer idade, mas principalmente na infância. Penso ser de extrema importância que procure um psicólogo. Este profissional certamente poderá ajudar!
Estou a disposição!
Olá. Você tem notado algumas alterações no comportamento do seu filho, que podem ser por diversos motivos, desde mudanças escolares, de rotina, problemas familiares, dificuldades na escola, com amigos, etc... um psicólogo especializado no tratamento de crianças pode auxiliar, inicialmente por meio de uma entrevista com você, avaliando aspectos do desenvolvimento, família, relacionamentos e depois, com um trabalho com seu filho, por meio de atividade lúdicas e brincadeiras. Na terapia, ele poderá tanto expressar esses sentimentos, quanto aprender a lidar com os motivos que o afligem. Além disso, o psicólogo também fará entrevistas periódicas com você para orientação e devolutivas. O pediatra, se tiver atenção para a parte comportamental, também pode passar algumas orientações, mas nem todos atendem nessa vertente. A escola também pode ser um canal de ajuda, caso você note que tais comportamentos teriam relação com os estudos...
Uma (um) psicóloga (o). Mas não o obrigue a ir. Observe qual profissional seu filho se sentiu bem. Assim o tratamento pode gerar bons frutos.
Olá!

Primeiramente busque conversar com seu filho sobre o que ele vem sentindo. Muitas vezes as crianças vivem situações emocionalmente difíceis e que tem dificuldades de externalizar verbalmente. Converse com ele e veja inclusive como ele recebe a ideia de ter uma ajuda profissional para viver esse momento.

Caso ele esteja aberto, busque um profissional psicólogo que atenda crianças. É importante que o acompanhamento dele possa estar atrelado à você e se necessário aos demais familiares e até à escola. Um bom profissional irá traçar esse plano de acompanhamento junto com vocês.

Boa sorte e qualquer outra dúvida estou à disposição.
Forte abraço.
Antes de tudo, busque um diálogo com o seu filho e procure saber o que está acontecendo. Após esse primeiro momento se for alguma coisa grave e que você na sua função de mãe ou de pai não consiga ter ferramentas simbólicas para ajudar, busque um apoio psicológico, sempre mantendo o seu filho ciente de tudo. Se for levá-lo ao psicólogo pela primeira vez, é importante falar sobre isso com ele, dizer que será uma ajuda que só servirá com o intuito de ajudá-lo.
Um outro ponto importantissimo é saber como está a vida escolar dele, as vezes pode estar ocorrendo alguma coisa ele está reprimindo algo. De qualquer forma, o diálogo entre você e ele é o primeiro ponto a se atentar antes de qulaquer ajuda psicólogica.
Cuidem-se!