Bom dia! Tive uma alteração considerável de TSH, t4 e aumento de Prolactina por pouco mais de 1 ano

2 respostas
Bom dia!
Tive uma alteração considerável de TSH, t4 e aumento de Prolactina por pouco mais de 1 ano e o último exame que fiz com apenas 3 meses de diferença deu tudo normal... Isso é possível?
Boa noite,
É possível que ocorram alterações transitórias em exames hormonais. Mas precisam ser avaliadas e investigadas todas as causas possíveis para tais alterações.

Bom dia! Sim, é possível observar alterações significativas nos níveis de TSH, T4 e prolactina em um intervalo de tempo relativamente curto, como os 3 meses mencionados. Vários fatores podem influenciar essas mudanças, incluindo tratamento médico, ajustes na dieta e no estilo de vida, resolução de condições de estresse ou mesmo a normalização natural do corpo após um período de desequilíbrio.

O TSH (hormônio estimulante da tireoide) e o T4 (tiroxina livre) são indicadores chave da função tireoidiana. Alterações nesses níveis podem refletir mudanças na saúde da tireoide ou na maneira como o corpo está regulando os hormônios tireoidianos. Por exemplo, condições como hipotireoidismo (função tireoidiana baixa) ou hipertireoidismo (função tireoidiana alta) podem afetar esses hormônios. O tratamento adequado ou a resolução de fatores desencadeantes podem levar à normalização desses níveis.

A prolactina é um hormônio produzido pela glândula pituitária, e seus níveis podem ser influenciados por diversos fatores, incluindo estresse, certos medicamentos e condições de saúde subjacentes. Um aumento na prolactina pode, em alguns casos, ser temporário e resolver-se sem intervenção específica, ou pode ser tratado eficazmente uma vez identificada a causa subjacente.

A normalização dos níveis de TSH, T4 e prolactina pode ser um sinal positivo de que seu corpo está retornando ao equilíbrio ou que o tratamento ou as mudanças que você fez estão sendo eficazes. No entanto, é importante continuar monitorando esses níveis através de exames regulares, conforme recomendado pelo seu médico. Isso ajudará a garantir que os níveis permaneçam dentro de uma faixa saudável e a identificar rapidamente quaisquer novas alterações que possam necessitar de atenção.

Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre as flutuações nos seus resultados de exames, é aconselhável discuti-las com seu médico. Eles podem fornecer insights específicos baseados em seu histórico médico completo, tratamentos atuais e qualquer outro fator que possa estar influenciando sua saúde hormonal. Manter uma comunicação aberta com seu médico é crucial para o manejo eficaz de sua saúde.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.