Bom dia ultimamente quando penso na palavra dormir me causa um misto de sensações ruins , já estou e

14 respostas
Bom dia ultimamente quando penso na palavra dormir me causa um misto de sensações ruins , já estou em tratamento psiquiátrico e psicológico porém tem 5 meses que isso não passa . O que devo fazer ?
Olá, eu imagino o quanto isso deve estar te incomodando no momento, o ideal é conversar com esses profissionais que estão te acompanhando, abra essas questões com eles para receber orientações, se isso já foi feito o ideal é conversar sobre sua percepção sobre a evolução do acompanhamento para perceber o que pode estar causando isso, bem como identificar o pq e de onde vem esse misto de sentimentos mencionados. Espero que fique tudo bem!

Olá concordo com a colega, se você está em acompanhamento é muito importante levar para eles a queixa de que os sintomas não tem reduzido e buscar novos caminhos para o seu tratamento.
Em muitos casos dar aos profissionais um feedback, contribui para sucesso do seu tratamento.
Concordo com as colegas!! Se você ainda não experimentou algum tipo de relaxamento seria interessante, a prática ajuda muito! Também a prática do mindefulness. Espero ter contribuído e desejo sucesso em seu tratamento. Abs
Boa tarde
É importante conversar com o seu psiquiatra e psicólogo sobre esse problema que você está enfrentando. Eles poderão avaliar a situação e fazer ajustes no seu tratamento, caso seja necessário.
Além disso, existem algumas estratégias que você pode tentar para ajudar a melhorar a sua relação com o sono:
- Crie um ritual antes de dormir que possa ajudar a relaxar, como tomar um banho quente ou ler um livro;
- Evite estimulantes como cafeína algumas horas antes de dormir;
- Mantenha uma rotina de sono regular, indo para a cama e acordando nos mesmos horários todos os dias;
- Tente usar técnicas de relaxamento, meditação ou visualização. Existem vários aplicativos com exercícios e práticas guiadas.
Se comprometa com voce, o que voce faria ou deixaria de fazer para melhorar a qualidade do seu sono?
Lembre-se de que o tratamento para transtornos psiquiátricos pode levar tempo para surtir efeito e cada pessoa responde de forma diferente. É importante não desistir do tratamento e dar tempo para que ele possa funcionar.
Espero ter contribuido de alguma forma
Converse com os dois especialistas que estão te tratando e coloque todas suas dúvidas.
Boa tarde!
Que bom que você já está em acompanhamento, é indispensável mantê-lo com comprometimento.
Essa demanda em especial é interessante trabalhar com o seu psicólogo, para buscar entender se houve algum evento que contribuiu com esse medo. Na terapia pode ser abordado alguns recursos para diminuir a tensão e proporcionar relaxamento.
Olá! Primeiro gostaria de lhe parabenizar não apenas por trazer sua questão tão abertamente, mas também por já ter entendido a importância de se comprometer com o alívio do seu sofrimento, através da busca por especialistas competentes, em diferentes áreas. Contudo, talvez seja necessário também manter em mente que todo trabalho terapêutico é um processo. E, como tal, precisa de tempo para obter resultados mais efetivos. E, nesse sentido, o caminho vai se abrindo ao longo do seu caminhar, para que antigas perspectivas se dissipem e você possa, então, ressignificar o que lhe fazia mal. Espero ter ajudado!
Olá! Primeiramente, devo ressaltar a importância de continuar o tratamento. A conversa com o psiquiatra é importante para avaliar a medicação e talvez tenha que realizar alguma adequação. Lembrando que a medicação irá ajudar somente nos sintomas e não na causa do problema. Por isso, é importante continuar o tratamento com o psicólogo. Conversar com ele sobre seus sentimentos, sintomas e pensamentos, assim poderá avaliar e propor algumas técnicas. A higiene do sono, técnicas de relaxamento, aquisição de novos hábitos como leitura podem ajudar para conseguir ter uma boa noite de sono.
Olá! Comece por perceber quais são os pensamentos que passam pela sua mente, esses pensamentos influenciam no que sente. Leve isso aos profissionais que estão te acompanhando.
Tente a higiene do sono:
- Crie uma rotina de sono. Procure deitar e levantar no mesmo horário todos os dias.
- Evite o consumo de bebidas com cafeína por pelo menos horas antes de deitar, eles são estimulantes e isso pode dificultar o sono.
- Evite o consumo de bebida alcoolica, pode até ajudá-lo a dormir, mas algumas horas depois agem como estimulantes aumentando a frequência do despertar.
- Só vá para cama quando estiver com sono. Se ficar deitado mais de minutos sem adormecer levante e vá ler um livro ou ouvir uma música tranquilo até se sentir sonolento.
Se seu psicólogo for da abordagem Terapia Cognitivo Comportamental tem um protocolo para insônia se for esse seu caso.
Olá! Imagino o quanto essa situação esteja comprometendo a sua qualidade de vida. Como você já está em acompanhamento, é importante dialogar sobre isso com os profissionais que te acompanham e dizer que os sintomas não tem diminuído. Talvez o direcionamento do tratamento pode ser modificado, como as medicações, caso tenha usado alguma, além das estratégias usadas na psicoterapia. Um sono de qualidade é essencial para a saúde e bem estar de qualquer indivíduo. Manter uma rotina regular, horário definido para se deitar e levantar, desligar os aparelhos eletrônicos (como tv e celular) na hora de dormir, praticar atividades físicas e evitar a ingestão de alimentos calóricos, estimulantes (café) ou com muita açúcar antes de se deitar podem auxiliar na questão do sono. Contudo, é importante mencionar que alguns quadros de saúde mental podem deixar a pessoa muito agitada ou com insônia, por exemplo, episódios de mania ou hipomania, mas somente a avaliação psicológica com um profissional qualificado pode auxiliar a identificar e diagnosticar essas alterações que podem estar relacionadas a transtornos de humor ou transtornos de personalidade. Desejo melhoras!
Olá, imagino o quanto isso deve estar sendo angustiante e afetando sua qualidade de vida. É importante descrever um pouco mais sobre como são essas sensações mistas, como isso começou (incluindo como era sua rotina há 5 meses atrás), se alguma coisa mudou nesse período e como isso está afetando seu sono (atrasando o início do sono, causando despertar repentino, impedindo que durma por dias, desencadeando pesadelos, etc). Essas questões podem ser tratadas (se já não foram) com os profissionais que te acompanham ou com um novo profissional. De qualquer forma, é importante que você ofereça feedback ao psiquiatra e ao psicólogo, tanto para testar nova medicação quanto para utilizar novas técnicas durante a terapia. Já foi um grande passo você buscar ajuda, espero que te ofereçam uma escuta e estejam dispostos a mudar a prática até que ela se adeque às suas necessidades.
Olá! As vezes parece besteira, mas não custa lembrar que fazer terapia e ir no psiquiatra não é sinônimo de estar fazendo um tratamento adequado. Os profissionais que você escolheu são bons? Você está trabalhando este problema em sessão de terapia? Têm tido orientações e têm seguido elas? Tudo isso influencia e deve ser avaliado. Espero que tudo se resolva logo, abraço!
É importante que você continue comunicando essas sensações ao seu psiquiatra e psicólogo, pois eles podem fornecer orientação mais direcionada e ajustar o tratamento se necessário. Sensações negativas associadas a palavras ou ações podem ser parte de processos cognitivos complexos, e sua equipe de saúde mental pode ajudar a explorar e compreender melhor essas sensações.

Além disso, considere compartilhar essas preocupações de forma mais específica com seus profissionais de saúde mental. Eles podem querer explorar o contexto dessas sensações, como elas se manifestam e se relacionam com outros aspectos de sua saúde mental. Quanto mais informações você puder fornecer, mais eficazmente eles poderão ajudar a entender e lidar com essas sensações.
Oiê. realmente você procurou o caminho certo, a combinação psiquiatria e psicologia devem sim te ajudar neste processo que está te trazendo tanto desconforto. É comum que se tenha medo de sentir medo quando o desconforto é muito grande e você já sabe que aquilo que passou é muito ruim, talvez possa fazer uma espécie de diário para ter o registro e verificar realmente se está tendo melhora ou se aquele sintoma está estacionando. Isto pode ajudar o psicólogo e o psiquiatra, mas converse com seu psicólogo antes para ver se ele concorda, poque a técnica a ser usada depende da abordagem. Alguns apps de meditação são bons para o corpo voltar a calma e você se fixar no aqui e agora, pode começar com meditações guiadas de 3/5 minutos, mas tudo isto são sugestões que deve levar ao seu profissional porque ele tem um plano terapêutico, inclusive que sente que não está evoluindo. Um grande abraço