caso a pessoa com tdah nao for tratado o que acontece?

17 respostas
caso a pessoa com tdah nao for tratado o que acontece?
O DTAH, não tratado, implica numa qualidade de vida instável em todos os sentidos. O ideal é fazer uma consulta psiquiatra para o auxílio medicamentoso e a psicoterapia continua.

Prezado,
Caso a pessoa com TDAH não se trate ela irá continuar a conviver com os sintomas da doença. Que podem ser , por exemplo: dificuldade de concentração, dificuldade de organização, dificuldade de organizar tarefas e atividades, dificuldade de foco em estímulos prazerosos, agitação psicomotora, interrupção e intromissão em conversas e atividades, entre outros sintomas que o portador deste transtorno pode apresentar. Espero ter esclarecido sua dúvida.
Olá! O TDAH causa prejuízos em diversas áreas da vida (desenvolvimento social, cognitivo e também emocional). O tratamento em TDAH consiste em ajudar o paciente a criar estratégias saudáveis para lidar com os problemas enfrentados, sendo assim, ao não tratá-lo o paciente perderá a possibilidade de manter uma vida mais adaptável e saudável.
Espero ter lhe ajudado, e caso surjam novas dúvidas, coloco-me a disposição para lhe ajudar.
Abraços.
O tratamento para o portador do transtorno TDAH é FUNDAMENTAL para uma melhor qualidade de vida seja da criança que passa pelo tratamento ou do adulto que nunca começaram a se tratar.
Dificuldades para relacionar-se, problemas no trabalho, sentimentos de inferioridade, ansiedades constantes, outras comorbidades como depressao e ansiedade generalizada, não conseguir se planejar, sempre procrastinar, são alguns dos sintomas do transtorno. Com relação à baixa auto estima e sensação de incapacidade, estas também são fruto da fala de outros referindo-se ao portador como pessoa relaxada, preguiçosa, desatenciosa. Por aí você pode avaliar o quanto é importante buscar tratamento.
Criancas e adultos sofrem verdadeiramente e sem o tratamento isso pode ser indefinidamente.
Contacte-nos
Se a pergunta vem no sentido de saber se o suposto "tdh" evoluirá para outra "coisa" ou se tornar uma verdadeira doença, a resposta é não! Esse comportamento, que usualmente conceituam como "tdh", o prejudicará em atuações que precise se concentrar em apenas uma atividade, mas como vivemos uma situação de "dispersão concentrada" ou "concentração na dispersão", isto é, fazer várias atividades ao mesmo tempo, prestar atenção em várias imagens a um só tempo e estar sempre fazendo alguma coisa, muitas vezes ninguém perceberá a pessoa como "portadora" do tal tdh.
Olá!
O tratamento de TDAH somente ocorre quando a pessoa com este transtorno procura algum profissional de saúde mental, normalmente em decorrência de algum prejuízo pessoal e/ou profissional. Lembrando que os sintomas podem ser: dificuldade de concentração, impulsividade nas tomadas de decisão, dificuldade de organização e planejamento de tarefas e atividades, agitação psicomotora, intromissão em conversas (dificuldade em esperar), entre outros.
Caso a pessoa não faça nenhum tratamento (medicamentoso ou psicoterápico), ela continuará a apresentar os sintomas do TDAH e provavelmente terá que continuar a lidar com os prejuízos causados pelos sintomas.
Algumas pessoas com TDAH mais brando conseguem criar estratégias para lidar com os percalços causados pelos sintomas.
Espero ter ajudado!
Durante meus 10 anos de experiência clínica deparei com pessoas que não trataram o TDAH e se envolveram com drogas na adolescência, principalmente a maconha. Também com pessoas com Transtorno Bipolar, Transtorno de Ansiedade Generalizado e que tiveram diagnostico TDAH na infância. É muito importante realizar uma avaliação neuropsicológica para mapeamento cognitivo e identificar quais domínios estão sofrendo alterações em função dos sintomas do TDAH. E também avaliação de personalidade para buscar se há indicadores associados a algum tipo de transtorno. Iniciar uma psicoterapia combinada ao tratamento medicamentoso, se necessário. Muito importante buscar tratamento!
Olá. A pessoa que tem TDAH e não o trata, seguir[ácom os sintomas durante sua vida. O ideal é que aprenda a lidar com eles, por isso sugiro que procure ajuda de um psicólogo porque esses sinomas podem prejudicar sua vida nas diversas áreas, por exemplo, social e profissional. E com a psicoterapia você aprende a lidar com eles de modo que não fique prejudicado e possa ter uma vida plena. Boa sorte.
Olá! Os sintomas que a pessoa sente vai acompanhá-lo em várias fases da sua vida, prejudicando o desenvolvimento dele. O ideal é procurar ajuda o quanto antes! Um abraço!!!
Prezado, se você se interessa em saber as consequencias , é porque está preocupado com você ou esteja vivenciando esta situação. Procure fazer uma avaliação cognitiva para avaliar as questoes frontais e pré-frontais para um diagnóstico preciso e lhe trará grandes benefícios a longo prazo e uma boa qualidade de vida.
Atenciosamente!
MÔNICA
O TDAH é um transtorno neurobiologico. Embora hoje ainda exista um certo embate, sobre o diagnóstico é um transtorno genuíno, tem mostrado a literatura cientifica. Apresenta-se desde o desenvolvimento,causando impactos significativos tanto acadêmica, social e ocupacional. Persiste na vida Adulta, nao é um sintoma secundário, EX. pelo uso de uma medicação ou causa secundária na presença de depressão e ou ansiedade. O sintoma de hiperatividade na vida adulta tende a diminuir, no entanto, o aspecto central do TDAH, relacionado a disfunção executiva responsável,organização, motivação estabelecer meta e manter-se ,(muda de plano) habilidades de; planejamento, organização, estratégia flexibilização, auto controle, auto avaliação, motivação, etc.. Assim caso tenha esse perfil comportamental, pode ter prejuízo na vida profissional, social como familiar e outros comorbidades, como ansiedade etc...

Maria Perpétuo
O TDAH não tratado ou mesmo não diagnosticado pode trazer diversas consequências no dia a dia da criança, adolescente ou adulto, desta forma não receberão tratamento e certamente continuarão sendo rotuladas de preguiçosas e malcriadas, quando na verdade o que elas apresentam é um comportamento biologicamente determinado, com um amadurecimento em regiões do cérebro que é diferente daquele apresentado por indivíduos sem o transtorno.Sendo que, estudos mostram que pessoas não tratadas precocemente terão mais "prejuízos" ao longo dos anos e maior comprometimento da qualidade de vida em todos os setores.
A tendência é haver um aprofundamento das dificuldades relativas à patologia, como dificuldade de sociabilização, empregabilidade, etc., o que acaba por tornar o sujeito mais e mais isolado e transtornado diante das dificuldades com as situações do dia-a-dia.
Recomendo consulta com neurologista, que poderá encaminhar para tratamento multidisciplinar, incluindo psicólogo, psiquiatra conforme a necessidade.
Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Olá
O primeiro passo e ter a certeza que possui mesmo esse transtorno. A necessidade do tratamento se justifica pela extensão dos prejuízos que normalmente acometem essa pessoa. Haverá repercussão na vida profissional, pessoal, acadêmica, depende do momento da pessoa. Se nada for feito nada vai mudar! Mas existem alternativas para aprender a lidar com as dificuldades decorrentes do transtorno, perceber como as dificuldades interferem nas áreas da vida já citadas e como lidar com as mesmas. Se for possível, busque ajuda, pois terá especialmente mais saúde emocional para viver a vida! Maria de Lourdes
O TDAH é um transtorno orgânico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de distração, agitação, impulsividade, esquecimento e desorganização. Embora, possa ser de grau leve ou mais elevado, sempre traz alguns prejuízos para o indivíduo. Normalmente, o tratamento e feito por um médico Neurologista que vai avaliar o paciente e administrar o medicamento de acordo com as necessidades e o Psicólogo, da linha de Psicoterapia Cognitivo Comportamental, que vai orientar e tratar a parte comportamental.
Bom dia.
Depois de todo a investigação feita e diagnosticado com TDAH. As sugestões são repassadas aos responsáveis. caso não queira seguir as orientações.
A pessoa pode futuramente desenvolver o TOD transtorno opositor desafiador.
O ideal é seguir as orientações. A pessoa fica mais tranquila e dará conta de suas atividades e desenvolverá suas habilidades, antes ocultas pela inquietação.
TDAH não tratado resulta em desfechos desfavoráveis como evasão escolar, atraso na aprendizagem, dificuldade de colocação profissional, dificuldade de adaptação social, uso de drogas ou outras substâncias, entre outros.