Como a atenção plena pode ajudar com o transtorno do espectro autista (TEA)?

2 respostas
Como a atenção plena pode ajudar com o transtorno do espectro autista (TEA)?
A atenção plena pode ajudar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ao aumentar a consciência de sensações corporais, pensamentos e emoções, promovendo maior regulação emocional e foco. Ela oferece ferramentas para perceber gatilhos sensoriais ou emocionais sem reagir impulsivamente, favorecendo o manejo de ansiedade, frustração e sobrecarga sensorial.
Do ponto de vista psicanalítico, essa prática também permite que o sujeito traga à consciência padrões internos e conflitos, ajudando a elaborar experiências emocionais de forma mais simbólica e reflexiva, o que contribui para maior autonomia e compreensão de si mesmo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A prática regular de mindfulness treina a pessoa a observar seus pensamentos, emoções e sensações físicas sem julgamento, o que pode aumentar a autorregulação emocional e reduzir a reatividade ao estresse. Para muitos no espectro, isso se traduz em uma melhor capacidade de lidar com sobrecargas sensoriais, diminuindo a intensidade das crises. Além disso, ao focar no momento presente, a prática pode ajudar a reduzir a rigidez cognitiva, tornando a transição entre atividades ou a aceitação de mudanças menos desgastante. Por fim, ao melhorar a consciência corporal e emocional, a atenção plena pode indirectamente apoiar a compreensão de pistas sociais, não por decifrar regras complexas, mas por permitir que a pessoa esteja mais calma e presente durante as interações. É importante notar que a prática deve ser adaptada às necessidades sensoriais individuais.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daliany Priscilla Soriano

Daliany Priscilla Soriano

Psicólogo

Sertãozinho

Júlia Carvalho dos Santos

Júlia Carvalho dos Santos

Psicólogo

Cariacica

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Antonia Kaliny Oliveira de Araújo

Psicólogo

Fortaleza

Adriano Gonçalves Silva

Adriano Gonçalves Silva

Psiquiatra

São Joaquim Da Barra

Lucas Bianchi

Lucas Bianchi

Psicólogo

Sorocaba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1071 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.