Como a liberdade da vontade se relaciona com o sentido da vida?
2
respostas
Como a liberdade da vontade se relaciona com o sentido da vida?
Olá!
Pergunta profunda e essencial, em que tocamos em dois pilares da existência humana que estão profundamente entrelaçados.
Vejo através dos atendimentos clínicos e da linha da psicologia analítica de Jung, a qual trabalho, a relação entre a liberdade e o sentido da vida não é uma simples equação, mas uma jornada de autodescoberta e integração.
A liberdade é observada como a capacidade de fazer conscientemente o que quisermos. Contudo, nossa psique não é um território totalmente consciente, mas sim grande parte dela é governada pelo inconsciente. O primeiro passo para uma liberdade genuína não é simplesmente "fazer o que se quer", mas conhecer se a si mesmo e ter o máximo de percepção do porquê das escolhas, das ações e como foram fundamentadas perante a sua história, construção de personalidade e na busca de realização de desejos que estão em falta.
Um passo inicial para uma verdadeira liberdade de vontade começa quando trazemos à luz partes escondidas, quando integramos nossa Sombra, isto é, aspectos, vivências, sentimentos que estão em recalque, por falta de sentido. Neste ponto, vemos que é necessário integrar tais conteúdos para termos um aumento de conscientização, para deixarmos de ser marionetes de impulsos inconscientes e ganhamos um leme mais firme.
A pergunta, então, se transforma: em vez de "Eu tenho livre-arbítrio?", para perguntamos "Como posso me tornar mais livre, me conhecendo melhor?", "Como você sente que essa dança entre a sua liberdade de escolha e a busca por significado se manifesta na sua própria jornada?"
Assim, trago a proposta para refletirmos como o livre-arbítrio é o combustível para a nossa jornada da individuação, para o nosso processo de evolução psíquica, em que o sentido da vida é extremamente pessoal e intransferível, o destino está dentro de você, com uma vontade consciente que decide se vai ou não embarcar nessa viagem, nessa convocação, nessa missão do herói.
Espero que esta reflexão ressoe em você e te mova para esse processo de evolução. Caso precise de companhia nesta viagem, estou à disposição e buscaremos no processo analítico a transformações destas questões filosóficas abstratas em um mapa vivo para a aventura mais importante: a de se tornar quem você realmente é.
Fique à vontade para entrar em contato através do meu perfil no Doctoralia.
Com profundo sentimento e no aguardo da missão!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A liberdade da vontade se relaciona com o sentido da vida porque, mesmo quando não controlamos o que acontece, sempre podemos escolher como responder, e essas escolhas constroem significado.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual o papel da responsabilidade na terapia existencial?
- A análise existencial usa a filosofia? .
- Como funciona uma sessão de terapia existencial? .
- O bullying pode levar a uma crise existencial na vítima ?
- Como o bullying afeta a identidade e o sentido de vida de uma pessoa, sob uma perspectiva existencial?
- Qual o caminho existencial para superar o trauma do bullying?
- Quais são as características e sinais de pessoas descontroladas?
- Quais são os sentimentos de vazio? .
- Como agir para melhorar a saúde mental e emocional ?
- Quais são as competências socioemocionais? .
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1020 perguntas sobre Psicoterapia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.