Como a neuroplasticidade pode ajudar no processo de luto?

3 respostas
Como a neuroplasticidade pode ajudar no processo de luto?
Dr. Fábio Nogueira Pereira
Psicólogo
Vitória
Assim como em outros quadros e sofrimentos, a neuroplasticidade auxilia no desenvolvimento de novas estratégias de enfrentamento e na mudaça de atitude frente à situação desafiadora. Esse efeito de neuroplasticidade pode ser obtido através de algumas medicações, da psicoterapia e do enriquecimento das atividades diárias, sobretudo com exercícios físicos e atividades sociais criativas e com movimento, como dança e artes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Rafael Ronque
Psicólogo
Foz do Iguaçu
Olá, a neuroplasticidade pode ajudar no processo de luto porque permite que o cérebro se reorganize e forme novas conexões neurais, possibilitando a modificação de respostas emocionais e padrões de pensamento estabelecidos após a perda.

No contexto do luto, isso significa que memórias dolorosas ou limitantes podem ser reabertas, desafiadas e sobrescritas por experiências positivas, ajudando a reduzir sofrimento e integrar a perda de forma mais adaptativa.

Além disso, práticas corpo-mente, ajudam muito na regulação do sistema nervoso e no equilíbrio emocional, reforçando a capacidade do cérebro de se reorganizar.

De certa forma, não seria equivocado dizer que neuroplasticidade o processo orgânico responsável pela transformação padrões limitantes, reconstrução de significado e integração da perda à sua vida, favorecendo adaptação, cura e resiliência emocional.
A neuroplasticidade pode ser promovida através de recursos como a Terapia em EMDR, a meditação, a musica, a arte ,a escrita, a dança... ao desenvolver essas atividades o cérebro encontra novos caminhos neurais para se reorganizar, os neurotransmissores se equilibram e há uma redução no estress, assim a mudança de foco no processo de luto possibilita o processamento emocional da dor e trauma.

Especialistas

Marta Viviane Wodonos

Marta Viviane Wodonos

Psicólogo

Curitiba

Patrícia Penrabel

Patrícia Penrabel

Psicólogo

Campo Grande

João Crivoi

João Crivoi

Psicanalista

Vinhedo

Maria Alice Lazzarotto de Freitas

Maria Alice Lazzarotto de Freitas

Psicólogo

São Carlos

Diane Barranco

Diane Barranco

Psicólogo

Brasília

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 80 perguntas sobre Processos de luto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.