Como a neuroplasticidade se relaciona com as emoções?

3 respostas
Como a neuroplasticidade se relaciona com as emoções?
Olá, tudo bem com você?
A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de se modificar ao longo da vida, formando novas conexões neurais. Ela está diretamente relacionada às emoções, pois experiências emocionais especialmente as vividas com frequência ou intensidade influenciam essas mudanças no cérebro.

Na prática, isso significa que, mesmo após situações difíceis, é possível desenvolver novos modos de sentir, reagir e se relacionar consigo e com os outros. Na Gestalt-terapia, valorizamos o contato consciente com o presente e as possibilidades de mudança que surgem nesse processo. É nesse espaço de escuta e acolhimento que a neuroplasticidade pode atuar a favor da saúde emocional.

Se você deseja compreender melhor suas emoções e favorecer transformações mais saudáveis na sua vida, meus serviços estão à disposição para te acompanhar com responsabilidade e cuidado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Julia Rhenius
Psicólogo
Florianópolis
A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de se modificar ao longo do tempo, criando e fortalecendo conexões neurais com base nas experiências vividas.
Quando falamos de emoções, isso significa que padrões emocionais repetidos — como ansiedade, irritação ou tristeza — tendem a se consolidar no cérebro. Quanto mais uma resposta emocional é ativada, mais fácil ela se torna de acontecer novamente, por conta do fortalecimento dessas redes.
Ao mesmo tempo, isso também vale para respostas mais saudáveis: com psicoterapia, práticas de autorregulação e novas experiências emocionais, é possível criar e fortalecer circuitos associados à calma, segurança e resiliência. O cérebro aprende — e pode reaprender — a reagir de forma diferente.
Dra. Angele Senna
Psicólogo
Rio de Janeiro
A neuroplasticidade é a capacidade do cérebro de se modificar ao longo da vida, incluindo também a forma como sentimos e lidamos com as emoções. Cada experiência emocional que temos ativa circuitos no cérebro e, quando esses padrões se repetem, eles se fortalecem. A boa notícia é que, com novas experiências, aprendizado e terapia, o cérebro pode criar novos caminhos emocionais mais saudáveis.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.