Como a sensibilidade sensorial se manifesta no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?

2 respostas
Como a sensibilidade sensorial se manifesta no Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ?
 Victor Ribeiro
Psicólogo
Brasília
Olá! No Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), a sensibilidade sensorial se manifesta frequentemente como um gatilho direto para as obsessões e compulsões. Por exemplo, uma textura específica em um objeto (tátil) pode disparar uma sensação insuportável de "sujeira", levando à compulsão por limpeza. Um objeto minimamente desalinhado (visual) pode gerar um profundo desconforto até que seja ajustado para a posição "certa". Muitas vezes, a compulsão não vem de um pensamento de medo, mas da necessidade de aliviar essa sensação física de "incompletude" ou "erro", até que se atinja um sentimento interno de que "agora sim, está certo". Fico à disposição para demais dúvidas, um abraço!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Rosana Paula Silva Medeiros
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Olá, nosso cérebro processa milhares de estímulos diferentes ao longo do dia. Simultaneamente esses estímulos estão ao longo de nosso dia; Ex, você esta assistindo uma TV você ouve barulho do trânsito lá fora , uma buzina, uma sirene, você esta no ar condicionado e lá fora faz muito calor. Um perfume que você sente quando passa por alguém, uma luz intensa de repente etc.

* A sensibilidade sensorial significa ser mais reativo a sensações cotidianas, como sons, texturas ou luzes. Ruídos que outras pessoas podem ignorar podem ser insuportavelmente altos, certos tecidos podem ser desconfortáveis na pele ou luzes fortes podem causar desconforto, como dores de cabeça ou sensação de calor.

* Sobrecarga sensorial ocorre quando todas as diferentes tarefas sensoriais que nosso cérebro precisa processar se tornam excessivas e extremamente avassaladoras. É um tipo de problema de processamento sensorial que pode nos fazer sentir vontade de desligar devido à super estimulação.

Indivíduos com sintomas de TOC frequentemente apresentam maior sensibilidade a estímulos sensoriais. Talvez você consiga lidar com o barulho do transito lá fora, mas quando combinado com o barulho da TV, o calor e um perfume forte, você perde o foco, porque passa a prestar mais atenção ao ambiente do que a própria tarefa que você esta realizando.
Pessoas com TOC, quando experimentam esse excesso de estímulos, seja por pensamentos , imagens, impulsos, sensações tendem apresentar sentimentos intrusivos, indesejados e persistentes, que aumentam a ansiedade, trazem medo e desconforto intensos. Para encontrar alívio ou evitar que seus medos se tornem realidade, a pessoa pode se envolver em ações físicas ou mentais, comportamentos conhecidos como compulsões . Esses comportamentos repetitivos visam se livrar dos pensamentos intrusivos, mas, como eles fornecem apenas alívio temporário, você pode ficar preso em um ciclo de obsessões e compulsões.

Qualquer pessoa pode ter problemas sensoriais, mas para alguém com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) , a sensibilidade sensorial ajuda aumentar a ansiedade o indivíduo a se envolver em rituais como forma de alívio. (TOC)
Pessoas que tem TOC, quando expostas ao excesso de estímulos sensoriais mais forte será o desejo da compulsão.

Especialistas

Michelle Esmeraldo

Michelle Esmeraldo

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Paloma Santos Lemos

Paloma Santos Lemos

Psicólogo

Belo Horizonte

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.