Como a visão de túnel psicológica se manifesta em alguém com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?

3 respostas
Como a visão de túnel psicológica se manifesta em alguém com Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)?
Olá, boa tarde.

Vejo que estamos com muitas perguntas acerca da visão de túnel, então vou divulgar uma resposta mais completa. A visão de túnel significa perda da visão periférica. Esse sintoma não é característico de transtornos mentais, ou seja, não nos utilizamos desse sintoma para o diagnóstico de transtornos mentais. Algumas pessoas podem experienciar isso sob forte estresse ou ansiedade, como em crises, mas são em momentos de um pico emocional muito forte.

Sabendo disso, há duas opções:
A primeira é de que hajam razões biológicas para você ter essa visão de túnel. Sobre isso, a psicologia pode pouco te ajudar. Recomendo que procure um Oftalmologista.
A segunda é que você possa ter adquirido um sintoma psicossomático. Para isso, recomenda-se que procure um psicólogo e um psiquiatra para o tratamento. As causas dos sintomas psicossomáticos são inúmeras, mas todas apontam para um sofrimento psicológico relevante. Sintomas psicossomáticos são sintomas físicos sendo gerados por suas cognições (pensamentos, emoções e crenças).

Espero ter ajudado, grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Julianne Fontenelle
Psicólogo
São Luís
A visão de túnel no TOC é uma forma de atenção hiper seletiva voltada para o medo e para a necessidade de controle. O mundo mental da pessoa se reduz ao problema obsessivo e ela perde a capacidade de ver o quadro maior, confiar em si mesma. É quando a pessoa passa a ver apenas uma parte da realidade, geralmente a mais ameaçadora ou angustiante e perde a capacidade de considerar alternativas, nuances ou contextos mais amplos.
Em alguém com Transtorno Obsessivo-Compulsivo, a visão de túnel se manifesta como um foco extremo em pensamentos, rituais ou perigos percebidos, a ponto de excluir outras informações ou possibilidades. A pessoa se prende a uma única ideia obsessiva, interpretando sinais neutros como confirmatórios do risco que teme, e sente urgência em agir para aliviar a ansiedade. Esse estreitamento mantém o ciclo obsessivo-compulsivo, dificulta a flexibilidade cognitiva e reforça a sensação de que apenas o ritual ou o pensamento repetitivo pode prevenir um mal iminente, tornando difícil perceber a realidade de forma mais ampla.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1172 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.