Como as fake news nascem e que interesses há por trás dela?

3 respostas
Como as fake news nascem e que interesses há por trás dela?
Fake news não surgem do nada. Elas são construídas. Nascem de medos, de desconfianças, mas também de interesses muito concretos: políticos, econômicos, ideológicos. Circulam porque tocam afetos profundos, muitas vezes em contextos de incerteza e desigualdade. Por isso, mais do que julgar quem acredita, é preciso entender o terreno em que elas se espalham e cuidar dele com escuta, diálogo e compromisso ético com a verdade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Nascem das mais diversas formas e também possui os mais diversos interesses. Entretanto, é importante pensar que por trás das fakes news pode ter alguma ligação a controle, poder, entre outras questões. De forma que o interesse pode ser esconder algo do público, difamar algo ou alguém, de forma que perca "valor", de certa forma, controlar reações, moldar pensamentos, entre outros. Ou seja, talvez o interesse por trás irá depender do propósito da própria fake news, podendo ser de cunho político, social, entre outros.
 Sinara Guerra
Psicólogo
Florianópolis
Há diversos interesses que podem estar associados a criação de uma fake news. Pode ser uma despretenciosa crença de uma pessoa que se espalha devido a conexão com as crenças de outras pessoas. Pode ser também no intuito de prejudicar alguém ou alguma instituição, de forma que outra se beneficie. E muito mais do que se imagina, no mundo de hoje, onde curtidas e compartilhamentos ditam as redes sociais, fake news podem ser simplesmente uma forma de conseguir esses artefatos digitais.

Especialistas

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Carolina Bohn

Carolina Bohn

Psicólogo

São Leopoldo

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.