Qual a diferença entre uma pessoa emotiva e uma pessoa sentimental?

3 respostas
Qual a diferença entre uma pessoa emotiva e uma pessoa sentimental?
Embora pareçam sinônimos, na psicologia vemos uma diferença útil. Uma pessoa emotiva tende a expressar suas emoções de forma intensa e imediata; a ênfase está na reação e na exteriorização do sentimento no momento. Já uma pessoa sentimental se conecta profundamente com memórias, objetos e experiências passadas, e seus sentimentos são mais duradouros e ligados a um significado interno e nostálgico. Em resumo, ser emotivo é sobre a intensidade da expressão, enquanto ser sentimental é sobre a profundidade da conexão.

Se você busca entender melhor como suas emoções funcionam e como lidar com elas, podemos conversar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A pessoa emotiva reage de forma intensa e rápida às situações, deixando as emoções transparecerem facilmente (choro, raiva, alegria). Já a pessoa sentimental é mais voltada para o mundo interno, tende a valorizar e refletir sobre os sentimentos, cultivando-os de forma mais profunda e duradoura.

Espero ter ajudado. Fico à disposição caso queira entrar em contato.
Oláa!!! Boa tarde. A diferença entre uma pessoa emotiva e uma pessoa sentimental está principalmente na forma como ela percebe e reage às emoções.

Uma pessoa emotiva tende a reagir de maneira mais intensa e imediata aos estímulos emocionais, podendo se sentir facilmente sobrecarregada ou afetada pelo que acontece à sua volta. É como se sentisse a emoção no momento de forma mais forte.

Uma pessoa sentimental tem uma ligação mais profunda com os sentimentos e memórias afetivas, valorizando experiências passadas, vínculos e significados emocionais. Ela tende a refletir sobre o que sente e a guardar lembranças e experiências com carga afetiva.

Na psicologia, entender essa diferença ajuda a trabalhar estratégias de regulação emocional, comunicação e tomada de decisão, respeitando a maneira única de cada pessoa vivenciar suas emoções. Espero ter ajudado, grande abraço.

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.