Como auxiliar alguém que perdeu um ente próximo?
10
respostas
Como auxiliar alguém que perdeu um ente próximo?
Gostaria de acrescentar mais um ângulo desta situação. Observe se a pessoa é receptiva ao seu apoio, ao que você está oferecendo, e perceber o que você precisa ajustar para que ela veja que você está inteira alí, com o propósito de ajudá-la a atravessar este período crítico da vida.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
O luto é muito importante de ser vivido logo após a perda de alguém próximo e querido. Sendo assim, deixe a pessoa chorar, coloque-se disponível para ouvi-la nesse momento difícil.
Os primeiros dias podem ser bastante confusos, e todos terão que voltar a rotina aos poucos, entendendo agora a ausência daquele que se foi.
Não há um prazo para que esse processo aconteça, sendo que cada pessoa tem seu próprio tempo de luto.
Mas é importante ficar atendo a algum sinais extremos, como indiferença em relação a morte ou a tristeza que perdura por muito tempo e acaba impedindo que a pessoa volte a sua vida normal. Nesses casos, é importante encaminhar a pessoa a um profissional de psicologia para que ela possa entender melhor e vivenciar seu luto de forma adequada.
Boa sorte!
O luto é muito importante de ser vivido logo após a perda de alguém próximo e querido. Sendo assim, deixe a pessoa chorar, coloque-se disponível para ouvi-la nesse momento difícil.
Os primeiros dias podem ser bastante confusos, e todos terão que voltar a rotina aos poucos, entendendo agora a ausência daquele que se foi.
Não há um prazo para que esse processo aconteça, sendo que cada pessoa tem seu próprio tempo de luto.
Mas é importante ficar atendo a algum sinais extremos, como indiferença em relação a morte ou a tristeza que perdura por muito tempo e acaba impedindo que a pessoa volte a sua vida normal. Nesses casos, é importante encaminhar a pessoa a um profissional de psicologia para que ela possa entender melhor e vivenciar seu luto de forma adequada.
Boa sorte!
O primeiro passo é dar suporte para pessoa, principalmente estando do lado e ouvindo tudo que a pessoa deseja falar. É importante não ficar "dando dicas para a pessoa melhorar". Se a pessoa começar a falar muito em se matar é importante encaminhar ao Psiquiatra. Em geral o luto dura três meses, então neste período temos que ter um pouco de paciência. O acompanhamento com psicólogo neste período ajuda muito.
O luto é um processo necessário e fundamental para preencher o vazio deixado por qualquer perda significativa, não apenas de alguém mas também de algo importante. Esse processo se inicia após o rompimento de um vínculo e estende-se até o período de sua elaboração.
Você pode auxiliar a pessoa dando suporte, apoio e ouvindo tudo o que ela deseja falar. A psicoterapia também poderá auxiliar o indivíduo no enfrentamento desse processo. Boa sorte.
Você pode auxiliar a pessoa dando suporte, apoio e ouvindo tudo o que ela deseja falar. A psicoterapia também poderá auxiliar o indivíduo no enfrentamento desse processo. Boa sorte.
É bom destacar que o luto faz parte desse processo e deixar a pessoa passar por esse momento é extremamente importante, visto que, ela precisa elaborar e compreender o que a morte do ente querido representa para ela. Só deve ser considerado fora do normal quando isso traz prejuízos para vida da pessoa (profissional, pessoal e social).
Vivenciar o processo de luto não é fácil. Seja companheiro e demonstre segurança e afeto. Você pode fazer uma visita pra essa pessoa ou lhe chamar para dar uma volta, mostrando-se disponível para lhe ajudar. Às vezes só o fato da pessoa ser escutada ou saber que tem alguém que se preocupa com ela já ajuda a amenizar o seu sofrimento.
Quando uma pessoa perde um ente querido, ela precisa passar pelo processo de luto, que é essencial e necessário para preencher o vazio deixado pela perda. Você pode auxiliá-la dando suporte, apoio e ouvindo a sua dor. A psicoterapia pode ajudá-la a elaborar melhor essa dor e passar por esse luto da melhor forma possível.
O LUTO, causa uma dor impossível de ser medida, é difícil de ser sentida, por que não há explicação que remova a dor do vazio. É um momento de grande fragilidade, de muitas incertezas, esse momento deve ser passado pelo enlutado, que com o tempo e com o acolhimento dos que estão por perto amenizará, mas não curará.
Não existe uma frase, ou um comportamento que como mágica retirará a dor, o melhor que se tem a fazer, é entender a dor do outro, acolher e deixá-la vivenciar , evite julgar, não impeça que vivencie essa experiência, deixe que chore e que sofra a perda. Acompanhe sendo ombro, ouvindo, evite frases prontas, estar por perto oferecendo um abraço, um ombro vale muito, evite impedir que chore, ou diga para ser forte, apenas respeite, deixe a pessoa livre para demonstrar seus sentimentos.
Acho linda essa frase: “ Não se proteja da dor com um muro, mas com seus amigos”.
Seja amiga, companheira (o).
Espero que lhe tenha ajudado.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Não existe uma frase, ou um comportamento que como mágica retirará a dor, o melhor que se tem a fazer, é entender a dor do outro, acolher e deixá-la vivenciar , evite julgar, não impeça que vivencie essa experiência, deixe que chore e que sofra a perda. Acompanhe sendo ombro, ouvindo, evite frases prontas, estar por perto oferecendo um abraço, um ombro vale muito, evite impedir que chore, ou diga para ser forte, apenas respeite, deixe a pessoa livre para demonstrar seus sentimentos.
Acho linda essa frase: “ Não se proteja da dor com um muro, mas com seus amigos”.
Seja amiga, companheira (o).
Espero que lhe tenha ajudado.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Se você deseja ajudar outra pessoa, procure estar próximo dela e a escutar. Acolhimento nesses casos é importante. Se sentir que não está adiantando, existem grupos de escuta para enlutados em várias cidades do Brasil. Mas aconselhar que a pessoa procure um psicólogo é sempre bom, nem que seja para algumas sessões de escuta ativa e vivência. Lutos não superados, quando excedem vários meses, podem desenvolver sintomas de depressão.
Ola,
o suporte de pessoas próximas é importante para quem vive um momento de luto em sua vida. Mostrar se próximo, ouvir a dor do outro e ter paciência ao ver o sofrimento do outro são importantes para oferecer um bom suporte. Caso o luto tome proporções exageradas quanto ao tempo e intensidade, recomendar a busca de um auxílio profissional é interessante.
o suporte de pessoas próximas é importante para quem vive um momento de luto em sua vida. Mostrar se próximo, ouvir a dor do outro e ter paciência ao ver o sofrimento do outro são importantes para oferecer um bom suporte. Caso o luto tome proporções exageradas quanto ao tempo e intensidade, recomendar a busca de um auxílio profissional é interessante.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Autoestima baixa pode significar depressão? Para aumentar a autoestima o que pode ser feito?
- Faço uso de carbonato de lítio, minha litemia deu 0,40. Ainda sim apresento alterações no humor como mania/hipomania e depressão. Meu psiquiatra deve rever a dosagem de lítio?
- Olá, meu filho tem 11 anos e sempre comeu mto bem ate de mas ,so que um dia pro outro ele mudou, fala que parece que tem alguma coisa na garganta e que parece q a comida q ele come fica presa ali pela areia peitoral ali no meio e sente desconforto na área abdominal e eu olho ele comendo e isso…
- Estou fazendo uso de desvelaxina 50mg e olazapina 2,5 mg e sinto ansiedade e me sinto observado o tempo todo tenho pensamentos negativos sensações ruins, sinto ansiedade por barulhos e faço o uso a mais de 2 meses, será que não está fazendo efeito ?
- Paciente vem fazendo tratamento psiquiátrico para depressão a mais de um ano, ultiza o clonazepam gotas durante todo esse período, e atualmente toma rispiridona, Valdoxan e amitriptilina. Reclama que não sente cansaço, não consegue sentir gosto dos alimentos e nem cheiro, ainda sente muita tristeza…
- Estou tomando há uns 6 meses o Elifore, é verdade que ele causa hipertensão?
- Sou usuário da Sertralina, teria conflito se usasse juntamente com o carbonato de lítio e Amitriptilina?
- Sinto um vazio no peito e parece que fiz algo de errado sem ter feito e é como se alguma coisa vai acontecer de mal a qualquer momento. Medo de perder alguém da minha família me deixa muito nervosa aí choro muito já passo com psicóloga e psiquiatra. O que fazer?
- Faço tratamento há 6 meses para depressão com citalopram. Tomo dois comprimidos por dia. Tive melhoras, mas em algumas coisas percebi que voltaram , por exemplo não tenho ânimo para fazer exercícios físicos . Isso é uma recaída mesmo tomando o remédio ou precisa trocar por outro antidepressivo?
- Aumentei a dose de desvalaxina de 50 para 100mg,e estou sentindo os mesmos sintomas do início, vazio,tristeza ,sem energia,angústia, taquicardia e tontura .Hoje faz 13 dias do aumento da dose ,esses sintomas podem perdurar até quantos dias ??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1263 perguntas sobre Depressão
Seu caso é parecido? Esses profissionais podem te ajudar.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.