Como diferenciar a dismorfia corporal de uma preocupação "típica" com a aparência ?
2
respostas
Como diferenciar a dismorfia corporal de uma preocupação "típica" com a aparência ?
A diferença principal está na intensidade, na interferência e na distorção da percepção. Na dismorfia corporal, a pessoa apresenta preocupação persistente e excessiva com defeitos percebidos, muitas vezes mínimos ou inexistentes, que causa sofrimento significativo e impacta a vida social, profissional ou acadêmica. Ela pode gastar horas tentando esconder, corrigir ou verificar a aparência, e os pensamentos são intrusivos e difíceis de controlar. Em preocupações “típicas” com a aparência, há atenção à estética, mas ela é proporcional, flexível e não prejudica o funcionamento diário nem gera sofrimento intenso. A pessoa consegue lidar com críticas ou mudanças na própria aparência sem grande impacto emocional.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A dismorfia corporal vai além da vaidade: há uma preocupação intensa e constante com “defeitos” imaginários, que causam sofrimento e afetam a rotina. Quando o incômodo domina o dia a dia, é importante buscar ajuda psicológica.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- O que é a camuflagem social e como ela contribui para a dismorfia corporal?
- A rigidez cognitiva é um sintoma central do autismo?
- Quais os déficits e características em interesses restritos e comportamentos repetitivos no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Tenho T.E.A e bipolaridade como comorbidadr, ultimamente não estou conseguindo me regular, tenho como sintomas agressividade, irritabilidade e explosões de raiva. Não aceito frustração, críticas, discussões, como melhorar isso?
- Quais são as características e perspectivas sobre o hiperfoco em socialização no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- O que significa "hiperfoco em socialização" no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Como o hiperfoco em socialização pode se manifestar no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Como o hiperfoco se relaciona com a socialização no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- Quais são as estratégias para conciliar hiperfoco e socialização no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
- O hiperfoco pode causar algum impacto negativo no dia a dia no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1070 perguntas sobre Transtorno do Espectro Autista
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.