Quais os déficits e características em interesses restritos e comportamentos repetitivos no Transtor
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Quais os déficits e características em interesses restritos e comportamentos repetitivos no Transtorno do Espectro Autista (TEA) ?
Os interesses restritos e comportamentos repetitivos se manifestam por foco intenso em temas específicos, necessidade de previsibilidade e resistência a mudanças. Há repetição de gestos, frases ou rotinas que trazem sensação de controle e segurança. Esses comportamentos podem limitar a flexibilidade cognitiva e social. Também podem envolver apego a objetos, padrões de fala ou movimentos estereotipados. A intensidade varia conforme o nível de suporte que a pessoa necessita.
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Eu prefiro chamar o que, normalmente, é conhecido por déficit, por: Impactos funcionais. Quando tratamos do espctro autista. Os mais frequentes são: sobrecarga emocional, dificuldade de adaptação a contextos novos, dificuldade de engajamento a tarefas na escola, trabalho ou casa, conflitos sociais com quem não conhece sobre autismo, rigidez cognitiva.
No Transtorno do Espectro Autista (TEA), os interesses restritos e os comportamentos repetitivos fazem parte dos critérios centrais de diagnóstico — mas é importante entender que não são “manias” ou “birras”, e sim manifestações de como o cérebro autista processa o mundo.
Principais características:
Movimentos repetitivos (como balançar o corpo, bater as mãos ou girar objetos) que ajudam na autorregulação sensorial.
Rigidez a rotinas — mudanças inesperadas podem gerar forte desconforto, ansiedade ou crises.
Interesses intensos e específicos — muitas vezes focados em temas muito particulares, com um nível de concentração e conhecimento profundo.
Necessidade de previsibilidade — o ambiente estruturado e organizado ajuda a reduzir a sobrecarga sensorial e emocional.
Déficits associados:
Dificuldade em flexibilizar comportamentos e pensamentos quando algo foge do esperado.
Dificuldade para alternar tarefas ou aceitar mudanças de planos.
Em alguns casos, comportamentos repetitivos interferem na aprendizagem, nas interações sociais ou no funcionamento diário.
Essas manifestações não são necessariamente negativas — muitas vezes fazem parte da forma singular como a pessoa no espectro se organiza, se acalma ou expressa seu mundo interno. O acompanhamento adequado busca respeitar essas características, ao mesmo tempo em que desenvolve estratégias para ampliar a flexibilidade, reduzir sofrimento e facilitar a adaptação social.
Principais características:
Movimentos repetitivos (como balançar o corpo, bater as mãos ou girar objetos) que ajudam na autorregulação sensorial.
Rigidez a rotinas — mudanças inesperadas podem gerar forte desconforto, ansiedade ou crises.
Interesses intensos e específicos — muitas vezes focados em temas muito particulares, com um nível de concentração e conhecimento profundo.
Necessidade de previsibilidade — o ambiente estruturado e organizado ajuda a reduzir a sobrecarga sensorial e emocional.
Déficits associados:
Dificuldade em flexibilizar comportamentos e pensamentos quando algo foge do esperado.
Dificuldade para alternar tarefas ou aceitar mudanças de planos.
Em alguns casos, comportamentos repetitivos interferem na aprendizagem, nas interações sociais ou no funcionamento diário.
Essas manifestações não são necessariamente negativas — muitas vezes fazem parte da forma singular como a pessoa no espectro se organiza, se acalma ou expressa seu mundo interno. O acompanhamento adequado busca respeitar essas características, ao mesmo tempo em que desenvolve estratégias para ampliar a flexibilidade, reduzir sofrimento e facilitar a adaptação social.
O interesse restrito num objeto ocasionará uma visão limitada do mundo e da vida. Por outro lado, é algo importante para mobilizar aquela pessoa. Os comportamentos repetitivos tem a ver com a necessidade de controle e diminuição da imprevisibilidade do mundo, o que causa extrema ansiedade na pessoa no espectro. No meu trabalho com pessoas no espectro, desenvolvemos juntos estratégias para ampliar o repertório e interesse sobre o mundo. Quanto mais se compreende do mundo, mais fácil será criar o próprio universo dentro dele.
1. Movimentos e ações repetitivas:
Balançar, bater as mãos, alinhar objetos, ecolalia.
2. Rigidez e insistência em rotina:
Dificuldade com mudanças, necessidade de seguir rituais.
3. Interesses muito específicos:
Foco intenso em poucos temas, pouco flexíveis.
4. Alterações sensoriais:
Hiper ou hipo sensibilidade a sons, texturas, luzes, cheiros.
Balançar, bater as mãos, alinhar objetos, ecolalia.
2. Rigidez e insistência em rotina:
Dificuldade com mudanças, necessidade de seguir rituais.
3. Interesses muito específicos:
Foco intenso em poucos temas, pouco flexíveis.
4. Alterações sensoriais:
Hiper ou hipo sensibilidade a sons, texturas, luzes, cheiros.
Olá, esses comportamentos aparecem como formas de organizar o mundo interno.
Incluem rotinas rígidas, movimentos repetitivos, grande necessidade de previsibilidade e foco intenso em temas específicos. São estratégias de autorregulação, não sinais de teimosia ou oposição.
Incluem rotinas rígidas, movimentos repetitivos, grande necessidade de previsibilidade e foco intenso em temas específicos. São estratégias de autorregulação, não sinais de teimosia ou oposição.
No TEA, além dos desafios de comunicação/ interação social, observamos um conjunto de comportamentos que podem aparecer com mais ou menos intensidade ao longo da vida. Em geral, envolvem quatro áreas:
Padrões repetitivos - Movimentos (balançar, bater mãos), uso de objetos (alinhar, girar) e fala repetitiva (ecolalia, frases roteirizadas).
Insistência em rotinas/rigidez - Desconforto com mudanças, necessidade de previsibilidade, rituais antes de tarefas, dificuldade em transições.
Interesses intensos e restritos - Foco profundo em temas específicos (p. ex., mapas, sistemas, coleções), com grande conhecimento e prazer nesse campo.
Reatividade sensorial atípica - Hipo/hipersensibilidade a sons, luzes, cheiros, texturas, temperatura; ou busca de estímulos sensoriais.
Padrões repetitivos - Movimentos (balançar, bater mãos), uso de objetos (alinhar, girar) e fala repetitiva (ecolalia, frases roteirizadas).
Insistência em rotinas/rigidez - Desconforto com mudanças, necessidade de previsibilidade, rituais antes de tarefas, dificuldade em transições.
Interesses intensos e restritos - Foco profundo em temas específicos (p. ex., mapas, sistemas, coleções), com grande conhecimento e prazer nesse campo.
Reatividade sensorial atípica - Hipo/hipersensibilidade a sons, luzes, cheiros, texturas, temperatura; ou busca de estímulos sensoriais.
Pessoas no espectro autista costumam apresentar padrões de comportamento que são mais rígidos, intensos e persistentes do que o esperado para a idade. Esses comportamentos fazem parte dos critérios diagnósticos do TEA e aparecem, geralmente, de quatro formas principais:
1. Comportamentos repetitivos (estereotipias motoras)
São movimentos repetidos do corpo ou das mãos, como balançar, bater as mãos, girar objetos ou andar em círculos. Muitas vezes surgem para reduzir ansiedade, autorregular emoções ou lidar com sobrecarga sensorial.
2. Fala repetitiva
Inclui repetir palavras, frases, sons ou ecoar o que outras pessoas dizem (ecolalia). Pode ajudar a organizar pensamentos ou buscar previsibilidade.
3. Insistência em rotinas e dificuldade com mudanças
Há grande necessidade de previsibilidade. Mudanças pequenas — como alterar o caminho, trocar horários ou mudar objetos de lugar — podem gerar desconforto, irritação ou crises. Isso costuma estar ligado a diferenças na flexibilidade cognitiva.
4. Interesses restritos e muito intensos
A pessoa pode se aprofundar profundamente em temas específicos (trens, dinossauros, calendários, mapas, eletrônicos, números etc.). Não é apenas gostar: é um interesse muito intenso, que ocupa boa parte do tempo e influencia conversas, brincadeiras e escolhas. Esses interesses podem se transformar em habilidades profundas.
5. Alterações sensoriais
Embora não estejam somente nessa categoria, diferenças sensoriais (hipersensibilidade ou baixa sensibilidade a sons, luz, toque ou cheiros) costumam acompanhar esse padrão e influenciam os comportamentos repetitivos.
1. Comportamentos repetitivos (estereotipias motoras)
São movimentos repetidos do corpo ou das mãos, como balançar, bater as mãos, girar objetos ou andar em círculos. Muitas vezes surgem para reduzir ansiedade, autorregular emoções ou lidar com sobrecarga sensorial.
2. Fala repetitiva
Inclui repetir palavras, frases, sons ou ecoar o que outras pessoas dizem (ecolalia). Pode ajudar a organizar pensamentos ou buscar previsibilidade.
3. Insistência em rotinas e dificuldade com mudanças
Há grande necessidade de previsibilidade. Mudanças pequenas — como alterar o caminho, trocar horários ou mudar objetos de lugar — podem gerar desconforto, irritação ou crises. Isso costuma estar ligado a diferenças na flexibilidade cognitiva.
4. Interesses restritos e muito intensos
A pessoa pode se aprofundar profundamente em temas específicos (trens, dinossauros, calendários, mapas, eletrônicos, números etc.). Não é apenas gostar: é um interesse muito intenso, que ocupa boa parte do tempo e influencia conversas, brincadeiras e escolhas. Esses interesses podem se transformar em habilidades profundas.
5. Alterações sensoriais
Embora não estejam somente nessa categoria, diferenças sensoriais (hipersensibilidade ou baixa sensibilidade a sons, luz, toque ou cheiros) costumam acompanhar esse padrão e influenciam os comportamentos repetitivos.
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