Como é o processo de orientação vocacional para adolescente?

27 respostas
Como é o processo de orientação vocacional para adolescente?
A Orientação Vocacional é realizada através de entrevistas, questionários e testes psicológicos.
Sua finalidade é avaliar, analisar, esclarecer e informar suas áreas de interesse.
O psicólogo leva o jovem a pensar sobre sua escolha profissional relacionando-se com sua história pessoal e como fruto do seu processo de desenvolvimento.
São realizados no mínimo 8 encontros.

As técnicas e ferramentas utilizadas no processo de orientação vocacional podem variar de acordo com a abordagem do psicólogo.

Em regra, o processo consiste em contextualizar e clarificar possibilidades sobre a escolha profissional considerando interesses, aptidões, mercado de trabalho, história de vida e influências pessoais, familiares e sociais.

O processo ajuda os jovens indecisos a avaliarem o seu repertório comportamental e funciona como um apoio para a escolha congruente. Pode ser realizado individualmente ou em grupo.
Olá.. A orientação profissional que realizo é baseada nas atitudes do adolescente, ao qual irá favorecer a escolha profissional e na construção de sua identidade profissional. Ele irá realizar reflexões para poder se posicionar, como também, será respeitado o desejo e todas as possibilidades de concretizar seu projeto profissional. A metodologia é através de entrevistas em até 10 sessões, depende da dinâmica. Não foge muito ao que já foi dito, só acrescento que as escolhas se baseiam diante da realidade por ele vivida, e por compreender o que é viver e exercer uma profissão. Um forte abraço!
Bom!
Concordo com que os colegas citaram a cima, porém as técnicas utilizadas depende de cada profissional.
Processo básico:
Entrevista.
Aplicação de testes psicológicos e outras ferramentas de acordo com a abordagem do profissional.
É importante avaliar este jovem não só no âmbito da escolha profissional, pois em alguns casos o jovem vem buscsr este esclarecimento e infelizmente encontramos certa dificuldade emocional que é inviável avaliar no momento.
Tenho encontrado muitos casos, inclusive em estágio moderada a grave de depressão.
Em resumo, o objetivo é ajudar o jovem ter uma escolha consciente de seu futuro.
Abraço.
A orientação vocacional envolve os aspectos citados pelos colegas (entrevistas, testes e outros instrumentos) e possibilita a expressão de aspectos criativos que por vezes são negligenciados ou reprimidos pelo adolescente face à demanda de realizar uma escolha profissional. O processo de orientação vocacional, se bem conduzido, possibilita um realinhamento entre identidade profissional e pessoal, favorecendo o desenvolvimento do potencial do adolescente . Os instrumentos e técnicas são importantíssimos mas devem ser analisados com o devido cuidado pelo profissional envolvido no atendimento.
Concordo com os colegas em vários pontos.
Existem diversas metodologias que se complementam. Entrevistas, testes psicológicos que enfocam as inteligências múltiplas e um processo de autoconhecimento
que auxilie o adolescente a compreender seus pontos fracos e fortes, sua história de vida e suas influencias parentais e ambientais vão auxiliá-lo a encontrar o seu caminho. É necessário avaliar o crescimento e a maturidade emocional e verificar se há alguma influencia destes aspectos na dificuldade de decisão. Um bom processo fica entre 9 a 12 sessões, dependendo o caso.
É preciso todo um cuidado para encaminhar o processo com a devida neutralidade.
Olá. O processo de orientação profissional se constitui no autoconhecimento, conhecimento da realidade profissional e apoio à tomada de decisão. A postura do orientador profissional é de facilitar, criar meios pelos quais o indivíduo pode analisar suas opções profissionais, frente às suas opções pessoais e tomar sua decisão de forma consciente e tranquila. Abraços
Existem alguns tipos de processos de orientação vocacional, ou profissional. Esses trabalhos são tanto para adolescentes, quanto para adultos. Eles podem ser tanto em grupo, quanto individuais. Pode-se dividir esse tipos em dois grandes grupos de orientação profissional (OP): aquele das intervenções que procuram identificar características da pessoa que podem ser úteis no trabalho, o que a auxiliaria a escolher qual carreira seria mais "compatível" consigo; e as que adotam um modelo clinico, as quais seguem uma linha de investigação mais abrangente, ajudando a pessoa a se conhecer melhor sobre, por exemplo, as suas motivações profissionais, identificações, desejos, medos, valores. E quais conflitos existem entre esses e outros elementos que dificultam que escolha seja feita.
Tanto em um grande grupo como no outro, nos últimos anos pode-se ser dito que a OP se trata de autoconhecimento e conhecimento das opções de cursos ou do mercado de trabalho.
A adolescência é um momento onde ocorrem diversas mudanças internas e externas na vida do jovem. Ele se prepara para fazer importantes escolhas, definindo quem ele quer ser em um futuro próximo. A escolha da profissão pode ser considerada uma das últimas tarefas que o adolescente deve dar conta antes de fazer a passagem para a vida adulta. Por isto é tão importante que este processo tenha por base o autoconhecimento, para que o jovem possa conhecer seus potenciais e competências, que busque informações sobre as profissões e o mercado de trabalho, de modo a se capacitar para realizar uma escolha profissional consciente e assim ser capaz de iniciar a construção de seu projeto de vida e de carreira.
Olá, Concordo com a colega Michelly. Acrescento que a Orientação Vocacional é considerada um processo terapêutico, embora não seja terapia, cujo objetivo é ajudar a pessoa a se conhecer, a conhecer o mercado de trabalho e a perceber quais atividades são mais compatíveis consigo. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.
Olá tudo bem?
A OVP - Orientação Vocacional Profissional como é chamada consiste em um processo de identificação a cerca de seu perfil profissional e consequentemente quais profissões mais correspondem a esse perfil. Não é um processo decisório, mas que irá permitir ao adolescente fazer escolhas com maior segurança. Realizo o processo individualmente, com uma média de 08 sessões ou em grupo. Um forte abc!
A orientação Vocacional é um processo importante para a identificação das possíveis áreas profissionais em que esse adolescente pode se dar bem no futuro. É um processo de direcionamento a tomada de decisão desse adolescente através de dinâmicas, entrevistas e aplicação de testes psicológicos. A decisão é algo tão subjetivo!
Olá. A Orientação consiste no desenvolvimento da identidade ocupacional e, portanto, envolve algumas questões internas e externas. O autoconhecimento é a primeira etapa. O re-conhecimento de suas habilidades, valores, objetivos a serem atingidos e anseios serão investigados. Assim como um resgate dos valores familiares e expectativas. A segunda etapa consiste na exploração e sondagem do campo de trabalho e das profissões de maneira proativa e autônoma. Na terceira etapa o foco é a resolução de conflitos pessoais que atrapalham a escolha e a última etapa é o fortalecimento da escolha. No processo é utilizado entrevistas, testes psicológicos e atividades, dependendo a singularidade do caso. Lembrando-se que esta é a estrutura de trabalho em que utilizo e casa profissional tem seu modo de ver e trabalhar a temática. Espero ter ajudado
Olá,
costumo fazer um primeiro atendimento pra entender melhor a demanda do paciente, mas geralmente são feitos em média 12 atendimentos para o processo de Orientação Profissional. Nesse processo, conversaremos sobre autoconhecimento, critérios de escolha, tomada de decisão e plano de ação. Resumidamente são esses pontos que costumo entrar. Mas, é importante que para cada paciente seja pensada a melhor forma de desenvolver esse processo de escolha.
Bom dia! Trabalho fazendo orientação vocacional, ou atualmente chamada de orientação profissional. É um proceso de aproximadamente 6 a 8 encontros onde são utilizadas ferramentas e testes psicológicos. No processo de orientação com adolescentes, é preciso ter em conta que a escolha profissional é um momento muito importante das suas vidas mas que, em muitos casos, eles não sentem que tem a maturidade e o conhecimento suficiente pra tomar uma decisão, então isso também deverá ser trabalhado no processo.
Olá, cada profissional trabalha de uma forma. Eu costumo receber o adolescente/adulto no consultório e trabalhar suas questões de incertezas, desejos, influência familiares e projetos para o futuro profissional, considerando a maturidade de cada indivíduo. Em seguida aplico um teste chamado TDP ( testagem das dinâmicas profissionais) nesta testagem o adolescente responde cerca de 150 questões e o resultado final são 3 grandes áreas que ele melhor se indentifica, sugerindo algumas profissões. Geralmente as profissões apresentadas no resultado já tinham sido pensadas pelo testando ficando mais facil de fazer sua escolha. Boa sorte na escolha da graduação! Samantha Otero
Olá. A forma como a Orientação Profissional é realizada varia de um profissional para outro, mas em geral é feita com entrevistas, questionários e testes psicológicos. Basicamente falando, a ideia é trabalhar com autoconhecimento para que a pessoa possa tomar uma decisão mais consciente, mas esse processo é bastante complexo e envolve vários aspectos da vida. Abraço!
A orientação vocacional é um processo que ajudará o indivíduo a descobrir qual é sua vocação, sua aptidão. Para isso, deverá proporcionar autoconhecimento, informação sobre opções profissionais e mercado de trabalho. A escolha profissional envolve diversas variáveis que devem ser analisadas uma a uma para que, alinhadas ao talento do sujeito e ao estilo de vida que ele gostaria de ter, encontremos a melhor opção dentro do que é oferecido na sociedade. O psicólogo poderá utilizar os seguintes recursos: testes para avaliar as características da personalidade e da inteligência não-verbal; entrevistas para entender a história da pessoa, seus influenciadores e seus desejos (qual é a vida que gostaria de ter, pensa em mudar de país ou não, qual é a média salarial que gostaria de alcançar, quem o inspira pessoalmente e profissionalmente, etc); dinâmicas e questionários para expressão emocional e autoconhecimento do sujeito; orientação quanto aos diversos tipos de faculdades, profissões, mercado de trabalho e estilo de vida; e muito diálogo. Toda escolha gera angústia! Ainda mais uma escolha que deve ser feita na adolescência, um período de muita vulnerabilidade. Sendo assim, a psicoterapia focada na orientação profissional é um excelente recurso para passar por essa etapa da vida de forma consciente e sem muito sofrimento.
Olá. É um processo de duração limitada, com o objetivo de levar o adolescente a se conhecer, possibilitando uma escolha mais lúcida, madura, ajustada e de acordo com as habilidades de cada indivíduo. O processo individual é composto a quatro a cinco encontros:
-Entrevista estruturada;
-Aplicação de testes psicológicos;
-Devolução individual;
Espero que tenha ajudado, fico a disposição.
Os adolescentes costumam enfrentar um período de crise ao ter que escolher uma carreira profissional. O foco da OPC (Orientação Profissional e de Carreira) é ajudar o adolescente a lidar com a crise, utilizar recursos como testes psicológicos* e de aptidão, refletir em conjunto sobre os elementos envolvidos na escolha profissional e propiciar informações com relação às diversas profissões e carreiras.

Importante esclarecer que pode haver também o surgimento de questões não ligadas à conflitiva vocacional nesses atendimentos. O psicólogo tentará fazer relação entre cada tema levantado e sua relação imediata com a escolha de uma profissão.

Como exemplo de testes psicológicos que podem ser aplicados:
* Avaliação dos interesses profissionais (AIP);
* Escala de maturidade para a escolha profissional (EMEP);
* Teste de fotos de profissão (BBT-BR);
* Escala de autoeficácia para a escolha profissional (EAE-EP).

Abraços!
Bom dia.
Muito bem colocadas as orientações dos colegas psicólogos com relação às abordagens e técnicas empregadas no processo de Orientação Profissional. Gostaria de enfatizar a importância do primeiro contato. Momento no qual podemos levantar as expectativas do adolescente. Muitas vezes a preocupação pela escolha da carreira é dos pais. Se este for o caso no primeiro atendimento reservo um tempo para conversa com os pais e o jovem. Em seguida converso com o adolescente. Ao final do processo, caso seja de interesse dos pais reservo um momento para dar o feed-back a eles junto com o estudante.
Cada profissional vai ter uma metodologia. Trabalho em cima de 3 aspectos: SUJEITO, PROFISSÃO e ESCOLHA. A partir de técnicas diversas, desenvolvidas principalmente a partir do diálogo, vamos fazendo esse percurso de modo a levar a pessoa a uma escolha segura, confortável e assertiva.
Várias respostas já trazem informações esclarecedoras a respeito do processo de orientação profissional.
Porém , gostaria de pontuar, que o psicólogo deve elaborar o processo e escolher os testes e técnicas que irão compor a orientação, de acordo com a demanda apresentada pelo adolescente ou sua família.
Quanto mais direcionado ao indivíduo que busca a orientação, maior o número de informações que serão úteis e mais acurada será a orientação.
É natural que o adolescente tenha dúvidas quanto à profissão. Na verdade, a escolha de uma significa "ter que abrir mão" de muitas outras profissões que são igualmente atraentes e promissoras.
Testes e entrevistas.
Sçao feitos testes para identificar suas habilidades e interesses, a análise de opções de carreira, a exploração de informações sobre diferentes profissões e orientação personalizada para auxiliar na escolha de uma carreira alinhada com suas aptidões e desejos.
Olá, o processo de orientação vocacional para adolescentes geralmente começa com uma conversa inicial entre o adolescente e um orientador vocacional. Durante essa conversa, o orientador busca entender os interesses, habilidades e objetivos do adolescente, além de sua história educacional e experiências passadas. Em seguida, podem ser administrados testes e avaliações psicométricas para ajudar o adolescente a identificar suas habilidades e interesses. Com base nos resultados dessas avaliações e nas informações fornecidas pelo adolescente, o orientador auxilia na exploração de opções de carreira alinhadas com seus interesses e habilidades. Isso inclui fornecer informações sobre diferentes profissões, requisitos educacionais e oportunidades de treinamento. Ao longo do processo, o adolescente é incentivado a tomar decisões informadas sobre sua educação e carreira futura, com o apoio contínuo do orientador. O objetivo é capacitar o jovem a desenvolver um plano de carreira que seja satisfatório e alinhado com seus interesses e objetivos pessoais.
Um abraço.