Orientação vocacional - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Especialistas em orientação vocacional

Encontre um especialista em Orientação Vocacional na sua cidade:

Perguntas sobre Orientação vocacional

Nossos especialistas responderam a 4 perguntas sobre Orientação vocacional

Acredito que há formas diferentes de se realizar orientação vocacional, mas em geral os psicólogos usam recursos como testes psicometricoa e projetivos. Os testes psicométrico muitas vezes avaliam…
9 respostas

Olá. O processo de orientação profissional se constitui no autoconhecimento, conhecimento da realidade profissional e apoio à tomada de decisão. A postura do orientador profissional é de facilitar,…
11 respostas

Dra. Neusa Sousa Rêgo Ferreira
Dra. Neusa Sousa Rêgo Ferreira
Psicopedagogo
Goiânia
Olá! Mudanças repentinas e sem causa aparente precisam ser investigadas, pois podem ser sintomas de um problema que se instalou ou que está se instalando. Aconselho procurar a instituição escolar…
12 respostas

Especialistas falam sobre Orientação Vocacional

O processo de orientação profissional é decisivo para uma escolha segura e consciente não só de uma carreira mas também de quem você quer ser e pode contribuir para a construção do seu projeto de vida. É baseado no autoconhecimento, na identificação dos talentos, potenciais e aptidões. Assim, você será capaz de elaborar o seu perfil profissional, com informações sobre as profissões e sobre o mercado de trabalho. A partir deste processo, você vai se sentir mais apto a realizar uma escolha baseada em dados de realidade, definindo seu projeto de vida. É um processo indicado para qualquer faixa etária, para quem busca progredir pessoalmente ou na carreira.

A Orientação Vocacional pode proporcionar ao jovem uma forma de resolver o "dilema" diante desse momento de decisão. O processo de avaliação é feito através de entrevista, questionários de interesse, testes projetivos, testes de personalidade e teste intelectual. O papel do psicólogo (orientador vocacional) é: - ajudar o jovem a pensar sobre sua própria realidade; - analisar os possível aparecimentos de conflito diante da tomada de decisões em relação ao seu presente e ao seu futuro profissional. O adolescente pode apresentar dificuldades, tais como: mudanças de comportamentos, atitudes agressivas, impulsivas ou de irritabilidade, aumentando a ansiedade.

Sirlei D. Ribeiro Giannini

Psicólogo

Uberlândia


A Orientação Vocacional/Profissional procura avaliar, analisar, esclarecer e informar ao orientando suas áreas de interesses e aptidões específicas e gerais, de acordo com suas características e sua personalidade, com o objetivo de proporcionar ao examinando uma maneira mais lúcida e harmoniosa na escolha de sua profissão. No processo usamos testes de aptidões específicas, entrevistas, questionários, testes de personalidade, buscando sempre desenvolver, da melhor forma possível as habilidades do orientando.

Um conjunto de práticas destinadas ao esclarecimento das diversas profissões. Bem como rotina, local de trabalho e perfil emocional. Trata-se de um trabalho preventivo e analítico: desenvolver elementos necessários para possibilitar a melhor situação de escolha para cada sujeito. Convém destacar que a procura vocacional é uma tarefa pessoal onde cada indivíduo se reconhece como protagonista, mesmo contando com os recursos necessários para discernir o que procura.

Betânia Tassis

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A finalidade da orientação profissional e de carreira é auxiliar o jovem a descobrir qual profissão seguir, ou auxiliar o trabalhador que já possui uma profissão, mas tem desejo de mudar de carreira. Este processo ocorre por meio de entrevistas e aplicação de instrumentos psicológicos, onde o cliente se torna capaz de tomar as decisões necessárias para a escolha profissional e de carreira. Podem contratar este serviço escolas, pais que possuam filhos na adolescência, ou trabalhadores com desejo de mudança de carreira.

A Orientação Vocacional vem auxiliar no processo de escolha da profissão a seguir. Tal escolha é direcionada pela aptidão da pessoa. O processo que realizo funciona em três etapas: - Entrevista - Aplicação do Teste - Entrega do Laudo As pessoas indicadas a submeterem ao processo são: - Pessoas que querem confirmar a escolha do seu curso - Pessoas em dúvida do curso a seguir - Pessoas que já estão cursando determinado curso e não estão satisfeitas - Pessoas que por algum motivo querem mudar de profissão e fazer uma escolha mais acertiva Caso você se enquadre em algum desses pontos me procure para conversarmos melhor e se tiver alguma dúvida a mais estou à disposição para esclarecer.

Danilla Lima

Psicanalista, Psicólogo

Goiânia

Agendar uma visita

O principal objetivo do processo de Orientação Vocacional é auxiliar o participante no processo de escolha profissional e oferecer um espaço seguro que promova autoconhecimento, busca de informações e recursos para uma decisão consciente. O processo pode ser individual ou em grupo e conta com dinâmicas, questionários e aplicação de testes vocacionais. A orientação geralmente dura em torno de dez sessões e é formulado de acordo com as condições de cada paciente.

A Orientação Vocacional é uma Estratégia Clínica que visa o auto conhecimento e sua identificação com determinados setores do Trabalho Profissional, através de entrevista com o paciente, identificaremos pontos que serão diretrizes para a construção vocacional e possivelmente uma identificação com determinadas Profissões.

Paulo Roberto Silva

Psicólogo

São Caetano do Sul

Agendar uma visita

O processo de Orientação Vocacional é voltado para aquelas pessoas que almejam adquirir uma maturidade para escolha profissional. Através de aplicação de testes, atividades direcionadas e reflexões, a O.P. auxilia o indivíduo no seu auto conhecimento, auxiliando na escolha da carreira profissional.

Lilian Ceolin

Psicanalista, Psicólogo

Americana

Agendar uma visita

Realizo "Orientação de Carreira", pois é quase impossível se realizar uma vocacional, pois o termo é muito amplo. Mas a Orientação de Carreira consiste na possibilidade de fazer uma reflexão aprofundada sobre as principais características do sujeito e como utilizá-las de forma produtiva. São utilizados testes que auxiliam na velocidade e coleta de informações do processo.

Carina Lucion

Psicanalista, Psicólogo

Palmeira Das Missões


A orientação vocacional para os adolescentes é realizada por meio de uma equipe multiprofissional qualificada que oferece uma avaliação e análise direcionada para chegar ao resultado final com mais precisão e assertividade. A equipe conta com Psicólogos, Psicopedagogos e Psicanalistas. O pacote de orientação vocacional consiste em uma média de 6 sessões e será agendado conforme disponibilidade do adolescente. Qualquer dúvida estamos à disposição.

Daniela Ré Franguelli

Psicanalista, Psicólogo

São José dos Campos

Agendar uma visita

Orientação vocacional, ou também conhecida como "Orientação de Carreira" consiste na possibilidade de fazer uma refleção aprofundada sobre as principais características do sujeito e como utilizá-las de forma produtiva. São utilizados testes que auxiliam na velocidade e coleta de informações do processo.

Mariane Marko

Psicólogo

Pato Branco


O processo de orientação vocacional se dá através de entrevistas dirigidas, aplicação de testes e realização de alguns exercícios específicos. As entrevistas, testes e exercícios pretendem investigar quais as aptidões, habilidades e gostos pessoais do orientando que mais se destacam entre todas as que o sujeito possui. São cerca de 6 a 10 encontros, durando em torno de 5 a 8 semanas.

Talitha May Braga

Psicólogo

Rio de Janeiro


Os estudos indicam que é significativo o número de pessoas que entram para a faculdade e em algum momento do curso, desiste e muda de área, gerando um prejuízo enorme para as universidades federais e também particulares que em geral perde o aluno. Sem falar no investimento de tempo e de recursos que o aluno depositou e se foi. É sabido que a orientação vocacional pode ajudar muito o jovem que se encontra em fase de escolha, ampliando o conhecimento do mercado de trabalho, na identificação dos valores, sonhos e possíveis influencias bem como, no autoconhecimento, tomada de decisão e comprometimento consigo mesmo, tratando-se de um processo breve e estruturado com até 12 sessões.

Auxilia as pessoas no momento da escolha ou redefinição da profissão. Ela não serve apenas aos alunos do Ensino Médio, serve também para adultos que não estão satisfeitos com a profissão e pretendem investir numa nova carreira ou, mesmo satisfeitos, querem progredir. Auto conhecimento, desbloqueio de pensamentos, expectativas X oportunidades, conhecimento das profissões,real interesse e testes são algumas das estratégias utilizadas.

Rosana Britzki De Sordi

Psicólogo

São Bernardo do Campo


É muito natural ver adolescentes que estão finalizando o Ensino Médio ou que já finalizaram se preocuparem quanto à escolha da profissão. A Orientação Profissional, também conhecida como Orientação Vocacional, é um serviço indicado para ajudar os jovens que encontram-se indecisos quanto a escolha da sua futura profissão. Os atendimentos podem ocorrer de forma individual ou grupal (fica a critério do cliente). As atividades facilitam o autoconhecimento, através de testes psicológicos, informações sobre as profissões e as instituições de ensino, abrange também as atividades profissionais de cada área. É indicada para pessoas que encontram-se indecisas quanto à escolha vocacional.

Letícia Aparecida Batista

Psicólogo

Vinhedo


Tem como objetivo fornecer informações sobre as profissões e o mercado de trabalho aos jovens que se encontram indecisos quanto à escolha profissional, bem como leva-lo ao autoconhecimento de suas reais aptidões, para que eles possam tomar uma decisão madura, pessoal e responsável no momento de fazer a escolha da profissão que pretendem exercer no futuro. Metodologia aplicada: entrevistas; questionários; testes; dinâmica.

Lúcia Dornelas Cavalcante

Psicólogo

Recife


O processo de orientaçao Profissional: Objetivo: - Assistir ao jovem na solução das dificuldades que enfrenta ao encarar sua profissão. - Objetivos Específicos: - Levar o jovem a pensar sobre a sua escolha profissional, relacionando-se com sua história de vida e como fruto de um processo de desenvolvimento pessoal. - Auxiliar o jovem a refletir sobre a importância do trabalho. - Oferecer informações sobre os profissionais e mercado de trabalho. - Discussão sobre oportunidades de trabalho. - Permitir que o jovem expresse seus sentimentos nos encontros. Número de encontros: 8 a 10 encontros ( 1 ou 2 v/semana) “As Crises fazem pensar, pensar significa refletir – sobre sua escolha profissional.

A OV é extremamente eficaz, pois se utiliza de perguntas poderosas para oferecer a oportunidade de acessar suas respostas internas e descobrir seus verdadeiros interesses, suas capacidades e habilidades e pontos que precisam de melhoria. Dessa forma, podem determinar com clareza seus objetivos, metas e sonhos pessoais e profissionais. A OV ajuda o jovem a: - Desenvolver melhor a percepção de si mesmo; - Explorar novas possibilidades de profissões, além das cogitadas no início do processo de orientação profissional; - Atenuar a ansiedade natural deste momento de vida; - Auxiliar a construir/planejar o percurso profissional.

A orientação profissional é um processo onde o psicólogo acompanhará seu cliente para uma maior segurança na tomada de sua decisão profissional. Durante o processo, não guio o cliente quanto ao que ele fará ou que profissão seguirá, mas trabalho a capacidade de escolha de forma geral, o que trará benefícios para outras áreas da vida do cliente. A orientação profissional com qual trabalho possui um enfoque clinico, e objetiva a ampliação da autonomia, do auto suporte e capacidade de gerir suas decisões.

Bruno Rodrigues

Psicólogo

Araruama


Psicóloga formada pela UFPR com foco em Orientação Profissional e Vocacional. Realizo aplicação de teste psicológico para verificar interesses profissionais e ferramentas para auxiliar o cliente a se conhecer melhor e fazer uma escolha profissional de acordo com os seus interesses e habilidades. O processo como um todo são de cerca de 10 sessões em que serão trabalhadas questões de autoconhecimento, conhecimento das profissões e critérios de escolha. Para que o paciente aprenda fazer escolhas não só no momento de decisão de carreira, mas para toda a sua vida profissional.

Processo de autoconhecimento (percepção de si mesmo), trabalha-se habilidades e competências, levantamento de expectativas. Descoberta de talentos, valores, crenças Pesquisa sobre as profissões, campo profissional. Análise de novas possibilidades de profissões, além das citadas no início do processo Diminuição da ansiedade, auxílio no planejamento da trajetória profissional Ênfase do comprometimento do jovem com sua escolha

A situação de escolha profissional envolve a consideração de três fatores: - Autoconhecimento: Entender quais são suas qualidades, habilidades e interesses. - Conhecimento do curso e do mercado de trabalho: Analisar as informações obtidas sobre o curso, as profissões e o mercado de trabalho. - Influências na tomada de decisão: Análise das opções e das influências externas, como colegas, pais e mídia, bem como de suas crenças e valores. Durante todo esse processo é necessário analisar e interligar todas essas variáveis. Por isso o acompanhamento do profissional é tão necessário.

Thainara Lopes

Psicólogo

Juiz de Fora

Agendar uma visita

Este serviço surge como resposta a uma necessidade existente entre jovens e adultos, que querem ter clara sua área de atuação, definir escolhas de cursos técnicos e de graduação e repensar sua atuação profissional, através de um espaço de autoconhecimento, onde se estimula a reflexão e possibilita, através de conversas e aplicação de instrumentos avaliativos, a percepção das características do perfil do cliente, bem como as áreas de atuação que se adequariam com o perfil apresentado.

Flávia Camargo

Psicólogo, Psicanalista

Bento Gonçalves

Agendar uma visita

Orientação profissional é a expressão adotada atualmente no País, em substituição à popular orientação vocacional, como ficou conhecida nos tempos em que tal prática se restringia ao uso de testes psicológicos para uma orientação diretiva dos clientes, os quais eram pouco ativos no processo e, em geral, visavam a escolha de um curso universitário ao fim do ensino médio. Distanciando-se dessa concepção arcaica e mais abrangente, a expressão orientação profissional é usada para designar um campo de práticas, já que, hoje, as intervenções de carreira tem amplo espectro de atuação- da primeira definição de uma formação ou trabalho na juventude até a preparação para a aposentadoria.

A Orientação Profissional vai muito além dos conhecidos “testes vocacionais”. Trata-se de um processo que proporciona reflexões sobre si mesmo, seus pontos fortes e suas deficiências e sobre as opções profissionais que respondem a suas buscas, o que implica na identificação dos critérios de cada um, tomadas de decisão e realização de escolhas, bem como a construção de um projeto de vida que inclua estudo e futura ocupação. Utilizamos recursos como o Coaching, PNL, Psicologia Transpessoal e hipnoterapia que conduzem a processos de autoconhecimento que permitem ao cliente ir percebendo de forma cada vez mais clara os caminhos a seguir para um encontro com seu propósito e sentido de vida.

Deroni Sabbi

Psicólogo, Terapeuta complementar

Porto Alegre

Agendar uma visita

A escolha profissional envolve fatores que, por vezes, passam despercebidos pelo sujeito, e que orientam decisivamente uma opção desprovida de consciência das “realidades” que circulam a profissão escolhida. Ou seja, é comum alguém escolher uma profissão influenciado pelos ganhos financeiros que ela pode proporcionar, pelo status, pela necessidade ou ainda pela influencia dos pais, sem se dar contas de que tal escolha pode lhe gerar, futuramente, algum tipo de sofrimento emocional. Neste sentido, a O.V. visa contribuir para que o orientando faça uma escolha carregada de consciência e conhecimento da profissão alvo, dos fatores contextuais, e de suas capacidades e limites.

O processo de orientação vocacional deve levar em conta a história de vida do sujeito, sua construção psíquica e social. Levanta-se, assim, possibilidades e aptidões no processo de reconstrução da história do individuo visando acima de tudo a busca pelo autoconhecimento.

Caroline Polizeli

Psicólogo

Maringá


A orientação vocacional tem auxiliado vários jovens e adultos a escolherem uma profissão. A orientação vocacional, é muito importante para auxiliar estes adolescentes ou adultos (que desejem mudar de área) a escolherem a carreira ideal para seu futuro. Uma orientação vocacional, ou teste vocacional, é realizada tendo como base a aplicação de uma bateria de testes psicológicos e algumas atividades que visam levar o paciente ao auto-conhecimento, bem como o entendimento de suas aptidões e vocações. A realização de um teste vocacional pretende elucidar o paciente sobre quais as profissões (ou cursos) mais se encaixam em seu perfil.

Mariana Borges Soares De Lima

Psicólogo

Goiânia


A orientação profissional tem como objetivo o autoconhecimento e desenvolvimento de capacidades para o trabalho. São 5 a 6 sessões com elaboração de perfil profissional e planejamento de carreira dependendo da demanda apresentada pelo cliente.

Mara Ferreira

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba


Trata-se de um trabalho pontual onde descobre-se traços da personalidade de cada pessoa com a finalidade de casar com a melhor escolha profissional. Esse trabalho se resume com um número limitado de encontros e aplicação de testes psicológicos específicos.

Mauro Capelli

Psicólogo

São Paulo


Realização de processo de orientação e reorientação profissional. Neste processo buscaremos o auto-conhecimento do orientando, as formas pelas quais realiza suas escolhas e suas influências. Realização de teste de personalidade e outros voltados para a área de escolha profissional.

Catarina Borges Leal

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

A orientação vocacional é uma necessidade e requer um processo colaborativo entre o psicólogo e o cliente. Demanda suas capacidades de informar e informar-se, ouvir o outro e ouvir a si. Optar por uma profissão é uma das escolhas mais importantes da vida e o momento da escolha de uma profissão coincide com a fase do desenvolvimento na qual o jovem está se reedescobrindo, é quando ele está definindo sua identidade: quem ele quer ser e quem ele não quer ser. A orientação vocacional/profissional é uma ferramenta de reflexão que ajuda a descobrir e avaliar objetivamente suas potencialidades, aptidões, conhecimentos qualidades , competências e habilidades.

Leila Câmara

Psicólogo, Sexólogo

Rio de Janeiro


A Orientação Profissional é uma análise de interesses, aptidões profissionais e traços de personalidade. Com essas informações é possível descrever um perfil que auxilia no processo de escolha profissional. Destina-se a adolescentes que estejam no processo de busca e dúvida quanto à escolha do curso acadêmico e/ou profissão. A orientação destina-se também à adultos que estejam nessa busca ou não satisfeitos com a profissão e desejam seguir outro caminho. Nesse tipo de avaliação, contempla-se 3 etapas: entrevista inicial, aplicação de testes e devolutiva do relatório. São utilizados testes psicológicos e vocacionais e todos os resultados são explicados e devolvidos com orientações.

A Orientação Vocacional tem a proposta de aprofundar o conhecimento sobre a identidade profissional do avaliado, através do entendimento da história de vida deste sujeito e, ainda, aplicação de testes psicológicos específicos que buscam identificar as potencialidades e fraquezas desse indivíduo, assim como, o tipo de personalidade, suas atitudes e motivações. Para este trabalho, são necessárias 5 sessões de 50 minutos cada uma. Ao final do trabalho, se tem uma definição da escolha profissional e o direcionamento para esta escolha.

A escolha de uma profissão ou um caminho a seguir após a conclusão do ensino médio pode ser fonte de angústia para muitos jovens. O processo de Orientação Vocacional contempla de 10 a 12 sessões semanais, com duração de 50 minutos cada. É trabalhado a sensibilização do jovem para a escolha profissional, o despertar para a importância da busca de informações e pesquisa sobre o mundo do trabalho, o auto conhecimento e a tomada de decisão.

Isabele Sartori

Psicólogo

Santo André, SP

Agendar uma visita

A orientação Vocacional é um processo de autoconhecimento, em que são identificados os interesses, habilidades e a personalidade do jovem, a fim de auxiliá-lo em uma escolha profissional consciente e amadurecida. São realizados questionários, escalas e testes como ferramentas para contribuir para o processo de autoconhecimento. Ocorrem entre 8 e 12 encontros, a depender do momento em que o jovem se encontra em relação a sua escolha.Também pode ser realizadas em jovens em transição de carreira (reorientação profissional) ou como preparação para a aposentadoria.

Fernanda Abreu Mangia

Psicólogo

Nova Friburgo


O processo de Orientação Profissional (OP) anteriormente nomeado de vocacional tem sido considerado relevante diante das dificuldades de decisão profissional, uma vez que uma de suas finalidades é acolher os indivíduos em suas inquietações com relação à sua carreira profissional, avaliando suas características pessoais, além de auxiliá-los na tradução dessas informações em boas escolhas profissionais. O processo utiliza testes psicológicos padronizados e aceitos pelo conselho de psicologia junto à técnicas especificas. É um trabalho padronizado e científico com começo, meio e fim.

O atendimento psicológico voltado à orientação vocacional tem com objetivo elucidar ao cliente possíveis caminhos profissionais a serem percorridos com base na análise e no diagnóstico dos dados levantados durante o processo terapêutico. Tal tipo de atendimento utiliza como ferramentas: entrevista com o cliente, sessões terapêuticas e aplicação de testes e jogos.

Priscilla Gianneschi Navarro

Psicólogo

São Paulo


A OVP (Orientação Vocacional-Profissional) é um processo individual ou grupal que tem por objetivo a busca de autoconhecimento, manejo da ansiedade diante a tomada de decisão sobre a escolha profissional, levantamento do perfil profissional do orientando e consequente apontamento de quais área/profissões melhor se encaixam com seu perfil. Para isso utilizamos uma média de 08 a 10 encontros, onde são aplicados testes psicológicos, entrevista motivacional, conversa com profissionais da área, dinâmicas de grupo e entrega de relatório no final do processo. A OVP é um passo importante para quem busca um futuro de sucesso e deseja fazer escolhas conscientes.

A orientação vocacional por anos foi feita atraves de testes vocacionais que tem por objetivo mostrar quais profissoes se encaixam melhor no seu perfil, a fim de mostrar qual seria a carreira de sucesso na sua vida. Porem, ultimamente, tem-se chamado de Orientação Profissional, pois chegou-se a conclusao de que nao existe apenas uma carreira ou uma vocação para cada individuo. Por isso, o enfoque do processo de orientação profissional que realizo no consultorio envolve atividades praticas, dinamicas reflexivas de auto conhecimento, testes de personalidade e interesse profissional e tambem preparação para o ingresso no mercado de trabalho.

Samara Lopes Ninahuaman

Psicólogo

São Paulo


A orientação vocacional/profissional não se limita apenas à aplicação de testes psicológicos. É um processo de auto-descoberta do jovem que muitas vezes pode estar se sentindo perdido e sem norte. Faz parte de um projeto de vida em que serão analisados diversos aspectos no contexto social, econômico, familiar através da observação e entrevistas, bem como dos aspectos psicológicos e de personalidade, incluindo assim os testes. Vale ressaltar que a orientação profissional não irá determinar a profissão que o jovem irá escolher, mas irá clarear as idéias para que este possa prestar atenção em si mesmo, reconhecendo melhor suas vontades e habilidades e assim fazer sua escolha profissional.

Giuliana Nacif

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo


Na Orientação Profissional – O trabalho desenvolvido é inspirado na teoria e prática de Rodolfo Bohoslavsky. O adolescente deve desempenhar um papel ativo no processo de Orientação Profissional. Procuramos estimular o jovem a compreender e esclarecer suas próprias dificuldades encaminhando-se para uma escolha profissional adequada e reparadora. Já na Capacitação Profissional - O objetivo fundamental é transmitir aos jovens com necessidades especiais, ensinamentos básicos para a vida cotidiana, oferecendo lhes, simultaneamente, reais possibilidades de engajamento em alguma atividade profissional.

Realizo a avaliação através de entrevistas e aplicação de testes e instrumentos psicológicos que permitam estabelecer o perfil profissiográfico do orientando até a conclusão dos dados levantados (os quais são apresentados e discutidos com o cliente).

Cláudia Maria De Carvalho

Psicólogo

São José dos Campos


Orientação das Vocações tem o objetivo de esclarecer os questionamentos e prospectar o futuro. O trabalho é desenvolvido com ferramentas reflexivas que identifica o potencial, desenvolve e motiva cada pessoa gerando o autoconhecimento necessário para a escolha de uma profissão que atenda ao seu perfil atual, assim como uso dos testes desenvolvidos para evidenciar as habilidades pessoais. Como Coaching, a Dra. Graça Castano, sabe que quanto mais cedo delimitar o caminho certo, menores serão as frustrações futuras e por isso potencializa o autoconhecimento e estimula a capacidade de liderança para enfrentar os desafios de uma carreira profissional.

Maria Das Graças M De O Castano

Psicólogo, Psicopedagogo

São Gonçalo


A Orientação Vocacional reúne o conjunto de técnicas em psicologia e orientações que auxiliam no processo do autoconhecimento, visão de seus interesses, aptidões profissionais, esclarecimento de conflitos que podem estar dificultando a escolha profissional e amplia a capacidade do orientando em perceber de forma mais amadurecida qual a escolha profissional mais indicada.

Neiva Andrade

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais realizam Orientação vocacional?


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.