Estou com problemas para decidir o que cursar, já fiz 1 ano e meio de faculdade, porém ainda não consigo

27 respostas
Estou com problemas para decidir o que cursar, já fiz 1 ano e meio de faculdade, porém ainda não consigo me decidir o que fazer, descobri que o Psicólogo pode me ajudar com a orientação vocacional, mas como ele me ajudaria?
Importante ser atendido por um profissional que realize orientação vocacional. O psicólogo pode utilizar testes psicológicos e, através destes testes levantar dados importantes do indivíduo como habilidades, aptidões, interesses que podem auxiliar na tomada de decisões. O psicólogo ao realizar os atendimentos também poderá fomentar reflexões no paciente com a finalidade de propiciar o autoconhecimento do paciente e, dessa forma favorecer na escolha da profissão que queira exercer.

Importante vc procurar um profissional da psicologia cognitivo comportamental para fazer uma avaliação detalhada de psicodiagnóstico. Após essa avaliação será encaminhada a um psiquiatra se necessário. Diante do diagnóstico correto você terá indicação das terapias que são adequadas para seu perfil. Todo tratamento que começa com diagnóstico errado não alcança bom prognóstico.
Olá. O processo de Orientação Vocacional irá lhe auxiliar no processo de escolha da área de atuação. Serão aplicados testes específicos à sua idade e necessidade e estes te trarão uma melhor compreensão de suas áreas de interesse e habilidades. Além de ser possível medir o nível de maturidade atual para a realização de tal escolha.
Realizo esse tipo de trabalho, caso queira conhecer um pouco mais, entre em contato. Fico a disposição, um abraço.
Olá, a orientação vocacional é um processo. Nele será trabalhado de maneira aprofundada o autoconhecimento, o processo de tomada de decisão, a importância da pesquisa e busca de informações sobre o mercado de trabalho e a preparação de um projeto futuro. São utilizados testes psicológicos e técnicas que irão contribuir para esclarecer temas importantes. Leva em torno de 10 sessões, dependendo da complexidade de cada caso. Boa sorte!
Olá, a escolha por uma profissão traz incertezas, receios, cobranças e muitas vezes não se está preparado para tomar esta decisão. Realizo o trabalho de orientação vocacional através do autoconhecimento porque acredito que a partir do momento que você conhece seus desejos e medos e se reconhece neles torna-se possível trilhar caminhos mais assertivos. Não utilizo testes psicométricos como outros profissionais. Para este trabalho é necessário mais de 1 sessão. Fico à disposição se precisar de maiores informações. Boa sorte!!
Olá, o psicólogo pode te ajudar principalmente no que se refere ao autoconhecimento.
O trabalho de Orientação Profissional, como muitos acreditam, vai muito além da aplicação de testes, o objetivo é levar a pessoa que procura por ajuda, a conhecer melhor a si mesma, entrar em contato com suas habilidades, seus desejos e expectativas, seus pontos fortes e fracos e suas preferências. A partir daí é que começa o esclarecimento das possíveis carreiras que mais se aproximam ao perfil de cada um.
Espero ter colaborado, abraço.
O psicólogo com experiência em orientação profissional, poderá montar um cronograma de trabalho individual ou em grupo, para que vocês discutam acerca da escolha profissional e muitas outras questões. É válido ressaltar que esse processo é de fundamental importância para o seu desenvolvimento na profissão ou curso que escolher.

Tenho experiência na área e caso você tenha interesse, podemos marcar uma conversa pessoalmente ou via skype para que eu possa te explicar um pouco mais sobre como funciona esse trabalho.

Obg!
Um psicólogo pode fornecer orientação profissional das mais diversas maneiras, a depender do seu estilo de trabalho. Alguns podem utilizar-se de testes psicológicos como modo de complementação do trabalho, contudo somente eles podem não ser suficientes para uma ajuda em relação à uma decisão, entretanto, é possível que um trabalho mais direcionado à esta queixa seja realizado no atendimento clínico por meio de diversas ferramentas e técnicas que a psicologia fornece.
Olá, você está correto, um profissional da psicologia pode te ajudar a encontrar o caminho mais adequado para suas decisões.

Olá!
A orientação profissional , ferramenta utilizada pelo psicólogo permite trabalhar dentro de um tempo determinado , mais ou menos 12 sessões a escolha profissional . É um trabalho que permite que o requerente entre em contato com as áreas com as quais se identifica para estudar e posteriormente desenvolver-Sr profissionalmente. Além disso será capaz de saber as disciplinas e áreas de atuação que não se identifica . Vale a pena fazer este percurso , lhe auxiliará muito a se encontrar e as dúvidas existentes se extinguirem.
Bom dia, ser orientada por um profissional pode ser adequado, mas você já esta tendo experiencia de cursar uma faculdade e não está se encontrando, sugiro que se deixe ajudar de um psicologo/a para averiguar os reais motivos que não estão te deixando satisfeita da tua escolha, é importante saber analisar quais os reais problemas que estão interferindo e te deixando com duvida. Procure ajuda de um profissional de psicologia.
É preciso entender o que te provoca tanta dúvida, as vezes, não é nem o caso de uma orientação vocacional, mas entender porque tem sido tão difícil escolher. Uma orientação profissional/vocanional ajuda a esclarecer o mundo do trabalho, suas questões, áreas e complexidade, a fim de trazer maior clareza na escolha, mas as vezes a falta de clareza não é sobre o trabalho em si, mas sobre nós mesmos. Procure um psicólogo para fazer uma avaliação.
Olá, o psicólogo que realiza orientação vocacional é o melhor profissional para ajudá-lo (a) na escolha de sua profissão. Através de entrevista, aplicação de testes projetivos e objetivos ele conseguirá lhe ajudar a delinear o seu perfil. Por fim, é realizado um relatório detalhado de cursos e profissões condizentes as predileções e também propicia melhor entendimento dos interesses e aptidões, contribuindo assim para um autoconhecimento e promoção de desenvolvimento pessoal.
Como muitos profissionais já responderam acima, dentro da psicologia ha a área de Orientação Profissional. Nesse processo podem ser realizados testes, mas não se baseia apenas nisso, o objetivo da Orientação Profissional é auxiliar no processo de autoconhecimento, para que a pessoa saiba suas características, gostos pessoais e perspectiva de futuro, para depois iniciar um conhecimento sobre a realidade e o mundo profissional. Com essas informações, fica mais claro quais são as profissões que se encaixam em seu perfil, no que ele mais se identifica, conciliando a profissão com seu mundo pessoal. Muitas crenças superficiais, muito comuns no momento de decisão do curso, são trabalhadas e ressignificadas. Elementos como a história de vida e suas relações familiares e sociais também são importantes, divido a pressões ou identificações coletivas. Esse processo é diferente de uma psicoterapia, pois tem como foco apenas a escolha de um curso ou profissão, caso outros elementos da vida pessoal e psíquica estejam atrapalhando nessa escolha é importante que se inicie então um processo de psicoterapia, separado da Orientação Profissional.
Ola!
O psicólogo pode te ajudar através de orientações psicológicas com base nas suas experiencias, suas habilidades, capacidades de fazer escolhas, vivencias ambientes e sociais, características de personalidades entre outros fatores e influenciadores.
Estou a disposição!
Olá! Acredito que buscar informações suas como quais são seus Valores Pessoais, suas Forças de Caráter e Virtudes, pode te ajudar a encontrar melhor uma carreira. Deste modo você pode buscar áreas de atuação que estejam mais alinhadas com aspectos básicos de sua personalidade.
Na Orientação Vocacional são trabalhadas questões como auto conhecimento, te levando a uma melhor compreensão das suas aptidões, seu perfil. Através de testes psicológicos e entrevistas sao levantadas suas capacidades, habilidades pessoais, e também alguns sentimentos que possam te impedir de escolher este ou aquele caminho.
Estou a disposição!
Gostaria de acrescentar a importância da maturidade para a escolha. Muitas vezes, no processo de Orientação Profissional, o jovem precisa ter uma visão do quanto possui de autonomia, independência e responsabilidade para arcar suas escolhas. Portanto, o psicólogo deve estar atento a esta questão e trabalhar estes fatos, além do autoconhecimento, das informações sobre a profissão e do mercado de trabalho.
Olá, o psicólogo irá te auxiliar através do processo de Orientação Profissional, no seu autoconhecimento, trazendo a luz suas habilidades, suas limitações, influências, seu perfil profissional, sua personalidade e seus interesses profissionais. Isso tudo pode ser realizado através de testes, atividades específicas, reflexões. É importante também avaliar a maturidade para a escolha profissional.
Abraços e boa sorte!
A orientação vocacional pode te ajudar a ter mais clareza sobre seus interesses, suas habilidades, sobre o que cada profissão pode te oferecer e alinhar com quem você é / quer ser. Procure um profissional formado, habilitado para esse tipo de intervenção.
UM psicólogo que tenha experiência e saiba aplicar testes relacionados à poder direcionar vc para uma das áreas de "humanas, exatas ou biológicas. O CIEE,realiza um trabalho, onde podem realizar este trabalho com um valor social. convido vc a agendar um hr., para podermos conversar a respeito sem compromisso,
Um profissional da psicologia que trabalhe com orientação vocacional, que aplicará testes, fará entrevistas e a partir dai conhecer quais seus pontos fortes, habilidades e aptidões.
A partir dai, você poderá ter mais clareza e escolher a área que você mais se identificar.
Olá, sobre sua pergunta, é possivel fazer um trabalho de orientação profissional e tambem um trabalho psicoterápico voltado para o autoconhecimento, ambos com profissional da psicoterapia. Espero ter ajudado. Fico à disposição!
Sim, o psicólogo pode ajudar na orientação vocacional. Isso ocorre porque o profissional da psicologia tem conhecimentos e técnicas específicas para ajudar as pessoas a identificarem suas habilidades, aptidões, interesses e valores, e assim, descobrir quais áreas profissionais podem ser mais adequadas para cada pessoa.

Durante o processo de orientação vocacional, o psicólogo irá usar diferentes métodos para ajudá-lo a escolher a carreira que mais combinaria com você. Isso pode incluir entrevistas, testes de personalidade, dinâmicas de grupo, dentre outras técnicas. O psicólogo também irá conversar com você sobre suas expectativas em relação à carreira, desafios que você pode encontrar e como superá-los.

Além disso, o psicólogo pode ajudá-lo a explorar diferentes possibilidades de carreira e a conhecer as características de cada uma delas, permitindo que você tome uma decisão com mais segurança e consciência. Com isso, você terá uma visão mais clara sobre suas escolhas, e consequentemente, poderá planejar melhor o seu futuro, o que é muito importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Caso você esteja enfrentando dificuldades para decidir qual caminho profissional seguir, recomendo que busque ajuda de um psicólogo especializado em orientação vocacional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 170
Olá! O Psicólogo poderá ajudar você em um processo de orientação vocacional, seja com a aplicação de testes, entrevistas, dentre outras técnicas próprias da Psicologia.
Trabalhando no seu autoconhecimento, trazendo informação e clareza de pensamentos. Abraço
Olá, boa tarde!
Procurar orientação psicológica para decidir sobre a carreira pode ser útil. O psicólogo ajudará você a explorar seus interesses, valores e habilidades, através de testes e conversas. Baseado nisso, ele orientará na descoberta de opções de carreira alinhadas, ajudando na tomada de decisão e no planejamento de carreira. Além disso, fornecerá apoio emocional durante todo o processo.
Espero ter ajudado, sigo a disposição.
Abs.