Como faço para uma pessoa que apresenta sintomas borderline aceitar ajuda médica?.

2 respostas
Como faço para uma pessoa que apresenta sintomas borderline aceitar ajuda médica?.
Boa noite! Tente mostrar que o tratamento pode ajudá-la e que se não se identificar com o profissional, é só procurar outro. Se não aceitar psiquiatra, procure um(a) Psicólogo. Tente mostrar provas sociais, como vídeos da internet, que pode haver melhora, que o que está sentindo outros sentem também e que com o profissional escolhido por ela podem traçar um plano de tratamento para adequar ao seu perfil, que o profissional irá entender sua dor e respeitá-la. Fale que a vida não precisa ser tão extrema e sofrida e sim com entusiasmo, que agora lhe falta. Diga que o tratamento irá visar deixar ela ser ela mesma sem a interferência de sintomas como impulsividade, mutilação, comportamento de risco, etc. Faca tudo isso com calma e adaptado a paciente. Seja claro, conciso, adoro porém firme. Não prometa o que não vai poder cumprir. E diga que juntos vão descobrir uma nova maneira dela experimentar a vida. Converse com seu médico.
Atenciosamente,
Dr Vitor M Chaddad

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde,
as pessoas com Transtorno da Personalidade Borderline possuem uma grande dificuldade em sua identidade, autoestima e muitas vezes são hiper sensíveis a críticas e ou a invalidação. A invalidação é não respeitar de maneira profunda os sentimentos, emoções e pensamentos da pessoa, dizendo que estão errados naquilo que pensam ou sentem. Portanto, tome cuidado em primeiramente validar os sentimentos da pessoa e após você pode argumentar sobre a importância do tratamento. Você também pode fazer perguntar abertas perguntando para ela como ela observa e o que pensa sobre suas próprias atitudes. Dito isto, leia antes material na internet sobre, tente buscar fontes confiáveis e se você encontrar vídeos de pessoas que possuem esse transtorno e que já estão em tratamento, você pode indicar ou enviar para ela olhar. Isso pode estimulá-la. É bem necessário que essa pessoa realize um tratamento psicoterápico e em muitos casos o tratamento mais efetivo é o combinado: psicoterapia com psicólogo e tratamento medicamentoso com psiquiatra. Abraços

Especialistas

Ana Carolina Fava Bassanello

Ana Carolina Fava Bassanello

Psicólogo

Santo André, SP

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Patricia Bastos Gonçalves De Souza

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Gomes Cardoso

Daniela Gomes Cardoso

Psicólogo

Canoas

Michelle Teles Barbosa Lima

Michelle Teles Barbosa Lima

Psicólogo

Fortaleza

Lucas Pilla Garcia

Lucas Pilla Garcia

Generalista

Londrina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.