Como funciona a constelação familiar sistemica?.. Tenho visto varios videos de sesões, mais fica a

21 respostas
Como funciona a constelação familiar sistemica?.. Tenho visto varios videos de sesões, mais fica a duvida, sobre a necesidade de terapia posterior.
Olá, durante a constelação familiar são observados pontos entre a família, depende da técnica que o profissional utiliza, mas em geral são com pessoas desconhecidas que se colocam no papel de seus familiares e você fica como observador, assim o terapeuta realiza perguntas e interage com essas pessoas. Durante a sessão, podem aparecer questões que estão mal resolvidas ou que precisam ser investigadas melhor no seu contexto familiar.
A terapia posterior é aconselhada justamente para resolver esses conflitos que apareceram durante a sessão familiar sistêmica, não é regra, mas é aconselhável.

Existem duas maneiras de realizar a Constelação Familiar: em grupo; ou individual.
Em grupo: o participante trás um tema e assim, será um constelado; ou, ele participa sem apresentar o tema e desta maneira, será um ouvinte.
Individual: o terapeuta auxilia na percepção, e o próprio paciente substitui o grupo de ouvintes. Em minha experiência clínica, a individual oferece resultados mais eficazes.
Nesse caso não é necessário terapia posterior, pois as angústias que vão surgindo já são elaboradas durante a sessão.
Um abraço,
Léa.
Olá, não consiste em regra fazer terapia após constelar, no entanto, o que percebo é que se ficarem conflitos e dúvidas é importante buscar um profissional ( psicólogo). Este , ira ajudar no processo terapêutico.
O fundamento da terapia sistêmica é que o ser humano só o é humano mediante a sociedade, por isso todas as experiências, tantas boas quanto ruins sao devido a interação, ou seja SOMOS o que somos por conta do grupo que pertencemos, que nos proporciona uma identidade e um papel neste grupo. Pessoas que tem algum transtorno ou conflito, segundo a teoria sistêmica, geralmente ė o canalizador das neuroses do grupo que pertence. A constelação é uma técnica na qual o sujeito vivencia de forma real o seu sofrimento, podendo ser em grupo ou individual, e não só está ligada a questões referentes a família, pode ser abordados outros tipos de questões como traumas por exemplo. A psicoterapia sistêmica constelação é focal, se for bem aplicada, com um profissional gabaritado e com paciente colaborador dura poucas sessões e o resultado é bastante expressivo na melhora do paciente.
Olá. A terapia de constelação familiar sistêmica consiste em que o paciente assista um conflito através de personagens desconhecidos mas que revivem sua experiência.
A fim de que o paciente possa verificar o que acontece fora de sua participação mas ele em observação, pode entender e explicar suas atividades internas em um sistema do qual na realidade ele faz parte
Após a realização da técnica é importante avaliar o conflito e as atividades desenvolvidas e descobertas, assim poder falar sobre elas
A constelacao familiar em sua essência como idealizada por Bert hellinger é uma abordagem que é realizada uma única vez, já que é uma projeção imagética interna multigeracional que é projetada em um fragmento pelo cliente que a realiza. O trabalho do Constelador na sessão é completar a imagem dada pelo cliente e colocar a ordem nesta imagem conforme os preceitos da teoria de Bert hellinger. Quanto mais completa a imagem for devolvida ao cliente durante a sessão pelo Constelador menor a probabilidade deste cliente precisar voltar para uma constelacao com o mesmo tema.
Ola, boa noite. O campo do sistema carrega forte carga energética, muitas vezes desconhecidas para o indivíduo e os familiares. A constelação, nesse sentido, traz em seu bojo a possibilidade de trazer a tona alguns desses nós, dos não ditos, emoções, sentimentos presos que de forma interconectada podem ser revelados. É importante salientar que o processo de constelação familiar deve ser vivenciado e não apenas teorizado, no sentido de que independente do que for relatado no final é preciso experienciar para se entender o que é a constelação. Atenciosamente.
A Constelação familiar é um técnica terapêutica brevíssima de abordagem fenomenológica, através da qual a pessoa apresenta uma questão que quer compreender e resolver. No geral, as questões levadas para trabalhar, envolvem a família de origem ou a família atual. Ela pode olhar para qualquer situação que traga problemas emocionais ou práticos e muitos desses problemas podem chegar a problemas familiares não resolvidos. Contudo, a Constelação não substitui a psicoterapia, sendo muitas vezes mais do que necessária.
Olá, a minha compreensão da constelação através da abordagem fenomenológica diz de poder vivenciar as questões/problemas ali no exato momento em que ele ocorre. Ele salta ao seus olhos e é elaborado ali mesmo. Mas essas profundas questões precisam de um olhar atento por um período mais longo e por isso mesmo, é interessante fazer psicoterapia. Fico a disposição para qualquer dúvida!
A Constelação familiar é uma técnica que pode ser aplicada individual ou em grupo. Visa trabalhar conflitos, identificar bloqueios emocionais e repetições de padrões de comportamentos que tem sua origem no sistema familiar e que são passados através das gerações. Inconscientemente repetimos padrões de comportamentos para nos sentirmos pertencentes a um sistema. Por não ser restrita ao psicólogo, penso que em muitas situações podem surgir demandas que precisam ser melhor compreendidas pelo paciente, daí talvez a importância da psicoterapia posterior. Porém não é regra, visto que é uma técnica libertadora. "Aquele que não conhece a própria história tende a repeti-la" Bert Hellinger.
E sempre aconselhável que um profissional de psicologia acompanhe, pois são trabalhados aspectos inconscientes e de extrema importância....
Existem duas formas de se realizar a sessão de Constelação Familiar, em grupo ou individual. Ambas tem a intenção de revelar as possíveis causas de algum sintoma trazido pela pessoa. O que, na minha opinião, faz necessário o acompanhamento psicológico posterior, para que a pessoa desenvolva habilidades em lidar com o que foi revelado, dando continuidade no processo através da ressignificação.
A Constelação Familiar Sistêmica é uma técnica terapêutica em que o cliente pode, através de representantes na constelação em grupo, ou de bonecos na constelação individual, visualizar alguma questão ou problema que o está causando sofrimento. Ela tem o objetivo de ampliar a consciência sobre o assunto e entender as dinâmicas familiares que estão envolvidas na sua questão para buscar um novo olhar sobre o assunto.
Foi desenvolvida pelo terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger a partir de suas observações e práticas ao longo de sua vida.
Em muitas situações, apenas a ampliação da consciência e entendimento das dinâmicas familiares são suficientes para a solução do problema apresentado, mas muitos clientes optam por buscar um processo terapêutico para ajudar no processo de ressignificação dos aspectos observados. Nesse caso, um psicólogo que entenda sobre o processo da constelação seria o mais indicado para isso.
Finalmente, não há uma obrigatoriedade e depende da opção pessoal de cada um. Espero ter ajudado. Abraços
Técnica maravilhosa, auxilia a pessoa assumir seu papel diante do contexto familiar para que não haja a inversão de papeis.
Olá, ouvi do próprio Bert Hellinger em um seminário em Brasília que a Constelação é como uma fotografia. Vejo a técnica como uma ferramenta que colabora no processo terapêutico. É um passo na jornada, se será necessário fazer terapia, vai depender da questão trazida e como ela se desenvolve. O processo psicoterapêutico não é para todos e nem para todos os momentos. Você que escolhe o melhor momento para começar. Espero ter ajudado.
A constelação familiar é um método terapêutico no qual, em geral, são trabalhadas de maneira pontual as questões trazidas. Além disso, a constelação familiar pode ser realizada em grupo ou individual. A psicoterapia familiar é um processo no qual o acompanhamento psicológico é realizado com ao menos dois membros da família. É importante ressaltar que, um processo não substitui o outro. Para uma melhor avaliação à respeito de qual método seria mais indicado, sugiro que você procure um profissional especializado. Permaneço à disposição!
Abraços
Constelação é uma coisa e terapia é outra . A terapia é algo que acontece em um processo, e todo processo evolutivo de transformação acontece no tempo de cada pessoa. A terapia acontece dentro de um ciclo de sessões que na sua individualidade há um resultado muito bom. Recomendo procurar um psicólogo.
A constelação é um corpo de conhecimentos sistêmicos aplicado através de uma dinâmica vivencial. Pode ser em grupo, onde os integrantes deste, serão os elementos que irão representar a questão a ser constelada, e pode ser só com o terapeuta e o paciente onde se usa ferramentas representativas da questão a ser constelada.
Quanto a continuidade da terapia. As vezes dar inicio a um processo terapêutico pode ser o ideal para se trabalhar as questões que emergem e revelam o modo de ser do paciente na interação com a vida, . Porém, em muitos casos a própria imagem que se forma na constelação já é capaz de tirar o paciente do transe hipnótico de seu modo de enxergar. Em síntese, muitas constelações são curativas por si só, e o paciente já consegue dar seu "salto quântico" esperado nas terapias breves, mas em alguns casos um acompanhamento terapêutico se faz necessário.
Olá. Constelação familiar é algo muito polêmico no meio da psicologia. Recomendo que procure a terapia tradicional, a depender do seu caso até um psiquiatra. Atenciosamente
O ideal é que após uma Constelação o paciente tenha um acompanhamento com um psicoterapeuta, que pode ou não ser o mesmo que lhe fez a Constelação. Isso porque a Constelação faz o diagnóstico de alguma questão que merece ser trabalhada e dá algumas diretrizes para a condução desse trabalho. Assim como analogamente um RX ou uma Tomografia mostra onde está o ponto a ser trabalhado pelo médico. A Constelação vai apontar para o psicoterapeuta onde ele precisa concentrar seu trabalho.
Olá, é indicado a psicoterapia após a constelação para tratar os conflitos e dúvidas é importante buscar um psicólogo.