A constelaçäo familiar sistemica e uma terapia continua?

23 respostas
A constelaçäo familiar sistemica e uma terapia continua?
Através da constelação familiar sistêmica, o paciente experimentará vivências intensas e reveladoras. Será possível descobrir ciclos viciosos transgeracionais indesejados que geram sofrimento e conforme vão se tornando conscientes, é possível superá-los.
A terapia não precisa ser contínua, porque conforme o paciente vai desvelando situações invisíveis que atuam na conduta entre os membros da família, vai se libertando, compreendendo e principalmente transformando a si e as pessoas de sua convivência. No entanto, não podemos perder de vista que as questões psíquicas vão surgindo análogo a uma “cebola”, na medida que desvelamos uma camada mais superficial, encontramos camadas mais profundas. Fica a critério do paciente continuar desvelando, ou pausar conforme seu fôlego e disposição,
Um abraço,
Léa

Ola, a constelação sistêmica é uma técnica que pode ser util qdo existe emaranhamentos familiar, organizacional, casal e pessoal. Ela é terapêutica , mas não é utilizada de forma continua.E recomendável um tempo pra poder constelar novamente. Pode ser individual ( com bonecos) ou com representantes.
Olá. A terapia sistêmica é uma técnica que funciona para trabalhar os fatos em partes e não num todo.
Não é usada de maneira contínua e de preferência necessita de um tempo para que se realize novamente
Em todo caso precisa ser monitorada e reavaliada para cada necessidade.
Pode ser trabalhada individual ou em família, com bonecos ou representante
É uma psicoterapia focal, ou seja ela diretamente tenta resolver o conflito, são poucas sessões, contudo, assim como nas outras psicoterapia clássicas, a melhora só virá, se o paciente for colaborativo, e quiser realmente mudar, o bom da terapia constelação sistêmica é que a pessoa vivencia o seu sofrimento e com auxílio do terapeuta vai resolvendo o seu conflito.
Você perguntou se a Constelação familiar sistemica é uma terapia continua, A constelação Famíliar é um estrumento usado dentro da Abordagem Sistêmica e o tempo de uso será determinado pelo Terapeuta de acordo com a necessidade do Paciente.

Espero ter ajudado

Sayonara Machado
Olá
A constelação é uma vivência que pode ajudar a entender algum sofrimento ou experiência, não é trabalhada de forma contínua, para isso a melhor recomendação é buscar um psicólogo.
Ola! A terapia de Constelação Familiar é continua, mas não significa que o terapeuta irá constelar todas as sessões. A técnica se assemelha a quase todas, escutas, pontuações e intervenções! Constelar será necessário em pontos específicos, situações individuais e/ou familiares que trazem memórias de dor, desconforto, insegurança. O Trauma, por exemplo, pode ser trabalhado durante a terapia e após já compreendido ou a ponto de ser aceito-ressignificado, se poderá constelar! Cuidado com informações midiáticas sobre a rapidez de soluções de traumas e complexos. A vida traz um tempo de depuração individual que deve ser sempre respeitado! Nossas emoções não devem ser tratadas com "rapidez" ou imediatimos. Abraço
A constelação sistêmica familiar é uma forma de a acessar conteúdos ocultos que causam problemas a vida das pessoas, como doenças que se repetem na familia, dificuldades na realização profissional ou relacional entre outros. Através da constelação é revelado e resolvido o conflito oculto. Apenas uma sessão é suficiente. Caso houver necessidade pode-se continuar com a terapia, porém a constelação ajuda a adiantar o processo terapêutico.
Como idealizada por Bert Hellinger a Constelação Familiar é uma Terapia de Sessão única por tema, significando que é adequado que o cliente não retorne para constelar antes de três meses com outro tema. Esse espaço de tempo tem uma razão de ser, pois a constelação familiar é uma abordagem sistêmica onde muitas vezes um problema que o cliente tem está interligado com outro tema(problema). Muitas vezes quando realizada a primeira constelação familiar, este segundo possível problema também se amenizará, por isto o espaço de tempo é necessário para que o cliente verifique se será necessário regressar para outra sessão. Também como a constelação familiar possui um trabalho em três níveis de profundidade, poderá acontecer que dependendo do nível da abordagem utilizada pelo profissional o cliente precise regressar para uma outra sessão, porém espera-se que um problema seja abordado em um constelação familiar somente uma vez.
A constelação familiar não é uma terapia, é uma ferramenta usada em grupos de pessoas que se dispõem a lidar com problemas transgeracionais, várias gerações, na busca de aprimoramento e autoconhecimento pessoal. Aparecem experiências familiares passadas muito interessantes para seu conhecimento. É uma vivência e não necessariamente é continua mas você pode fazer várias e com vários grupos.

A Terapia da Constelação Familiar Sistêmica poderá ou não ser contínua. A família é unida por uma força que vincula todos os membros por um sentido de ordem e equilíbrio. Todos se encontram a serviço de um amor cego, inconsciente e não compreendido que se revela nas Constelações. Neste caso, esta abordagem se assemelha a muitas outras com relação à escuta, intervenções...Não necessariamente será feita uma constelação em todas as sessões. À medida que um trauma emerge, poderá ser trabalhado antes e após a constelação, ressignificando-o.

A Constelação Familiar Sistêmica é uma técnica terapêutica criada pelo Alemão Bert Hellinger, que tem sido usada no contesto psicoterapêutico como auxiliar no processo de Psicoterapia Familiar Sistêmica – conhecida com PFS, ou Psicoterapia familiar como é mais conhecida. A PFS atua nos laços familiares com a finalidade de promover a compreensão e o apoio entre os membros de um Sistema familiar. Permite que os membros da família expressem e explorem seus sentimentos, a partir da criação e fortalecimento de laços de confiança e segurança. A PFS melhora e fortalece os laços entre os membros da família, criando relações mais saudáveis e propositivas. Com o uso da técnica de Constelação Sistêmica, os pensamentos e emoções difíceis são muito abordados para que se consiga compreender o ponto de vista do outro e aprender uma forma mais positiva de convivência.
Olá, não sou especialista na área de constelação, mas tive o prazer de fazer duas constelações. Trabalhei questões pessoais importantes. São poucas sessões. No meu caso, fiz duas e talvez farei a terceira. O profissional falou que três bastariam. Então a técnica em alguns casos é super breve. Eu recomendo. Abraços.
Bom dia, acredito que precisa separar a Terapia familiar Sistêmica da Constelação familiar, a primeira é uma entre as diferentes abordagem da psicologia; a Constelação familiar é uma técnica terapêutica criada pelo Alemão Bert Hellinger que pode ser usada uma só vez e se necessário mais uma, é utilizada para compreender sentimentos, emoções mais difíceis e aprender uma forma mais positiva de lidar com eles, para que se consiga compreender e aprender uma forma mais positiva de convivência.
Continua vem de continuidade
Sistêmica refere-se a uma constelação maior de correlações do indivíduo, que não o foco só nele mas também na rede de relações com ele, formando o sistema de reações e interrelações.
Considero a Constelação Sistêmica Familiar como uma técnica terapêutica pontual, onde conseguimos identificar um diagnóstico sistêmico para o caso, o qual entendo que deverá se dar continuidade através de psicoterapia,
a Constelação ajuda muitas pessoas a resolverem problemas em suas vidas que nem imaginavam ter relação com o seu sistema familiar.

Uma das formas de se fazer essa terapia é através da constelação familiar individual. Isso embora seja bastante comum encontrar a Constelação Familiar no formato de terapia em grupo, onde as pessoas performam membros de sua família.
Não. A constelação familiar e sistêmica é um corpo de conhecimentos sistêmicos, copilados por Bert Hellinger. Esse corpo de conhecimento é aplicado através de um método vivencial. Em síntese, não é uma terapia continua, mas sim um método terapêutico pontual. Todavia, você também pode fazer terapia com um profissional que atenda através da abordagem sistêmica e irá também constelar seu modo de ver a vida.
A constelação familiar é uma valiosa experiência fenomenológica que permite à pessoa visualizar o que seu subconsciente percebe de sua realidade subjetiva que geralmente tem grande influência familiar. Não é uma terapia contínua porque costuma trazer informações impactantes que demandam tempo para serem compreendidas, aceitas e assimiladas até que apaziguem suas emoções e tragam mudanças significativas nas visões sobre a vida e no comportamento.

Entretanto, consciente disso, depois que realizo a constelação familiar, levando em conta que a pessoa chega com problemas como fobias ou bloqueios emocionais que urgem serem superados, por exemplo, dou continuidade ao processo terapêutico por meio das técnicas de hipnose Ericksoniana para aprofundarmos ainda mais o processo de cura, direcionando o olhar para acontecimentos traumáticos mais profundos conduzindo a pessoa para uma superação ainda mais assertiva.

Desse modo, essa metodologia passou a fazer parte da minha abordagem em terapia breve focada em resolução de problemas com resultados muito gratificantes.

Olá! A terapia familiar sistêmica não é contínua. Uma constelação é sobre apenas um tema de sua escolha. Há constelações realizadas em grupos, e também individuais ( somente você e a psicóloga). Tem ajudado bastante nos processos contínuos de psicoterapia, pois ajudam muito a "cair a ficha" e trabalhar este ganho na terapia semanal, dando consistência e realmente resultando em mudanças. Até Mais! ;)
A Constelação Familiar ou Sistêmica, não é uma terapia, é um recurso terapêutico diagnóstico que vai auxiliar o profissional a conhecer o contexto familiar do seu paciente para poder assim saber qual o melhor trabalho a ser feito com o seu paciente para ajudá-lo a se colocar melhor no seu lugar familiar e ter assim bem estar. Em geral é um recurso esporádico que é usado apenas para se diagnosticar situações conflituosas e emaranhamentos que precisam ser resolvidos. Ela está para a psicoterapia, como os recursos de um RX, uma Tomografia ou Ressonância Magnética está para o diagnóstico médico. Sendo assim, uma Constelação será um trabalho que vai auxiliar o psicoterapeuta no seu trabalho, com ela ele saberá qual a melhor condução do trabalho clínico a ser feito. Isso de maneira geral, sendo que ela poderá ser usada mais de uma vez e de forma pontual, ou seja, voltada para um determinado aspecto da vida do paciente: por exemplo, aspecto afetivo, ou aspecto profissional, etc. Assim, após a Constelação é que será o início o processo psicoterapêutico que poderá durar algumas sessões dependendo do profissional, mas, a Constelação em si é feita em uma única sessão para cada intenção que é trazida para ser olhada.
Olá, como vai?
A constelação familiar não é reconhecida pelos conselhos de psicologia/medicina, portanto não é uma forma de psicologia.

Abraço,
Olá. Não, constelação familiar e psicoterapia são serviços difererentes. Abraço.