Como funciona a Terapia Cognitiva Comportamental ?

33 respostas
Como funciona a Terapia Cognitiva Comportamental ?
Em linhas gerais, podemos explicar a Terapia Cognitiva como sendo uma das abordagens da Psicologia Clínica. Foi desenvolvida por Aaron Beck (psicanalista) nos anos 1960, que percebeu a influência do pensamento nos nossos estados emocionais, e, em consequência, no nosso comportamento. A partir desse modelo, ele concebeu uma abordagem clínica estruturada, orientada por metas, de curta duração, voltada para o presente e direcionada para a solução de problemas por meio da modificação de pensamentos e comportamentos alterados do paciente. O tratamento é baseado na compreensão das crenças e padrões de comportamento disfuncionais do paciente. A partir daí, por intermédio de uma aliança terapêutica, colaboração e participação ativa do paciente, poderão surgir novas formas de pensar acerca daquilo que o incomoda, visando à reestruturação cognitiva do seu sistema de crenças, para produzir uma mudança emocional e comportamental duradouras, que lhe darão qualidade de vida. É chamada cognitivo-comportamental, pois utiliza ferramentas advindas de outra abordagem clínica chamada Terapia Analítico-Comportamental. Um abraço

A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem dentro das áreas da Psicologia Clínica que apresenta aplicabilidade eficaz, segundo estudos, em várias áreas, tais como: depressão, transtornos de ansiedade (síndrome de pânico, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade generalizada), transtorno bipolar, terapia com casais e famílias, dependência química, ideação e comportamentos suicidas, transtornos alimentares, transtornos de personalidade, dificuldades interpessoais, terapia com crianças e adolescentes, terapia em grupo.
As sessões são semi-estruturadadas e diretivas, orientadas à resolução de problemas. O processo terapêutico é focal, o que requer uma definição concreta e específica dos problemas do paciente e das metas terapêuticas. Além disso, durante as sessões, terapeuta e paciente têm papel ativo, o que envolve uma relação genuína, baseada em empatia terapêutica.
Possui tempo curto e limitado, caráter didático, em que o objetivo não é unicamente ajudar o paciente com seus problemas, mas dotá-lo de um novo instrumental cognitivo e comportamental que concorre para a realização de suas metas. Nesse sentido, as intervenções são explícitas, envolvendo feedback recíproco entre o terapeuta e o paciente.
É colaborativa, ou seja, reflete um processo em que ambos, terapeuta e paciente, têm um papel ativo e estabelecem colaborativamente metas terapêuticas, as agendas de cada sessão, tarefas entre sessões, dentre outros.
Eficaz para diferentes populações independentes de cultura e níveis socioeconômico e educacional.
De maneira resumida, a terapia cognitiva comportamental visa identificar e modificar pensamentos disfuncionais e crenças limitadoras que prejudicam a vida emocional, comportamental e relacional do paciente. Para isso existem inúmeras ferramentas psicoterapêuticas e psicoeducativas validadas por pesquisas aplicadas. No geral, as sessões são semanais e duram 60 minutos em média. É indicada para as mais diversas demandas e abrange todas as faixas etárias.
Abraço!
De forma resumida, todas as terapias cognitivo-comportamentais compartilham de alguns pressupostos básicos : 1- a atividade cognitiva influencia o comportamento. 2- a atividade cognitiva pode ser monitorada e alterada. 3- mudanças na cognição determinam mudanças no comportamento. Trabalhando com a psicoeducação e atráves de uma aliança empática paciente-terapeuta, é possivel identificar pensamentos disfuncionais, pensamentos automáticos e crenças intermediárias e centrais, como se fosse um mapa, de como o indivíduo se estruturou ao longo da vida, o que permite um resultado eficaz no tratamento de diversos transtornos.
Bom como os colegas já responderam de forma clara con o funciona....apenas complemento que as sessões de psicoterapia Cognitivo comportamental normalmente é feita semanalmente, duração de 50 min. a 1h , como normalmente são as outras. Nas sessões, através de técnicas e perguntas específicas você poderá desenvolver novas formas de pensar sobre seu problema. Eliminando pensamentos limitantes e crenças irracionais. Quanto mais nos conhecemos mais perto da autocura estaremos.
Para responder essa pergunta considero importante retomarmos ao filósofo grego Epíteto que escreveu "os homens não se perturbam pelas coisas que acontecem, mas sim pelas opiniões sobre as coisas". Em consonância com Epíteto, Aaron Beck, o criador da TCC, diz "a interpretação é o que dói, e não o fato em si". Ou seja, esses dois autores concordam que a forma com que as pessoas interpretam o que lhes ocorre pode ser fonte de sofrimento psíquico. Partindo dessa teoria, o tratamento consiste em proporcionar ao indivíduo uma reestruturação cognitiva, isto é, a reconstrução de estilos mais saudáveis de ver a si mesmo, ver o outro e ver o mundo.
Em resumo, a terapia cognitivo-comportamental baseia-se em dois princípios fundamentais: 1) as cognições (pensamentos/interpretações) têm influência direta sobre as emoções e comportamentos; e, 2) o modo como agimos pode afetar nossos padrões de pensamento e emoções. Sendo assim, o modelo cognitivo-comportamental define que os eventos levam as pessoas a fazerem avaliações cognitivas, essas geram emoções que resultam em um comportamento. Eventos > Pesamentos > Emoções > Comportamento
A ativação comportamental aliada a quebra de distorções cognitivas é uma técnica cientificamente comprovada e eficaz. Os benefícios terapêuticos dessa abordagem são inúmeros, vale muito a pena experimentar!
A psicoterapia cognitivo comportamental é uma abordagem da psicologia idealizada pelo teórico Aaron Beck em por volta dos anos 1960. De início o Aaron Beck sugeriu uma intervenção com maiores índices de eficácia sobre a depressão, contudo, logo mais foi comprovada a eficácia da psicoterapia nos demais transtornos psíquicos.
Trabalhamos na TCC para que o paciente aprenda maneiras de manejar seus pensamentos, formas de regulação emocional que o munam de informações e técnicas suficientes para que ele se torne "seu próprio terapeuta".
Baseamos nossas intervenções na aceitação do paciente, construção da aliança terapêutica através da condução baseada no método socrático.
Trocando em miúdos, o psicoterapeuta cognitivo comportamental conduz a psicoterapia através de perguntas isentas de julgamentos, buscando evidenciar, clarificar ou proporcionar abertura a resignificação de pensamentos, conduzindo e observando a mudança de sentimentos e consequente mudança de comportamentos. Podemos utilizar técnicas que podem facilmente ser aprendidas pelo paciente.
Olá! A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem teórica da psicologa clínica na qual o paciente aprende a identificar seus pensamentos (a maneira como percebemos as coisas) e a forma como eles influenciam suas emoções e comportamentos. Utiliza a psicoeducação e outras técnicas terapêuticas na resolução de problemas, as metas do tratamento são estabelecidas de maneira colaborativa entre paciente e terapeuta, com o objetivo de que ao final do tratamento o paciente se torne seu próprio terapeuta. Espero ter contribuído. Abraço
A Terapia Cognitivo Comportamental busca identificar os sentimentos e padrões de pensamento que estão por trás de cada comportamento que traz sofrimento, e aprofunda sua atuação buscando crenças centrais e as histórias que levam o indivíduo a se comportar de determinada maneira. O Psicologo desta abordagem utiliza-se de ferramentas e técnicas terapêuticas que facilitam os entendimentos e resoluções dos problemas e levam o paciente a atingir seus objetivos e metas. Fico a disposição. Grande Abraço.
Terapia comportamental é uma terapia que faz você compreender como sua mente funciona ajudando(visão de mundo) a você ter consciência de suas crenças limitantes e seus pensamentos disfuncionais. Ela traz resultados significativos e faz com que o paciente tenha independência com a psicoeducação.
A terapia cognitivo comportamental é uma abordagem da psicologia clínica breve que visa tratar problemas de ordem psicológica de forma focal, abordando pensamentos e crenças, sentimentos e comportamentos da pessoa, a fim de ajudá-la a corrigir e reestruturar pensamentos e crenças negativas e a ampliar os seus horizontes, além de ajudar com resolução de problemas do cotidiano e nas relações interpessoais.
Boa noite!
Vou explicar de uma forma bem resumida.
A terapia cognitivo comportamental (TCC) abrange intervenções psicoterapeuticas que tem como objectivo: produzir mudanças nos pensamentos, nos sistemas de significados, além de uma transformação emocional e comportamental duradoura; proporcionar autonomia ao cliente, alcançando assim o alívio ou remissão total dos sintomas.
Olá!
Tudo bem?

Faço uma observação no sentido de complementar as respostas dos colegas: a TCC é muitas vezes usada como se referindo a linha criada por Beck e ampliada por diversos teóricos. Todavia, essa nomenclatura hoje em dia é mais um termo guarda-chuva, pois abriga terapias diferentes como a Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Racional Emotiva-Comportamental e Terapia Dialética Comportamental. Portanto, quando falamos de TCC podemos estar falando de linhas distintas, mas que em comum acreditam no pressuposto da relação entre pensamentos, emoções e comportamentos. Quando alguém falar sobre TCC, peça a pessoa para especificar qual teoria de fato ela utiliza.
Abraço!
Rapidamente: uma situação leva a um pensamento automático( rápido , não perceptível muitas vezes); este pensamento dispara emoções e sentimentos que nos deixa ter um comportamento.
A terapia cognitiva trabalha estes pensamentos, suas crenças, para auxilia-lo a mudancas de comportamentos.
Resumidamente podemos dizer que a TCC aborda a interação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. Segundo esta metodologia, os transtornos emocionais e as distorções cognitivas não são apenas resultado da situação em si, mas também das interpretações que fazemos. Ambiente, história de vida, traumas de infância, crenças e valores são alguns dos fatores que influenciam diretamente no comportamento humano. Isso explica porque cada pessoa reage de forma diferente em situações idênticas. Os benefícios terapêuticos dessa abordagem são inúmeros, vale experimentar! Busque autoconhecimento, faça terapia!
É focada no presente, utilizando técnicas de modulação de pensamentos (parte cognitiva) e técnicas de controle de comportamento ( parte comportamental).
Olá! A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) consiste, basicamente, na conscientização das crenças e padrões de comportamento disfuncionais da pessoa, por meio de sistema de crenças. Essa compreensão se dá por meio de um processo terapêutico, que estimulará uma conexão entre terapeuta e paciente, sendo que esse último que tem um participação ativa no processo. No decorrer desse processo terapêutico, desenvolver-se-á novas possibilidades de pensar e agir sobre as situações conflituosas, que reestruturarão seu sistema de crenças, conduzindo o paciente para uma mudança emocional e comportamental, que visa melhor sua qualidade de vida. Muita luz em 2020!
Boa tarde!
Terapia cognitivo comportamental é uma terapia focada no presente, que irá identificar a forma de pensar e de comportar do paciente. Com a identificação de pensamentos distorcidos(distorções cognitivas) há a possibilidade de identificação de crenças distorcidas que levam a comportamentos que o próprio paciente deseja modificar. Através de técnicas o terapeuta irá identificar distorções cognitivas, traçar junto com o paciente estratégias de tornar estes pensamentos mais adaptados e com isso, desenvolver um comportamento adequado à situação estressora. É uma terapia de curto prazo, que capacita o paciente no sentido de que este possa caminhar sozinho posteriormente, trazendo melhor qualidade de vida.

Lilian Normanha
A Terapia Cognitiva Comportamental, (também conhecida como TCC) é um dos tipos de abordagem/método/enfoque utilizado por psicólogos como modelo de atuação, especialmente na psicoterapia. Trata-se de um método que promove competências mentais, emocionais e de ação. Seu modelo de trabalho desenvolve a capacidade da pessoa de analisar situações de maneira eficaz com uma leitura eficiente dos acontecimentos e das outras pessoas (componente cognitivo). Associado a essa capacidade analítica, o componente comportamental torna a pessoa capaz de agir, reagir e relacionar de forma habilidosa e coerente em seus sistemas, ambientes, trabalho, família e relacionamentos. Nesse sentido a TCC é muito bem conceituada, em especial na área da saúde, por apresentar elevado rigor metodológico e científico, além de uma grande preocupação com os resultados obtidos.
A terapia cognitiva comportamental (TCC) é uma terapia breve focada nos problemas atuais conscientes e não em traumas do passado ou experiências psicológicas inconscientes.

Neste tipo de tratamento o terapeuta tem uma participação ativa junto ao paciente e através de sessões estruturadas são, dentre outras, aplicadas técnicas de solução de problemas e treinamentos de habilidades sociais.

Durante as sessões são identificadas e testadas a validade de crenças, e de pensamentos distorcidos e negativos tomados como verdadeiros pelo paciente sem que este tivesse feito o uso da razão. Este material é trabalhado e substituído por outro mais dentro da realidade.

São prescritas tarefas para o paciente realizar dentro e fora do consultório com o objetivo prático de levá-lo a mudar a forma de perceber e processar a realidade e assim modificar sentimentos e comportamentos disfuncionais que comprometem a saúde e bem estar dele e daqueles com quem interage.

No intuito produzir mudanças satisfatórias e superação, também podem ser feitos treinamentos práticos é o caso. p. ex. de situações temidas em que o paciente é incentivado a vivenciá-las na imaginação ou até enfrentá-las progressivamente na vida cotidiana com acompanhamento presencial do terapeuta.

As técnicas de TCC são recomendadas como uma boa alternativa para tratamentos de vários transtornos emocionais.
A Terapia Cognitivo Comportamental busca compreender a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos, como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si.
Sendo assim, o objetivo principal da Terapia Cognitivo Comportamental é modificar os sistemas de significados alterando as emoções e comportamentos com relação às situações.
O psicólogo irá identificar sentimentos, pensamentos e comportamentos do paciente, possibilitando constatar padrões que determinam crenças e percepções do mesmo. Diante dos padrões mal adaptativos ou disfuncionais de pensamentos, o psicólogo auxiliará ao paciente encontrar novas possibilidades de pensamentos alternativos e mais funcionais.
Busque um profissional pra te orientar pessoalmente . Ele irá te esclarecer suas dúvidas .
Olá! A TCC busca identificar os sentimentos e padrões de pensamento que estão por trás de cada comportamento que traz sofrimento, e aprofunda sua atuação buscando crenças centrais e as histórias que levam o indivíduo se comportar de determinada maneira. o objetivo da Terapia Cognitivo Comportamental é permitir aos pacientes encontrarem um caminho para a solução de seus problemas. Assim como as outras abordagens da psicologia, a TCC tem seus processos e particularidades. No caso da TCC a abordagem é bastante prática e direta.Espero ter ajudado e coloco-me a disposição, atuo nesta abordagem. Um abraço!
Olá! A TCC entende a forma como o ser humano interpreta os acontecimentos como aquilo que nos afeta, e não os acontecimentos em si. Ou seja: é a forma como cada pessoa vê, sente e pensa com relação à uma situação que causa desconforto, dor, incômodo, tristeza ou qualquer outra sensação negativa. Essa abordagem é bastante específica, clara e direta. É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente. Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas, indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva. A TCC se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais como a depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependência química, entre outros. Além disso, a Terapia Cognitivo Comportamental auxilia nas diversas questões que envolvem nossa vida como um todo, como: dificuldades nos relacionamentos, escolhas profissionais, luto, separações, perdas, estresse, dificuldades de aprendizagem, desenvolvimento pessoal e muitos outros. Espero ter ajudado! Abraço!
Olá! A Terapia Cognitiva Comportamental é uma abordagem psicoterapêutica estruturada, objetiva, contendo metas definidas pelo paciente e psicólogo. A atuação é focada no momento presente e utilizada para tratar de diversos problemas emocionais como ansiedade, depressão, comportamentos disfuncionais (TOC), fobias (medos constantes), transtornos do pânico, dificuldade de relacionamento (timidez excessiva, problemas conjugais), habilidades sociais (medo falar em público), entre outros. A principal finalidade da terapia é a modificação dos pensamentos (crenças), buscando a alteração emocional e comportamental. Nesse processo o psicoterapeuta interage constantemente e de forma ativa com o cliente, tendo um papel colaborativo e educativo.
concordo com tudo que foi dito aí pelos meus colegas e adiciono uma informação importante. A ideia desta terapia e que lá na frente você consiga ser o seu próprio terapeuta.
A Terapia Cognitivo Comportamental é um tratamento em que trabalhamos as emoções, os pensamentos e o comportamento do paciente. É um processo a longo prazo, sendo necessário sessões semanais, e de acordo com a evolução no tratamento podemos espaçar para sessões quinzenais. Um abraço
Meus colegas deram uma excelente explicação.
Ola..
Resumidamente, a terapia cognitiva comportamental visa identificar e modificar pensamentos disfuncionais e crenças limitantes que prejudicam a vida emocional.

Busque conhecer e se cuide,
Tudo que acontece ao nosso redor ativa nossos pensamentos. Já os pensamentos, ativam emoções e comportamentos. Esse é o modelo e pressuposto que as terapias cognitivo-comportamentais utilizam.

Na terapia TCC, aprendemos a olhar esse esquema de ativação entre eventos, pensamentos, emoções e comportamento, e assim, repensar padrões e crenças.

Então, resumindo: a TCC busca, por meio da aplicação de seus conceitos e técnicas, reestruturar pensamentos, o que vai proporcionar ao indivíduo estratégias e percepções mais saudáveis sobre a vida e sobre si mesmo!
Olá, tudo bem?

A Terapia Cognitivo-Comportamental, também chamada de TCC, é uma abordagem, psicoterapêutica bastante utilizada no tratamento clínico de muitos transtornos mentais e outras condições psicológicas. Ela faz parte das abordagens comportamentais e cognitivas, e funciona de maneira estruturada e objetiva, considerando e focando o problema a ser resolvido.
De forma geral, a TCC compreende que o problema não está nos fatos que ocorrem ao nosso redor, mas sim, a maneira como percebemos esses fatos. Ou seja, a forma como construímos nossa visão de mundo gera um conjunto de crenças, que norteiam os nossos pensamentos, influenciando nossas emoções e comportamentos.
Por isso, o objetivo da TCC é identificar no paciente, pensamentos disfuncionais, que não estão de acordo com a realidade da situação, que causam emoções negativas, gerando comportamentos também disfuncionais. A TCC trabalha sempre com a psicoeducação do paciente a respeito do seu funcionamento cognitivo, aprendendo, ao longo das sessões, a lidar com suas próprias emoções e comportamentos, sendo guiado a ser seu próprio terapeuta, e também com tarefas que são aplicadas no dia a dia do paciente.
Essa abordagem tem eficácia cientificamente comprovada para o tratamento de diversos transtornos, como depressivos, de ansiedade, alimentares, e outras condições.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição!

Abraço.
De uma forma mais concreta, com sugestões do que você fazer, enquadrando o que você sente e tentando melhorar pela razão. Não costuma demorar, algumas pessoas gostam.
A Terapia Cognitivo Comportamental funciona de forma a buscar uma reestruturação cognitiva sobre emoções e comportamentos, por meio de intervenções sobre as cognições baseadas em eventos significativos para o paciente.