Como funciona o tratamento, especialmente no que diz respeito à técnica de associação livre e à neut
3
respostas
Como funciona o tratamento, especialmente no que diz respeito à técnica de associação livre e à neutralidade do analista?
Bom dia, como vai? A associação livre é uma das ferramentas empregadas pela psicanálise. De forma breve, ela consiste em que o paciente fale livremente daquilo que lhe ocorre a cabeça: sonhos, devaneios, fantasias, cotidiano, e a partir desse ponto, o psicanalista passa a fazer intervenções no discurso do sujeito para que ele possa olhar para a situação de uma diferente. Para tornar mais didático, imagine a seguinte cena: um paciente ao relatar de seu dia a dia e de sua relação com seus pais, no decurso da sessão fala de um ponto de seu relacionamento que de alguma maneira, se relaciona com a forma que se relaciona com seus pais, porém, sem se dar conta disso. Nesse momento, a o analista/psicólogo faz uma intervenção nesse discurso e convoca o paciente a olhar para isso, ou interpreta aquilo que ele vem dizendo de uma forma inédita, permitindo que o sujeito passe a olhar para essa situação de uma forma diferente a partir desse momento. Referente a neutralidade do analista, parte da ideia de que as vivências, e experiência do analista não devem influenciar na relação terapêutica com o paciente, permitindo que o paciente possa expressar e ser da forma que realmente é, sem nenhum julgamento. É uma resposta bem resumida, de toda forma, espero ter ajudado, e, caso necessário, me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
No tratamento psicanalítico, a associação livre é uma técnica em que o paciente é incentivado a falar tudo o que vem à mente, sem censura. Isso permite o acesso a conteúdos inconscientes e à compreensão de conflitos internos. Já a neutralidade do analista refere-se à postura imparcial e reservada do profissional, que evita julgamentos e interferências para manter um ambiente seguro e propício à projeção e elaboração dos sentimentos do paciente. Ambas as técnicas são essenciais para que o processo terapêutico aconteça de forma profunda e eficaz.
A Psicanálise privilegia a escuta do inconsciente; e a associação livre consiste no analisando falar o que vem à mente, sem preocupação com julgamentos, lógica, críticas, sentido. A neutralidade diz mais respeito à posição do analista, que não está ali para uma conversa, não coloca-se como indivíduo. O que interessa é o que o analisando traz, o que ele sente.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual o objetivo da terapia psicanalítica em relação à roupagem psíquica?
- O que é o ID, o ego e superego? .
- Quais são as regras da técnica psicanalítica? .
- O que falar na terapia psicanalítica? .
- Qual a diferença entre neurose fóbica e histérica?
- Qual é o foco da psicanálise? .
- Quais são as técnicas usadas na psicanálise? .
- Qual a diferença entre neurose, psicose e perversão?
- O que é o determinismo psíquico? .
- O que significa o esquecimento para a psicanálise?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 20 perguntas sobre Psicoterapia Psicanalítica
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.