Como lidar com o que não podemos controlar? .

5 respostas
Como lidar com o que não podemos controlar? .
É natural do ser humano querer controlar tudo à sua volta, mas é importante aceitar que algumas situações estarão sempre fora de nosso controle. O segredo para lidar com o que não podemos controlar é desenvolver resiliência emocional e encontrar maneiras saudáveis de reagir ao inesperado.
Ao focar no que podemos controlar, praticar a aceitação e buscar apoio psicológico quando necessário, é possível reduzir a ansiedade e enfrentar o desconhecido com mais confiança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Breno Lisboa
Psicólogo
Belo Horizonte
A relação do sujeito com a busca pelo controle das situações é de caráter muito singular. De caso a caso, essa relação se constrói, de formas diferentes, com mais ou menos intensidade. A história de vida e as experiências vividas deixam marcas que constituem esse complexo jogo entre a contingência, ou seja, o acaso, o inesperado, e o sujeito que participa dessa cena. É importante explorar como e de que forma a qualidade desse laço com a contingência opera, na medida em que ele faz parte, de forma implícita ou explícita, da forma com a qual o sujeito se percebe e lida com o seu entorno. A magnitude daquilo que escapa ao controle afeta de formas muito diferentes sujeitos diferentes. Não há, portanto, um protocolo, um passo a passo que seja eficaz em predizer "como lidar com o que não se pode controlar". É na relação do próprio sujeito, que de alguma forma participa desse cenário, com seus efeitos, que se pode criar uma solução, um arranjo, cuja característica guarda algo de singular daquele que formula esse modo de se posicionar.
Olá. Olha... é difícil responder essa pergunta, pois vai depender muito de cada caso e de casa pessoa. Em geral, eu diria que criar expectativas menores a respeito das situações e pessoas pode ajudar a lidar com essa falta de controle; também pensar em uma quantidade maior de desdobramentos das situações pode ajudar, mas se formos ficar focando nisso, a cabeça vai ficar exausta, pois será uma tentativa de prever e controlar o descontrole.
Como eu sempre digo aos meus pacientes "o controle é uma ilusão!".

Mas a psicoterapia pode ajudar com essas questões e tornar a falta de controle menos difícil de lidar.
 Mariana de Sousa Aguilar
Psicólogo, Psicanalista
Guarulhos
Olá, talvez um começo seja pensar o que faz com que alguém queira controlar o incontrolável, já que está posto como algo que não é possível desde o inicio.
Lidar com o que não podemos controlar começa por reconhecer os limites entre aquilo que está sob nossa responsabilidade e aquilo que foge do nosso alcance.
Muitas vezes, o sofrimento aumenta quando tentamos controlar situações, pessoas ou resultados que não dependem exclusivamente de nós. Aceitar essa realidade não significa concordar ou desistir, mas direcionar a energia para o que é possível fazer no presente.
Lembrando que não podemos controlar todos os acontecimentos (imprevisibilidade faz parte da vida), mas podemos controlar como reagimos nessas situações. Aí está a importância da terapia!

Especialistas

Ana Cristina Vieira Cardoso

Ana Cristina Vieira Cardoso

Psicólogo

Vitória da Conquista

Wellington Aparecido Silva

Wellington Aparecido Silva

Psicólogo

Marília

Francielly Pedroso Salvador

Francielly Pedroso Salvador

Psicólogo

Londrina

Ana Suely de Moura

Ana Suely de Moura

Psicólogo

Jaboatão Dos Guararapes

Anderson Siqueira Pereira

Anderson Siqueira Pereira

Psicólogo

Porto Alegre

Luana Caroline Silva Vieira

Luana Caroline Silva Vieira

Psicólogo

Lavras

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.