Como lidar com uma pessoa com delírios persecutórios? A pessoa acredita, por exemplo, que os vizinho

7 respostas
Como lidar com uma pessoa com delírios persecutórios? A pessoa acredita, por exemplo, que os vizinhos vão invadir a casa dela e matá-la.
Se forem delírios, mesmo, precisam ser tratados medicamentosamente, por psiquiatras. Se forem delírios, não há medidas comportamentais ou psicoterapia que possam resolver o problema.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Considero importante uma avaliação com médico psiquiátra para a verificaçao e indicação de tratamento medicamentoso.
O psicólogo pode ajudar neste processo, psicoeducando sobre o processo e fazendo intervenções psiquicas no sofrimento adivindo do quadro.
Procure um psiquiatra para uma melhor averiguação do quadro e se for realmente delírio, a primeira opção será prescrição de medicamentos. Consequentemente poderá buscar ajuda de um psicólogo ajudar nesse processo.
De imediato, no momento da crise, não se deve contesta-la. Busque fazer um acolhimento. E passada a crise, encaminhe a pessoa a um psiquiatra. Este irá medica-la para amenizar os sintomas. Após essa interferência, caso a pessoa concorde, ela, em paralelo ao tratamento psiquiátrico, poderá fazer um acompanhamento psicológico. Normalmente o próprio psiquiatra costuma encaminhar. Dependendo do grau de comprometimento do paciente.
Atenciosamente
Boa noite!! Esse paciente deve ser acompanhado por um psiquiatra juntamente com terapia. O psicólogo após fazer o atendimento poderá ajudar a família a compreender qual a melhor maneira de lidar com essa pessoa.
É preciso ter muito cuidado com este ser humano, pois, na sua "imaginação" de está na iminência de sofrer um possível ataque injusto ou para se defender, poderá ter reações agressivas contra si mesmo ou outras pessoas. O caminho já foi orientado pelos profissionais que me antecederam. Sucesso.
No momento que tiver acontecendo tente não confrontar a pessoa. Se aproxime, converse e tente entender a história que ela vai contar. Após isso procure introduzir a questão de procurar uma ajuda profissional, no caso um psiquiatra e um psicólogo.

Especialistas

Renata Almeida

Renata Almeida

Psicólogo

Nova Iguaçu

Talita Caresia Gonçalves

Talita Caresia Gonçalves

Psicólogo

São Paulo

Luiz Eduardo Simioni Ditzel

Luiz Eduardo Simioni Ditzel

Psicólogo

Curitiba

Carolina Veras Vieira

Carolina Veras Vieira

Psicólogo

Ponta Grossa

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 27 perguntas sobre Delírio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.