como melhorar o sistema cognitivo após um surto psicótico?

22 respostas
como melhorar o sistema cognitivo após um surto psicótico? Psicologo pode ajudar ou so o medico?
Sim, psicólogo pode ajudar.

Apos um surto psicótico existe uma certa perda cognitiva , mas com acompanhamento multidiciplinar, psicólogo, terapeuta ocupacional, psiquiatra, e outros profissionais a evolucao é possivel , assim como estimular outras areas do cerebro para que possam responder adequadamente. O importante é nao deixar para depois, procuarar um profissional capacitado um psicólogo ou umn neuropsicologo , e através de um bom diagnóstico produzir uma rotina de varios testes, exercicios e outros mecanismos que produzam este desenvolvimento , o processo pode ser lento , dependendo principalmente das capacidades anteriores do paciente, mas os resultados sao bastante promissores . Espero ter ajudado , um abraço.
Após o surto psicótico é um muito importante o acompanhamento com psicólogo. É um momento que deixa grandes marcas, não só para o paciente, mas também para os familiares. Trabalhar essas questões é imprescindível até mesmo para evitar novas crises.
Olá, concordo com a fala dos colegas, seria importante fazer uma psicoterapia (psicólogo) com o intuito de se aprofundar e trabalhar as questões geradoras de conflitos.
Boa sorte.
Olá!
Poder falar e reorganizar a narrativa pode parecer pouco, mas ajuda muito na retomada do dia a dia e elaboração do ocorrido! Então o tratamento psicológico é bastante indicado atualmente nestas situações!
Bom dia. Seria interessante você fazer um acompanhamento com um psicólogo para entender o motivo do seu surto e tomar as providências para que por ventura não aconteça de novo ou para que você saiba como agir em situação semelhante. Abçs!
Olá, com certeza um psicólogo pode te ajudar e a Terapia Cognitivo-Comportamental, trabalha diretamente com a cognição/pensamentos, com a reestruturação cognitiva, resolução de problemas e mudança comportamental, com certeza você pode se beneficiar muito desse técnica.
Sim, após um surto psicótico o psicólogo pode auxiliar sim na parte cognitiva, melhor ainda se for feito um trabalho multidisciplinar com psiquiatras, fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos entre outros.
Se existe alguma queixa quanto ao funcionamento cognitivo, o primeiro passo é procurar uma avaliação neuropsicológica. Constatadas as alterações, inicia-se a intervenção. No que diz respeito à intervenção, você pode encontrar com diferentes nomes, como reabilitação neuropsicológica, estimulação cognitiva, treino cognitivo. Além dos profissionais, que certamente irão direto no problema, existem algumas propostas interessante como “escolas” que trabalham a estimulação dessas habilidades. Uma delas é o Supera, que gosto muito.
Após um surto psicótico, é necessário o acompanhamento médico psíquiatrico para controle químico por meio das medicações que estarão regulando às alterações a nível orgânico e psíquico. Um clínico médico também pode ajudar quando houver necessiade por alguma comodidade (algum problema de saúde paralelo à psicose). Mas o psicólogo é fundamental, pois a medicação não alcançará o nível subjetivo do ser humano, ela não ajusta plenamente as questões relacionadas à sentimentos, comportamentos e pensamentos. A escuta de um psicólogo experiente em saúde mental pode ajudar inclusive em treino de percepção da distinção do que é ou não real, em um trabalho conjunto com o médico. O terapeuta ocupacional ajudará com a reabilitação da funcionalidade e produtividade nas atividades diárias de vida. O trabalho para a reestruturação cognitiva com certeza será multidisciplinar, mas sem dúvida, o psicólogo é tão fundamental quanto a medicação psiquiátrica. Procure um profissional especializado em saúde mental, com vasta experiência, que você verá grande diferença na saúde. Espero ter ajudado!
Esta é uma demanda que deve ser tratada de modo multidisciplinar com psicólogo e psiquiatra. Levando em consideração sintomas relacionados à possível defícits nas funções executivas como mencionado, sugiro que procure por um neuropsicólogo para realização de avaliação neuropsicológica, este profissional irá investigar e avaliar sua queixa.
Além disso, sugiro avaliação psiquiatríca para acompanhamento referente ao surto psicótico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá!
O déficit cognitivo que você se queixa pode estar relacionado ao surto, mas também ao uso de psicofármacos. Apesar de necessários e ajudarem na estabilidade do paciente diminuindo/contendo muitos sintomas, como os delírios e alucinações, existem alguns efeitos colaterais que causam uma certa letargia e que podem ser percebidos principalmente sobre aspectos cognitivos: lentificação da associação de ideias, dificuldade em manter a concentração e memória.
Sugiro que mantenha um acompanhamento com psiquiatra e relate as dificuldades que tem sentido, pergunte a ele o que pode ter relação com o medicamento e o que pode ser feito sobre isso.
Sugiro também que inicie ou mantenha seus atendimentos com um psicólogo. Não é incomum que após um surto psicótico o paciente fique em um estado depressivo e com uma sensação de que algo mudou, porque trata-se de uma experiência marcante na vida de quem passou por isso, sentido muitas vezes como uma ruptura. Muitas vezes não é algo fácil de lidar, por isso a ajuda psicológica é essencial neste momento, muito além de um treino cognitivo, um psicólogo pode de ajudar a dar novos sentidos ao ocorrido. Tenho experiências com tratamento de pacientes neste momento delicado e vejo o quanto o acompanhamento psicológico é significativo em uma melhor qualidade de vida do paciente e melhora no prognóstico.

Sim, o psicólogo pode ajudar. Porém o que considera um surto psicótico? Dependendo da situação é necessário acompanhamento de um psiquiatra.
O psicologo é o profissional mais indicado para estimulação cognitiva!
Procure um Neuropsicólogo para avaliação e reabilitação cognitiva, caso isso for em relação a sua memória, atenção... Caso for em relação a seus pensamentos busque a terapia cognitivo comportamental.
Boa noite! Após o surto psicótico será necessário um acompanhamento multiprofissional. Isso quer dizer que além do psicólogo vc vai precisar receber o tratamento de diversos especialistas, simultaneamente. Talvez eu possa lhe ajudar, com relação à estimulação cognitiva. Estou às ordens!
Psiquiatra e psicólogo especialista em psicoses com base cognitivo comportamental
Sim, iniciar o processo psicoterapeutico vai te ajudar.
Sim, a ajuda de um psicólogo será essencial . É importante também o acompanhamento de um Psiquiatra. No processo psicoterapêutico você entenderá algumas origens dos seus medos, traumas, inseguranças, crenças, etc. Na grande maioria das vezes fatos que marcaram de forma violenta nosso psiquismo podem ser resinificados. São novos olhares, novas possibilidades de se "viver" . Acredite. O resgate da sua autonomia, qualidade de vida, autoestima é totalmente possível. Boa sorte. Abraços
Olá! Sim, o psicólogo pode lhe ajudar a se re-conhecer após esta experiência. É muito importante o acompanhamento psicoterapêutico para o cuidado emocional, ainda mais nestas situações. Buscar terapêuticas alternativas de tratamento também é válido, e a arte é sempre uma boa companheira. Caso sinta que posso contribuir em algo mais, estou a disposição. Boa sorte, abraços.
Olá. Neste caso é importante o tratamento com psiquiatra e o psicólogo. Um forte abraço
Alguns pontos são importantes. Surtos psicóticos alteram de maneira importante a afetividade. Esta por sua vez, altera outras funções psicológicas como atenção, inteligência, juízo, etc... Penso ser importante combinar tratamento médico, psicológico, atividade física regular (se possível) e alimentação adequada. Combinar 'terapêuticas', frequentemente, melhora o tempo de recuperação.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 150