Como o Hiperfoco e a Ansiedade se relacionam? .

3 respostas
Como o Hiperfoco e a Ansiedade se relacionam? .
O hiperfoco e a ansiedade podem se relacionar quando a pessoa usa a concentração intensa como uma forma de escapar da tensão ou das preocupações. Em alguns casos, o hiperfoco surge como uma tentativa de aliviar a ansiedade, redirecionando a mente para algo controlável. No entanto, se o foco se torna uma forma de evitação constante, pode acabar mantendo o ciclo ansioso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O hiperfoco e a ansiedade têm uma relação muito próxima e, dependendo do contexto, o hiperfoco pode aumentar, manter ou aliviar a ansiedade.
A chave está em como e por que ele surge.
 Lucas Teixeira
Psicólogo
Belo Horizonte
O hiperfoco e a ansiedade costumam se entrelaçar com frequência. Em muitos casos, o hiperfoco surge como uma tentativa de controlar a angústia: ao se fixar intensamente em algo, a mente encontra uma sensação provisória de ordem, previsibilidade ou alívio. O problema é que, quando o foco se torna rígido, ele passa a alimentar a própria ansiedade, estreitando o campo da experiência e dificultando o descanso psíquico. Vejo isso acontecer tanto em tarefas quanto em pensamentos, relações ou preocupações. A pessoa sente que precisa manter a atenção constante para evitar que algo saia do controle. Assim, o hiperfoco deixa de ser escolha e vira exigência. A psicoterapia pode ajudar a compreender o que está sendo sustentado por esse foco intenso e a criar outras formas de lidar com a ansiedade, mais flexíveis e menos exaustivas.

Especialistas

Camila Calvet

Camila Calvet

Psicólogo

Nilópolis

Saylo Fernandes Moura

Saylo Fernandes Moura

Psicólogo

Fortaleza

Roberto Carmignani Verdade

Roberto Carmignani Verdade

Psiquiatra

Campinas

Débora Torres

Débora Torres

Psiquiatra

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1235 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.