Como o médico pode diagnosticar o hipotiroidismo ou hipertiroidismo?

5 respostas
Como o médico pode diagnosticar o hipotiroidismo ou hipertiroidismo?
Através dos sinais e sintomas que os pacientes possam vir a apresentar e da dosagem dos hormônios tireoideanos no sangue, cabendo ao médico avaliar e fechar o diagnóstico.

Para diagnóstico de hipo ou hipertireoidismo é necessário a coleta de exame de sangue para avaliação do funcionamento da tireóide.
São eles TSH, obrigatório para a suspeita e posteriormente T 4 livre e T3.
Alguns médicos solicitam os três na primeira avaliação.
Um grande abraço
Prezado(a) paciente,
com um exame de baixo custo e simples: dosagem do TSH.
O TSH (hormônio estimulante da tireóide - abreviação em inglês) é produzido em nosso cérebro em uma glândula do tamanho de uma ervilha.
A dosagem do TSH servirá como um triagem para iniciar o pensamento clínico do médico, a partir do resultado ele irá solicitar novos exames, repetir o próprio TSH se necessário, afastar uso de remédios que possam influenciar no resultado e até mesmo encaminhar para o especialista (Endocrinologista)se julgar devido.
Importante é você discutir sempre seus exames com o primeiro médico que solicitou.
Através da dosagem hormônios tireoidianos. TSH, T3 total, T4 livre. Pode se dosar também anticorpos tireoidianos e ultrassom a glândula.
Marque consulta com seu médico para melhor avaliação. Boa sorte!
Ola, alem dos sintomas clinicos especificos existem os exames de laboratorio tambem que confirmam : TSH , t4 livre e acs anti-tiroideanos.
O hipertiroidimo leva a perda de peso desmotivado, aumento batimentos cardiacos. tremores de maos , sudorese excessiva , calor e irritabilidade e insonia. O hipotiroidimo é o oposto , cansaço, frio , reduçaõ dos batimentos cardiacos, ganho peso discreto, com inchaço pernas e pes e voz rouca e sonolencia. Ambas as doenças costumam ter aumento de volume da glandula mas os olhos arregalados , geralmente no hipertiroidismo. Tambem essa doença tem carater hereditario existindo familiares também acometidos.