Como os cardiologistas podem ajudar os portadores hiv já que eles são obrigados a tomar medicaçao
3
respostas
Como os cardiologistas podem ajudar os portadores hiv já que eles são obrigados a tomar medicaçao diária para conter o virus. Mas esses medicamentos podem causar insificiencia cardiaca com o tempo?!
Sua afirmação é verdadeira. Os medicamentos para tratamento do HIV, podem acelerar o desenvolvimento de Aterosclerose clínica. O controle rigoroso dos Fatores de Risco Cardiovascular deve ser realizado. Assim, uso de estatina, controle pressórico rigoroso e da diabetes, bem como prática regular de atividade física e abolição do tabagismo devem ser incentivados ainda mais nessa população.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Complementando ao que o Dr. Joel afirmou... o vírus por si só é capaz de gerar dano ao sistema cardiovascular e, desta forma, combatendo o vírus estaremos minimizando o efeito deletério que esta infecção pode gerar.
Olá, pergunta interessante. Os cardiologistas desempenham um papel fundamental no acompanhamento de pacientes com HIV, pois essa população tem um risco aumentado de doenças cardiovasculares devido tanto ao próprio vírus quanto ao uso prolongado da terapia antirretroviral. No entanto, o benefício desses medicamentos no controle do HIV supera os riscos, desde que haja um acompanhamento adequado. O papel do médico, em especial do cardiologista, é identificar precocemente esses riscos, otimizar o controle dos fatores cardiovasculares (pressão arterial, glicemia, colesterol), incentivar hábitos saudáveis e, quando necessário, ajustar a abordagem terapêutica em parceria com o infectologista.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Boa tarde!! Gostaria de saber se devo suspender o espironolactona de 100mg no caso de galactorreia! Até já suspendi, mas tenho notado retenção de lìquido. O dermatologista havia prescrito para tratar acne, valeu á pena, mas depois de suspendê-lo, já tenho notado o aparecimento de espinhas novamente. Oba:…
- Tive infarto agudo do miocárdio no ecocardiograma deu fração 48% esquerdo. Peguei atestado de 30 dias, tô em recuperação em casa, sinto fraqueza, tontura as vezes e tomo 05 remédios e trabalho como líder de hotelaria hospitalar. O medicou pediu que após os 30 dias eu seja acompanhado por cardiologista…
- Como o sistema renal pode participar na atenuação dos edemas causados pela fraco desempenho cardíaco na ICC ?
- Olá, pessoal. Estou com a fração de ejeção em 40% após uma miocardite aguda. Tive uma fibrose no miocárdio mas não tive infarto, confirmado no exame de troponina em 2 ocasiões. Sempre fui ativo na academia e tenho hábitos saudáveis, não bebo e não fumo. Gostaria de poder voltar a treinar e viver a…
- Uma pessoa saudável de 35 anos de idade irá inicia exercício aeróbio com intensidade entre 60 -80 de frequência qual será a frequência dele
- Icc e arritmia causam baixa pressão,ou pode ser das comorbidades ?
- Tive febre reumatica que me deixou algumas sequelas. Em razão disso, sou portadora de valvula mitral mecanica. No momento possuo Insuficiencia Cardiaca grave, tomo remedio para pressao e diurético. Sigo as orientações medicas em relação aos medicamentos, não me canso muito aos esforços e me sinto bem.…
- A ginecomastia ocasionada pelo uso da espironolactona à 100mg em um homem é permanente? ou após parar o tratamento ocorre um retorno?
- Bom dia sofri um IAM em março de 2023 minha fração de ejeção está 31% sinto muita fadiga dificuldade pra respirar dormência nas mãos e tontura sou motorista de ônibus meu atestado vence agora dia 20 posso voltar a trabalhar obrigado?
- Meu pai está com diagnóstico de insuficiência cardíaca, sempre teve a saúde excelente, 81 anos e faz até reforma e pintura em casa, este mês, após uma pneumonia, foi só decaindo, o médico que diagnosticou disse que a fração de ejeção dele tá em 15% e não entende pq ele está com o coração tão fragilizado,…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 64 perguntas sobre Insuficiência cardíaca
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.