Como posso cuidar de uma pessoa com doenças crônicas mentais ?

3 respostas
Como posso cuidar de uma pessoa com doenças crônicas mentais ?
Olá! Exigirá muita paciência, apoio e compreensão, sem julgamento. Incentive e apoie para que a pessoa faça o tratamento corretamente, estimulando o autocuidado (alimentação saudável, atividade física, atividades de lazer), fazendo psicoterapia, o acompanhamento psiquiátrico, tomando a medicação. Também é importante que o cuidador cuide também de si, tanto da saúde física quanto mental, busque apoio e se permita descansar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Eduardo Galindo
Psicólogo, Sexólogo
Cuiabá
Boa tarde!
É muito importante cuidar de quem cuida, buscar uma rede de apoio de familiares e amigos, e a psicoterapia para o cuidador é de fundamental importância, é preciso se cuidar, para cuidar bem de quem precisa. Não há cura para doenças mentais crônicas, mas elas podem ser tratadas e gerenciadas de forma eficaz. Os tratamentos para doenças mentais incluem mudanças no estilo de vida, psicoterapia, grupos de apoio e medicamentos. Cada pessoa é única, por isso aquele que tem uma doença mental crônica, provavelmente precisará encontrar uma combinação que funcione melhor para seu caso. Esses procedimentos, como medicamentos e psicoterapia, exigem o trabalho de profissionais.
Estou disponível para mais dúvidas.
Dr. Leonardo Mello
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Cuidar de uma pessoa com doença mental crônica envolve oferecer apoio consistente sem assumir controle total, escutar com empatia, respeitar limites, incentivar tratamento e rotina, ajudar na organização do dia a dia quando necessário e manter comunicação clara e previsível, ao mesmo tempo em que se evita julgamentos, cobranças excessivas ou tentativas de “consertar” a pessoa; também é fundamental que quem cuida cuide de si, reconheça seus próprios limites, busque apoio e informação, pois o cuidado sustentável nasce do equilíbrio entre presença, respeito e preservação da própria saúde emocional.

Especialistas

Luiz Carlo Lima da Silva

Luiz Carlo Lima da Silva

Psicólogo

Goiânia

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Daniela Lemos Sobral

Daniela Lemos Sobral

Psicólogo

Sorocaba

Luciana Cassol

Luciana Cassol

Psicólogo

Cachoeirinha

Michelle Sousa

Michelle Sousa

Psicólogo

Recife

Ana Raquel Righi Gomes

Ana Raquel Righi Gomes

Psicólogo

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1003 perguntas sobre Saude Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.