Como posso escolher uma reação diferente e mais significativa em vez de seguir um impulso momentâneo

2 respostas
Como posso escolher uma reação diferente e mais significativa em vez de seguir um impulso momentâneo?
 Angélica  Reis
Psicólogo
Florianópolis
“Sei que, em alguns momentos, a intensidade da emoção pode fazer parecer impossível agir de forma diferente do impulso imediato. Mas uma estratégia é criar uma pequena pausa entre o que você sente e o que faz. Essa pausa pode ser de alguns segundos ou minutos — respirar fundo, beber um copo de água, sair do ambiente por um instante. Nesse espaço, você pode se perguntar: o que essa reação vai trazer para mim depois? ou há outra forma de expressar o que sinto sem me machucar ou machucar quem está perto de mim?
Com o tempo e a prática, você vai percebendo que é possível escolher respostas mais significativas, que estejam conectadas aos seus valores e não apenas ao momento de dor. Isso não significa eliminar os impulsos, mas aprender a ter mais opções de como lidar com eles.”

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Oi, tudo bem? A sua pergunta já mostra que você está buscando um caminho mais consciente, e isso por si só já abre um espaço interno importante entre o impulso e a escolha. Quando falamos em reagir de outra forma, não estamos falando de “força de vontade” ou de silenciar emoções, mas de criar pequenos instantes de presença em que você consegue perceber o que está acontecendo antes da ação automática. É como se você desse um passo para trás dentro de si mesmo e olhasse para o impulso com mais clareza.

Geralmente, o impulso aparece muito rápido porque tenta aliviar uma tensão, um medo ou um desconforto que o corpo acredita que não consegue suportar. Uma reação mais significativa nasce quando você entende o que esse impulso está protegendo. Nos seus momentos impulsivos, o que você sente que dispara primeiro — um aperto, uma urgência, uma sensação de perder controle? E se esse sentimento fosse uma mensagem, do que ele estaria tentando te avisar naquele instante?

Criar uma reação diferente não significa eliminar o impulso, mas dar a ele um novo destino. Às vezes, uma respiração um pouco mais profunda, um pensamento sobre consequência ou até a lembrança de algo que realmente importa para você já é o suficiente para abrir espaço para uma escolha mais alinhada com seus valores. Quando você pensa nas situações em que age rápido demais, que tipo de atitude você gostaria de ter tomado se tivesse tido alguns segundos a mais? E o que essa atitude diria sobre quem você quer ser no mundo?

Com o tempo, essa pausa — mesmo que muito pequena — deixa de ser resistência e passa a ser liberdade. A liberdade de responder, e não apenas reagir. Se quiser aprofundar esse processo e aprender a transformar esses momentos em oportunidades de consciência e direção, posso te ajudar nesse caminho. Caso precise, estou à disposição.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Liézer Cardozo

Liézer Cardozo

Psicólogo

Curitiba

Claudia Matias Santos

Claudia Matias Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Anabelle Condé

Anabelle Condé

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2023 perguntas sobre Transtorno da personalidade borderline
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.